Translate / Tradutor

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

A CRUA VERDADE SOBRE A TELEVISÃO



Caríssimos recebi o e-mail com o vídeo abaixo e uma pequena reflexão do colega professor Reno que reproduzo aqui. É o que venho discutindo aqui, que outra realidade é possível construir e não este pensamento hegemônico e alienante.

O vídeo é impressionante.

Escreve o professor em tais palavras abaixo:

É simplesmente impressionante o nivel de alienação da moderna sociedade ocidental!!! Atualmente é estarrecedor o baixíssimo nivel de toda a produção midiatica na imprensa comercial mundial (eu ia usar o termo "producao cultural", mas nao tive nem coragem...rss.....pois o que está aí nao pode ser considerado nem um arremedo de cultura).
Todavia, isso acontece em todo o mundo atualmente....não é "privilegio" de nenhum país em especial. Impera a ausência total de qualquer mínimo sinal de senso crítico com relacao a tudo que é mostrado na imprensa comercial, mídia, tv....etc. Felizmente, em alguns pouquissimos paises da Eurora, por ex. Alemanha e Reino Unido, ainda existem emissoras de TV estatais que resistem ao padrão de mediocridade e alienação ditado pelas grandes empresas. Agora entendemos a brutal pressão que o Lula está sofrendo para nao criar a TV Brasil: eles (os grandes empresários) temem uma verdadeira opção ao festival de idiotice que nos oferecem.
99% da programação das TVs comerciais é "entretenimento", é "diversão"....será que alguma mente um pouco mais privilegiada do que as demais tem uma pista do motivo desse "massacre de diversão"?
RAZÃO: É PROIBIDO DISCUTIR ASSUNTOS IMPORTANTES! Isso poderia fazer a população acordar da longa noite de manipulação, enganação e exploração a que é submetida pela classe dominante.
Explica-se, assim, a tranquilidade da elite econômica quando a população se preocupa apenas com esses assuntos inofensivos à sua hegemonia: fica tudo como está, e os explorados nunca tomarão consciência do que realmente acontece na nossa sociedade.
Já imaginou o perigo de um crescimento do nível cultural e educacional da população...para a manutençao do status-quo?
Quando vamos cair na real? Estamos vivendo numa bolha de sabão enquanto o mundo acontece fora dela...
Remo M. Brito Bastos

-----
A Venezuela é hoje o país que paga o mais elevado salário mínimo da América Latina; cresce a uma média de 8% ao ano; foi o país que mais fortemente reduziu a pobreza no continente, segundo a ONU. É a Venezuela o único país a possuir o mecanismo de revogabilidade dos mandatos eletivos. Mesmo assim, com todo cinismo, o partido mundial do golpismo midiático espalha que “Chávez está construindo uma ditadura pelo voto”. Isso atesta a esquizofrenia midiática e sua própria derrota ideológica. Um povo cada vez mais politizado, consciente e educado – “Venezuela já é território livre do analfabetismo”, diz a Unesco – vai tomando o destino em suas próprias mãos. A recente vitória eleitoral de Chavez nos obriga a refletir, uma vez mais, sobre as formas inteligentes que as massas pobres têm, na Venezuela ou Brasil, para não sucumbir ao dilúvio de ofensas, preconceitos, desinformações, condenações levianas e ataques pessoais atirados diuturnamente contra governos progressistas por essa mídia capitalista. Com mais de 80% da mídia em suas mãos, a oligarquia venezuelana não consegue nada além do que confundir alguns segmentos da classe média, mas não o povo e foi, tal qual a midia comercial golpista brasileira, humilhada pelas classes populares que já conhecem seus torpes métodos de usar o Estado para enriquecer cada vez mais às custas da dignidade das camadas populares.

2 comentários:

Unknown disse...

Excelente,Luis ! Parabéns !Prof.Remo, que texto ótimo!Abs.Yvy

olhosdosertao disse...

Realmente o texto nos faz refletir sobre esta estrutura que nos cega diante desta realidade.