Translate / Tradutor

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

PT cobra do PSDB e do DEM responsabilidade no combate à crise econômica

Caríssimos leitores, a reportagem da Folha Online faz uma síntese da Resolução do PT sobre a crise econômica e os governos neoliberais que ficaram sem discurso como os DEMOS-TUCANOS.

Acesse a resolução do PT aqui

Veja o texto abaixo extraído da FOLHAONLINE 

O Diretório Nacional do PT aprovou na terça-feira uma resolução política que faz uma análise da crise econômica internacional. O documento usa a crise econômica para criticar as políticas dos governos administrados pelo PSDB e DEM --dois maiores opositores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O documento diz que os "neoliberais" que antecederam o governo Lula "precisam responder solidariamente pelo que acontece no mundo". Diz ainda que a derrota do PSDB-DEM nas eleições de 2002 e de 2006 foi essencial para que o Brasil estivesse mais preparado para enfrentar a crise econômica. "A sua derrota nacional [...] foi decisiva para que o Brasil estivesse em outro patamar ao eclodir a crise mundial."


Sem citar nomes, o documento diz que os governos do PSDB e do DEM "se recolhem silenciosos, a despeito de sua irresponsabilidade e submissão anteriores".
"É o momento de encarar os políticos do PSDB e do DEM, seus ideólogos e propagandistas, mostrar que eles não têm condições de dirigir o país, e cobrar deles políticas anticrise nos Estados e cidades onde ainda detêm o poder", diz a resolução do PT.
No documento, o PT diz que os governos de esquerda precisam implementar políticas anticrise contrárias às adotadas por administrações tucanas. "Onde somos oposição, é preciso enfrentar as medidas conservadoras adotadas por governos como os de Yeda Crusius (RS), José Serra (SP) e Aécio Neves(MG)."
"Neste sentido, o PT deve estar na linha de frente de toda a mobilização social contra as tentativas de governos e empresários que busquem fazer os trabalhadores pagar a conta da crise. É necessário defender o emprego, exigir a redução dos juros e do spread bancários e agilizar a execução orçamentária."
Mais de uma vez, o documento diz apoiar as medidas anticrise anunciadas pelo presidente Lula. Também elogia o ministro Guido Mantega (Fazenda). Mas faz uma crítica ao Banco Central. "Não há razão técnica justificável para manter juros reais de mais de 7%, quando os principais bancos centrais do mundo praticam taxas próximas de zero ou negativas."
2010
A resolução do PT também antecipa o posicionamento do partido para a eleição presidencial de 2010. "A disputa que se travará em 2010 será entre dois projetos. De um lado, as forças progressistas e de esquerda, que querem dar continuidade à ação do governo Lula, reduzindo desigualdades sociais e regionais [...]. De outro lado, as forças neoliberais, conservadoras e de direita, que de 1990 até 2002 privatizaram, desempregaram e arrocharam o povo brasileiro, implementando em nosso país as mesmas políticas que estão na raiz da crise mundial."
No texto, o PT diz que a oposição usou a eleição para as presidências da Câmara e do Senado para tumultuar as alianças de 2010. "É nítida a tentativa da oposição de atrair setores de nossa base parlamentar. Essa estratégia passa em grande parte pelas alianças regionais e por projetos estaduais, o que reforça a necessidade de ampliar nos estados e municípios o diálogo do PT com os partidos da base e iniciar o debate sobre as alianças potenciais para a eleição de 2010."

Nenhum comentário: