Translate / Tradutor

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Carta aos senadores e senadoras


Caríssimos Senadores e Senadoras

Precisamos fortalecer nossas instituições e aperfeiçoa-las. Por outro lado, precisamos de uma visão de Brasil. Não podemos alterar a constituição para beneficiar este ou aquele partido, ou políticos. Por que os EUA se tornaram uma grande nação do ponto de vista militar e econômico? Não precisa, mas vou responder, porque o povo em geral, mas principalmente aos repreentantes da classe política-emprearial fortaleceram as instituições, principalmente assumiram responsabilidades pela construção de um país forte e soberano.

Peter Drucker, grande pensador do século XX disse certa vez, o que diferencia países desenvolvidos de países subdesenvolvidos é a boa administração. Eu complemento, é administração com organização, responsabilidades e principalmente sentido de pertence a uma nação, articulado com visão de futuro, o amálgama para construção país rico e próspero. Nós perdemos grandes oportunidades na história de nosso país. Somos emergentes porque a elite branca e perversa deste país, que tem o poder econômico-político e ideológico nunca teve o compromisso de trabalhar para o desenvolvimento, principalmente para o processo de industralização deste país.

No momento eu vejo como tristeza e desilusão o fim da reeleição. Por quê? Porque não é pensando no país, mas para equacionar os interesses de partidos e políticos. Não preciso entrar em detalhes porque vocês sabem os mais interessados nesta proposta.

Qual a minha visão? Eu vejo que a reeleição é um mandato de oito anos com o plebiscito no meio. Em teoria, os bons administradores serão reconduzidos e os maus serão reprovados. Para um bom administrador quatros anos é pouco e para um péssimo administrador quatro anos é é uma eternidade para os municípios e estados que têm fome de desenvolvimento.

O que precisamos? Precisamos aperfeiçoá-lo (processo de reeleição) e acabar com as aberrações impostas para beneficiar o FHC. Ele queria concorrer sem precisar se afastar do poder. Realmente, da forma como está considero que as chances de uma candidatura de oposição vencer são bem remotas. O candidato concorrendo e exercendo o mandato precisa ser muito ruim ou contar com forças ocultas para ser derrotado como aconteceu em alguns casos.

Por que o senado não propor o afastamento do mandatário seis meses antes do pleito? Senadores, não podemos ser casuístas para beneficiar meia dúzia de partidos e de políticos para aprovar o mandato de 5 anos que é muito tempo para governo medíocre e corrupto e pouco tempo para governo honesto e competente. Vamos aperfeiçoar o processo da reeleição. Isso é bom para o país porque se cria políticas de estado a longo prazo. Há continuidade de políticas públicas. O problema do país é que o quando os prefeitos e governos assumem passam os dois primeiros anos desconstruindo o que o antecessor fez e os próximos dois anos construindo os seus projetos políticos e não os projetos de interesses do Estado brasileiro.

Por que o governo Lula deu certo? Pelo processo de transição, pelo aperfeiçoamento das políticas públicas e econômicas do governo anterior, além da responsabilidade fiscal, optou-se pela responsabilidade social. Isso ninguém pode negar. Saímos de um PIB de setecentos bilhões em dólares em 2002 para mais ou menos 1,7 trilhão de dólares em 2008. Estamos agora entre as dez maiores economias do mundo, com perspectivas nos próximos dez anos de estar entre as seis maiores. O país está em um bom momento, apesar da sabotagem da mídia, apostando no quanto pior melhor para eleger o seu candidato que todo mundo sabe quem é.

Outro fator importante foi a defesa dos interesses do país. Isso é um grande diferencial deste governo. Vou dá uma dica para direita deste país. Procurem ser mais patriotas, procurem demonstrar que ama e defende os seus interesses. A direita francesa venceu as eleições na França com este discurso, mas foi um discurso com ação e não um discurso com hipocrisia como aqui se pretende ter.

Alguns casos, como a assinatura do contrato de doação aos americanos como foi o caso da base de Alcântara, o projeto SILVAM, situação de vexame do chanceler brasileiro ter que tirar os sapatos para entrar nos EUA, as privatizações das estatais que davam lucros e eram vitais como estratégias de desenvolvimento, demonstraram e demonstram como a direita no Brasil errou e era entreguista e não tem sentimentos de nação brasileira e defesa dos interesses do Brasil.

O ideário do liberalismo econômico no século XXI se mostrou um fracasso. Os dogmas do neoliberalismo foram postos ao chão. Tudo era uma farsa, a farsa do estado mínimo, desregulado e da privatização. A pretexto destas teorias e articulados com os interesses dos EUA entregaram o patrimônio que o Brasil passou anos para construir. Do monopólio estatal temos agora os monopólios privados.

Pergunto, por que não se começou com as privatizações dos setores de infra-estrutura como portos, aeroportos, estradas, ferrovias, mas não, jogaram nas mãos da privataria por três bilhões, um patrimônio incalculável que era a Vale do Rio Doce.S

Será preciso um presidente muito corajoso para retomar esta empresa, tendo em vista que uma parte das ações e do capital investimento é estatal. Penso que no momento em que um governante brasileiro e patriota quiser reaver este patrimônio contará com a aprovação de 90% dos brasileiros. Penso que isto é questão de tempo para que esta empresa volte aos braços do povo brasileiro. No momento em que se fizer uma auditoria viram a tona as maracutárias que todo já sabe. Penso que o Agnelli apensas está administrando uma coisa que é do povo brasileiro.

Fez bem o governo Lula não mexer neste vespeiro para poder resgatar o nosso país. Agora o próximo presidente eleito, aliado do presidente Lula terá todas as condições para fazer isso. Não tenho dúvida disso porque o risco Brasil não existe e as ideologias e dogmas que sustentaram a entrega do patrimônio brasileiro estão nus. Agora a questão é só politica e de interesse do estado Brasileiro.

A derrubada da CPMF demonstra outro erro da oposição consubstanciada com a mídia. Quanto de nós, brasileiros dependentes do SUS seremos prejudicados? Mais uma vez a aposta era do quanto pior melhor. A questão era de aperfeiçoar esta contribuição, que de fato fosse para melhorar a saúde do povo. Aí sim, a oposição ficaria bem na foto e poderia dizer ao povo: agora vocês podem ficar tranqüilos que o dinheiro da CPMF vai mesmo para a saúde e estaremos vigilantes para isso. Mas a única coisa que o oposição pode dizer e que tirou dinheiro da saúde e de programas sociais, além de ser um imposto mais justo porque atinge a todos e ser fiscalizador. Que ganhos a oposição teve neste caso? Nenhuma, apenas o desgaste de apostar no quanto pior melhor, da visão mesquinha e pequena.

Agora temos o fundo soberano que ainda não entendi melhor (de quatorze bilhões). Vão votar contra, por que não apresentar proposta para melhorá-lo? Para que de fato os recursos sejam utilizados estrategicamente? Mais uma vez vão de encontro dos interesses do país.

Não é apostando no quanto pior que a oposição sairá vitoriosa em 2010, mas dizendo ao povo que país eles pensam a partir de 2010. O povo se acostumou com a melhor qualidade de vida e não vão trocar isso pela aposta do quanto pior melhor. Podem apostar, mesmo porque as pesquisas apontam nesta direção. No entanto, a mídia, a oposição e parte dos aliados do atual governo não perceberam as mudanças profundas que estão acontecendo no país. Se permanecerem com estas ações de sabotagem, discursos vazios, criando crises e factóides, votando no congresso contra os interesses do Brasil serão trucidados no primeiro turno das eleições de 2010. Eu não tenho dúvida disso.

Sobre chefe da Casa Civil DILMA vejo que ela é muito técnica e não tem carisma. Por outro lado é uma grande gestora e seria uma ótima presidente para o nosso país. , inclusive reconhecida pelos empresários deste país e com certeza terá dos trabalhadores. Não precisará andar em lombo de jumento como fez o FHC, mas terá que sorrir mais e falar a língua do povo. O marqueteiro terá grande trabalho.

Blogueiros do tipo Josias da Folha gosta de chamar os candidatos do PT de postes, mas ele se esquece que o PT historicamente tem 20% dos votos no Brasil, tem entre 30% a 40% dos votos dos paulistas, o PT governa na grande São Paulo, ABC e tem apoio em Campinas. Isso é muita coisa. Em Minas e Rio de Janeiro o PT é muito bem votado. Nâo podemos esquecer que a taxa de transferência do governo Lula em 2010 será uma das maiores da história republicana brasileira. Quem viver verá. No Sul as coisas já foram piores na eleiçaõ de 2006. O quadro por lá está mais favorável, principalmente com a derrocada do governo tucano ro RS.

Olha senadores e senhadoras, os tempos são outros. Não se elege mais ninguém no Brasil para presidente com discurso hipócrita de caçar marajás. Os tempos mudaram. A mídia tradicional não tem mais o poder que tinha de formar "opiniões" Ela não consegue mais disfarçar suas preferências e seu candidato. Tudo está as claras por conta da internet. Mesmo aqui, sem conexões com internet ainda eu posso enviar uma mensagem para 6 mil pessoas diferentes, como esta por exemplo nesta grande ferramenta de informação e comunicação.

Ou a oposição prepara um discurso de defesa dos interesses do país no mundo altamente globalizado e competitivo ou será derrotado no primeiro turno pela candidata do governo Lula. Sabe, aquele filme das eleições de 1994 será reapresentado em 2010. O candidato da oposição começa lá em cima e é ultrapassado nas primeiras semanas do horário gratuito na televisão. Se em 1994 tinha o plano real, agora existe o PLANO BRASIL. A maioria do povo brasileiro vai votar pensando no Brasil, o Brasil que está dando certo. Para que mudar, se antes tinha apagão, desemprego, entrega do patrimônio publico, subserviência aos interesses americanos (lembram-se da ALCA?).

Olha senadores eu não tenho dúvida, se o candidato do governo Lula souber utilizar todos os ganhos do Brasil nestes últimos anos, com um programa que focalize estes ganhos, a defesa da soberania, o sentimento de patriotismo, o Brasil que deu certo, a vitória é no primeiro turno, mesmo que o PMDB lance candidatos, mesmo que haja uma chapa puro-sangue tucana como o FHC está propondo, mesmo que o CIRO esteja do outro lado, como está pensando, mas serão todos derrotados pelo plano BRASIL.

Vejam bem, pela primeira há história o nordeste não é mais o patinho feio do Brasil. Aqui se cresce às taxas chinesas. O ano de 2009 o nordeste crescerá muito mais do que a média mundial. E quando o Lula disser na televisão: este é o candidato do Brasil que deu certo, na mesma semana o candidato estará liderando todas as pesquisas, mesmo porque lá no SUL seja quem for o candidato do governo LULA sai com 40 a 45% dos votos e aqui mais de 80%, com menores proporções norte e centro-oeste.

Por mais que o candidato da mídia tenta dizer que é preciso olhar para a frente, este discurso não convencerá porque o passado está muito bem presente na mente dos brasileiros. É o passado do apagão e do desemprego para quem foi ministro do planejamento, ficou calado com roubalheira e entregado patrimônio público, para não dizer conivente do nascimento do maior bandido que este pais já teve que é o Sr. Daniel Dantas solto pelo Sr. Gilmar Mendes Dantas, o qual enricou com as privatarias e consentimento do mais abestalhado brasileiro que este país já teve: FHC.

Por sinal, o sr. FHC entra para a história como um dos piores presidentes da história republicana. A mídia não aceita isso, tudo que de bom no governo Lula se deve ao FHC e tudo que é de ruim é de sua incompetência. Mas os numeros, da economia, os programas sociais, mostram justamente o contrário. O FHC entra na história como o governo que tinha tudo para dar certo, mas que asoberbado pelo poder e nos interesses pessoais, ao invés de ajustar o câmbio e o próprio plano real, realizando uma minidesvalorização do real para fortalecer a competitividade de nossos produtos, priorizou ele em comprar votos na câmara para a reeleição.

A história provará que ele nunca teve no comando, mas uma meia dúzia de pessoas que enricaram como sr Pérsio Arida, André Lara, os engenheiros do plano real, o Sr Daniel Dantas, em síntese, os cabeças de planilhas denunciados pelo excelente Jornalista Luis Nassif. Eles ganharam dinheiro com as privatizações, da TELEGANGUE falada pelo Sr José Mendonça de Barros, e da desvalização do real após 1998.

Aliás, 1998 a mída, especialmente a Globo escondeu ao povo que naquele tinha eleição. Literalmente não houve cobertura das eleições de 1998. Existia um pacto de silêncio na mídia. Todos sabiam que o FHC tinha que desvalizar o real e todos sabiam que ele estava mentindo descaradamente na campanha eleitoral. FHC acusava que Lula faria a desvalorização da moeda, sabendo ele que não existia outra alternativa. Mas ele deixou o país quebrar para se reeleger e depois foi pedir dinheiro emprestado para o seu ídolo Bil Clinto, aliás diz as más linguas que ele não tinha tempo de governar porque ficava admirando o governo americano.

De tão abestalhado pelo poder, pelos títulos de Dr., ele assinou o tratado de não proliferação de armas atômicas e deixou o único país dos BRIC sem poder de persuasão. Um país como o nosso continental, com riquezas naturais incalculáveis, com um mar em volto cheio de petróleo, com a maior biodiversidade do planeta, com a Amazônia cobiçada pela EUA, EUROPA, JAPÃO, deveria ter o poder de "persuasão" como tem a Índia, a China e a Rússia.

O que é certo é somos um país inseguro quanto ao seu futuro. Deixaram-nos um país sem defesa. Não temos condições sequer de nos defendermos de nossos vizinhos, caso um dia isso fosse preciso. Os poucos recursos que as nossas forças armadas recebem são para pagar militares aposentados. Aliás fica difícil reoganizar as forças armadas com um exército de miltares reformados.

Estes passaram boa parte da vida defendendo os interesses dos americanos e esqueceram de defender os interesses do Brasil. Hoje estão aposentados, de cabelos grisalhos, barriga grande e consumem grande parte dos recursos que deveriam ser utilizados para aparelhar as forças armadas. São um bando de inúteis. Eu deveria retirar estas palavras, mas não as retiro porque eles travaram a linha de desenvolvimento deste país. Eles atrelaram os interesses do Brasil aos interesses americanos. É verdade de que cada 4 reais, três são utilizados para manter uma força inativa-ativa e inútil como a própria mídia escreveu para criticar o programa estratégico do governo Lula.

É verdade também que os militares brasileiros foram instrumentalizados pelo governo americano, pela mídia e e pela elite branca. Os americanos foram os artífices das ditaduras militares na América do Sul. Por isso, que este pessoal de cabeça branca e bucho grande deve se perguntar: o que fiz com o meu país? O que somos hoje? Respondo: nada, não valem nada. Nunca pegaram em arma para defender o país, apenas para matar e torturar brasileiros que resolveram pegar em armas nas guerrilhas.

Eram todos instrumentalizados pela CIA, da PATAGÔNIA ao sertão nordestino, todos os militares eram instrumentos dos americanos. Neste período os EUA ficaram ricos, bem mais ricos e a miséria restou para América do Sul dirigida por militares subservientes aos interesses americanos. Espero que os militares saibam do papel triste que impuseram ao país e hoje estão de pires na mão em busca de recursos.

Hoje o país é incapaz de de defender contra a Argentina, Chile,Venezuela e Colômbia. Em uma hipotética invasão por estes países amigos é certo que não teeriamos poder de fogo ou de responder à altura. O legado dos militares é triste. Estão todos aí de bucho grande com a certeza que fizeram um bem para o país. Alegam o milagre econômico, mas a certeza do crescimento do Brasil era certo como é certo hoje o crescimento Chinês. Cresciamos do nada, assim como a China, por outro lado, não houve distribuição de renda, a inflação tomou conta e adívida externa cresceu, além da dependência externa, e do crescimento analfabetismo.

É certo que na história brasileira perdemos grandes oportunidades. Poderíamos ter aproveitado melhor o pós Juscelino, mas tinha no meio os militares instrumentalizados pela CIA que colocaram tudo a perder. Poderíamos ter aproveitamento melhor a proclamação da República, mas trocamos o poder absoluto da monarquia por nada, porque tudo continuou como antes.

Fico pesando como é que o candidato da mídia vai convencer o povo que é preciso mudar. Que o Brasil precisa mudar. Que o Brasil precisa de sangue novo?.Que o Brasil está muito bem, mas agora "nas minhas mãos ficará melhor." É muito complicado, mesmo porque lá por São Paulo só se governa com a mídia caladinha, sem falar de bem ou de mal. Isso o povo já manjou. Enquanto que no governo Lula a mídia é fiscalizadora e denuncista, lá em São Paulo é complacente e cúmplice. O povo já manjou esta jogada e só está esperando a definição do governo Lula para 2010.

Voltando ao assunto desta mensagem, por favor não mudem as regras do jogo. Vamos aperfeiçoá-las. Não é bom para Brasil que a cada eleição tenhamos novas regras. Nós perdemos três décadas, de 70, 80 e 90. Agora o Brasil encontrou o seu caminho e não pode ser sabotado por meia dúzia de pessoas que só pensam nos seus interesses.

Por exemplo, gostaria que o governo Lula continuasse no poder por mais quatro anos, mas sou radicalmente contra a proposta de mexer na constituição para tal situação. Precisamos acabar com esta visão pequena para fortalecer nossas instituições. Os interesses do país precisam estar acima dos interesses pequenos de meia dúzia de partidos e políticos. Que o governo Lula faça tudo para eleger o seu sucessor, dentro da legalização, mas é inconcebível mudar as regras para um novo mandato.

Que o oposição faça de tudo para ganhar as eleições de 2010, dentro das leis, mas que não destrua o Brasil que dá certo para alcançar este objetivo. Se o preço for este a oposição demo-tucana fracassará, isso não tenho dúvida porque o povo está acordado e sabe da dimensão da crise e pressão psicológica da mídia .

Imporante dizer que no Brasil o diferencial da economia é o consumo interno. Mesmo que as exportações caiam, como de fato estão acontecendo e vão ser mais aprofundadas estas quedas em 2009, os empresários exportadores poderão voltar suas estratégias para o mercado interno que é um dos maiores do mundo. Eu estou de acordo com o presidente Lula, quem apostar no Brasil quebrará a cara

Abraços.

Luis Moreira

Russas – Ceará

Nenhum comentário: