Translate / Tradutor

domingo, 1 de fevereiro de 2009

CONJECTURAS POLÍTICAS

Tenho a mania de acessar blogs. Gosto de ler sobre política e economia e discutir sobre a a atuação da mídia no governo Lula. Participo através de comentários em outros blogs como o do Nassif, Azenha, Eduardo Guimarães e de vez em quando escrevo para jornalistas e para jornais.


Creio que estamos passando por um processo de transformação muito grande e ontem eu dizia para os meus alunos que o controle da informação está aos poucos sendo perdido pelos grandes jornais. Estes ainda acham que estão no controle da situação e ainda acreditam que podem manipular através do poder ideológico a forma de pensar das pessoas.


Sabe ontem fui ao mercado central aqui na minha cidade e gosto de encostar para ouvir as conversas dos trabalhadores. Eles estavam falando da crise e da satisfação como o presidente Lula tem agido. Um dizia: se não fosse o Lula o país já estaria quebrado. Eles falam isso de coração porque sentem que o Brasil está melhor e vão votar no candidato que o Lula indicar e eu não tenho dúvida. Eles estão esperando para onde o Lula vai caminhar.

O que é importante dizer é que existe por parte dos trabalhadores e pessoas mais simples uma satisfação pelo momento que o nosso país está passando. O sertão nordestino está em transformação. Por exemplo, o meu município cresce a taxa bem expressiva. Como uma passe de mágica os trabalhadores trocaram as bicicletas pelas motos. Tenho observado que onde era oficina de bicicletas, agora são oficinas para motos. Há um cinturão de construção de casas nos dois lados da cidade. Há 10 anos tínhamos quarenta cinco mil habitantes, agora temos setenta mil. Estamos em crescimento econômico fantástico na minha região.


No entanto, quando se abre a televisão para assistir os jornais a cantilena é uma só. O sentimento é que nós vivemos em dois Brasis - O Brasil da mídia e o Brasil nosso de cada dia. Quando se entra em blogs dos analistas da Globo, Folha, Veja, Estadão a situação é ainda pior - o governo Lula é destroçado de tão virulentas as críticas, que não mais críticas, mas palavras duras de opositores. Cheguei a conclusão de que a verdadeira oposição quem faz a mídia.


O pessoal da Veja, Globo, Folha, Estadão adora descaracterizar as ações governamentais deste governo, enquanto o Serra é idolatrado. Aliás, vejo que político do tipo Serra não se sustenta só, é preciso ter os Civitas, os Frias e os Marinhos como suporte. Foi assim na ditadura militar. Este pessoal segurou a ditadura. O Serra e tantos outros políticos são sustentados para mídia. É verdade que eles conseguiram levar para o segundo das eleições de 2006 um político sem expressão, sem empatia, que agora nas eleições de 2008, não conseguiu sequer chegar ao segundo turno. Por quê? Por que o candidato da mídia era Kassab com o apoio do Serra.

Pergunto, meus amigos, se este político, governador de São Paulo controla uma mídia de uma forma tão descarada, imaginemos este comandando o país de forma autoritária?


Na verdade, estamos em um processo de luta de classes neste país. A mídia toda na luta para eleger o Serra. Pela crítica que vem fazendo ao governo Lula, a mídia é operária, tendo na Rede Globo, o general, para eleger o Serra.


Olha, penso que estamos caminhando informalmente para um bipartidarismo para a eleição presidencial. O PT e seus aliados contra o PSDB e seus aliados. A eleição de 2010 será uma eleição sem segundo turno. Se em 1994 tinha o plano real agora temos o plano Brasil Real. O povo vai votar no Brasil de Lula e a mídia terá a maior derrota de sua história e o poder ideológico no Brasil estará com os seus dias contados.


Como o PMDB, em sua essência não é um partido, mas uma frente de caciques políticos ficará esfacelado entre os dois grupos. O Aécio acabará apoiando o Serra e serão todos derrotados. A força do PT, do PRESIDENTE LULA, dos MOVIMENTOS SOCIAIS, de pessoas como serão fundamentais para manter este projeto de país soberano.


Aqui no nordeste o candidato das esquerdas, apoiado por Lula sairá com 80% dos votos. Em São Paulo, o PT sai com 40% dos votos, mas no Rio de Janeiro o PT terá quase 60%, Minas - nesta mesma faixa. Norte - vitória esmagadora do PT- centro-oeste e sul 40%.

A eleição de 2010 será na verdade um plebiscito. O povo vai dizer se quer a volta dos DEMO-TUCANOS, ou a continuidade do grupo do PT- Lula. Esta armadilha os DEMO-TUCANOS não poderá sair. A lua contra a Folha, Estadão, Globo e Veja será encarniçada. O projeto deles para eleger o Serra não terá êxito. Quem viver verá. Sabe aquele filme de 1994 quando o Lula estava com 40% na pesquisas e o FHC com 4% no inicio da campanha irá acontecer novamente com personagens diferentes e resultados diferentes.

O Serra será esmagado pelo rolo compressor do governo Lula e aliados que já está sendo em processo, com inauguração de obras e todo o tipo de política social. Esta coisa de dizer que o PT não tem candidato forte é balela da oposição e tenho certeza que que o povo não acredita nisso porque o PT é forte, o governo Lula é forte, a militância é forte, os movimentos sociais são fortes. Se for a ministra Dilma no dia seguinte ao lançamento de sua candidatura ela já estará liderando as pesquisas. Vamos, isso são conjecturas. Muito água vai rolar.


6 comentários:

Frau BUP disse...

Olá Luís, boa tarde, eu estava lendo esse tópico, da questao da má vontade da mídia em tudo o que se refere ao governo Lula. E de como a gente humilde nao se deixa enganar porque nao é ignorante e percebe em seu próprio cotidiano as mudancas que estao ocorrendo neesse país no governo Lula. Por coincidência, encontrei um texto que escrevi qdo. eu tinha 21 anos , e que reflete muito a situacao política, social e econômica da era Collor. Se vc. me permite, vou colocar o texto aqui, que nao é muito grande , tem erros de português que não vou corrigir pois acho mais sincero. Naquela época, pessoas como eu nao possuiam voz, a gente se queixava ou escrevia para nós mesmos, por isso a importância da blogsfera hoje. O Blog do Mello e do PHA já mostraram a oportunidade, o poder e a responsabilidade que temos em maos. Por favor nao se acanhe em deletar, eu só achei pertinente. Um grande abraco.

Frau BUP disse...

Lá vai:
O que farei aos 21 anos, sem diploma universitário, solteira, com um filho de 4 anos, assalariada, pagando aluguel, assalariada, dependendo de transporte público para me locomover em SP e como se já nao bastasse tudo isso, brailira. A Lista de infortúnios é grande, mas como nosso povo tem fama de masoquista, , prefiro nao me ater à esses detalhes tao comuns de meu cotidiano, porque o rol de reclamacoes seria muito extenso e esses sao problemas a que infelizmente estamos todos acostumados e nao assusta mais ninguém. Álias, desde que e me entendo por gente, isso só é preocupante para uma maioria esmagadora da populacao. Poxa vida, eu nao tenho nadaa ver com o que se passa na política brasileira atualmente. Eu nao votei nesse cara, nao acho justo ter que pagar pelo erro de milhoes de deslumbrados mal informados, eu nao poderia me dar ao luxo de cometer um erro desses. Você acredita que nao última eleicao para presidente, uma senhora, muito elegante, empreária (burrice nao é previlégio de pobre)teve a coragem de me dizer que votaria "nelle" somente porque o dito cujo tinha classe e era bonito? Como é queserá que esses milhos de cegos estao sesentindo agora? Na minha opiniao só resta à eles, alegar que se o Lula tivesse sido eleito, estaríamos bem pior. continua...

Frau BUP disse...

...continuando:

Bom, isso nao vem ao caso agora, o que interessa é que o cara está aí, nao está fazendo nada, fez aquele estardalhaco todo, tirou dinheiro de todo mundo (o meu nao, nem dinheiro eu tenho para me roubarem) e nem com a inflacao ele acabouou o que é pior, nem estacioná-la a um nível aceitável. O que é isso? Palhacada? Somos cobaias da inexperiencia de um lunático, que nao enxerga nenhum palmo adiante do narz? E a corja que o acompanha?vaquinhas de presépioque só pensam em seu próprio bolso. De que mais o Brasil precisa???? Saúde e educacao inexistentes, miséria, violência, desemprego, salários achatados, corrupcao, incompetentes no poder. O que mais esperar de um paisinho abandonado a própria sorte e a conveninecia de alguns homens sem valores morais, éticos ou humanos? Só faltava agora a liberacao da pena de morte, aí sim isso aqui virara o paraíso do caos social, ondem reinam a incompetência, o descaso e os lucros ilícitos. Continua...

Frau BUP disse...

...continuando:

Sinto que é chegada a hora de alguém fazer alguma coisa, mas quem? como? quando? onde? Os melhorzinhos estao de maos atadas,ninguém pode fazer mais nada, só nos resta esperar que essa panela de pressao explodaou que se passa mais esses dois anos e meio, que prometem ser muito, muito longos... Eu precisava dar um grito e essa foi a única forma que eu encontrei para me expressar em nome de milhoes de pessoas que se setem como eu. Qto. a mim, só me resta torcer pra nunca ficar doente e poder trabalhar, com chuva ou sol para o engrandecimento desse país que nunca me deu nada, a nao ser desenânimo de decepcao e muitas noites sem dormir pensando no amanha. Fim!

Frau BUP disse...

A maioria dos que gritam hoje contra o governo Lula sao os "incluídos" de sempre, e sabendo disso, vendo os 84% de aprovacao do presidente que eu ajudei a eleger, desde meu primeiro voto, mas faz crer que estavámos certos. Antes eles esperneando, do que nós, já que eu tive que sofrer as consequencias do voto alheio, acho justo que sofram a consequencia de meu voto também, e convenhamos, o nome dessa consequência de eleger Lula presidente se chama PROGRESSO! O Brasil merece, nosso povo também!
Nossa, escrevi muito, como eu disse antes, por favor, nao se acanhe em deletar. Estou muito feliz de ter achado essa carta e ver que muita coisa mudou. Ainda há muito pra melhorar, mas já avancamos muito pra retroceder. Eu gostaria que o Ciro fosse candidato, mas nao tenha dúvidas de que votarei na Dilma se ela for a candidata do Lula. Retroceder jamais! Abracao!

olhosdosertao disse...

Oi Ludmila, belíssima carta. Fez-me lembrar dos meus primeiros discursos na eleição de 1989. Foi um tempo apaixonante naquela eleição. Estava certo da vitória, mas a Rede Globo pegou pesado com o Lula no último debate. Valeu minha amiga. Volte sempre. Permita-me colocar sua carta em uma postagem deste blog.
ESCOLHA O TITULO DO POST