Translate / Tradutor

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

A MÍDIA DE FATO ABUSA DA INTELIGÊNCIA DO POVO


Estadão em  - Imprensa é pequena.


Caríssimos leitores de Olhos do Sertão a história brasileira ainda há de mostrar o tipo de jornalismo que a mídia fez e faz no governo Lula. É triste, mas eles seguem um jornalismo de oposição ao governo Lula.

Concordo com o presidente Lula de que a midia é pequena e cada dia se torma menos relevante para a democracia brasileira.

Aliás a oposição nese país se traduz pela Rede Globo, Band, Folha, Estadão e Veja, só para citar alguns. Os DEMOS-TUCANOS não se sustentam sem a mídia. Isso é pura verdade.



Se a mídia utilizasse o poder de jornalismo fiscalizador que utiliza no governo Lula no governo Serra, este já tinha acabado. Eles não sobrevivem sem o apoio da mídia.


Lembram-se da crise da parabólica no governo FHC:? Ministro Ricupero em conversa animada com Carlos Monfort da Rede Globo: O que é ruim a gente esconde, o que é bom a gente fatura. Foi assim durante todo o governo FHC, onde a mídia limpava as sujeiras de FHC. Foi assim nas privatizações, por exemplo.


No governo Lula, a mídia (GLOBO, FOLHA, ESTADÃO, VEJA) faz de tudo para esconder as coisas boas deste governo, anuncia com estardalhaços as coisas que não dão certo, ou faz de um limão uma limonada.


Por que chamar de pacotes de bondades um governo que criou canais de diálogos com os prefeitos enquanto que outros presidentes batiam as portas aos gestores municipais?


Tem razão o presidente de ficar irritado, não só ele, mas todo o cidadão que vem acompanhando a safadeza desta mídia hipócrita e vagabunda. Desculpe-me as palavras, mas estou mais irritado do que o presidente Lula.


Leiam abaixo o link da Folha e vejam a forma como eles escrevem. A mídia faz de conta que não está ouvindo e quando as críticas aumentam resolvem tirar o bordão – imprensa livre e imparcial.


Lá em São Paulo tivemos as polícias em guerra em pleno palácio dos Bandeirantes, o PCC, corrupção nas obras do metrô, mas está o Serra impassível, esperando o momento de assumir a presidência do Brasil, o que não acontecerá nunca.


A MÍDIA DE FATO ABUSA DA INTELIGÊNCIA DO POVO


Veja o link em http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u501768.shtml
Irritado, Lula diz a prefeitos que imprensa pensa que povo é marionete
RENATA GIRALDI


da Folha Online, em Brasília


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desafiou nesta terça-feira seu sucessor a manter a mesma relação que construiu com os prefeitos e prefeitas do país.Indignado, o presidente reclamou da imprensa ao divulgar que ele lançaria um "pacote de bondades" ao invés de avaliar que era um conjunto de medidas pertinentes. Também afirmou que "nunca" foi eleito por causa da ajuda da imprensa, mas sim porque "gastou suor" para ser vitorioso nas eleições.


"[Ao ler os jornais hoje] fiquei triste porque estão abusando da minha inteligência porque ainda tem gente que pensa que o povo é marionete", afirmou Lula durante a abertura do encontro nacional de prefeitos e prefeitas, acompanhado por mais de 30 ministros, incluindo a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) --apontada como sua eventual sucessora na presidência da República. "[Os jornais] disseram que eu fazia o pacote de bondades. Como é fácil condenar as pessoas", disse ele.


Em tom emocional, o presidente afirmou que a imprensa também julga a atuação dos prefeitos, mesmo daqueles estão iniciando suas gestões. "Não [estão] dando sequer uma oportunidade para vocês provarem que não são os ladrões porque [deram a entender] que vocês são. Não é possível que a gente tenha de se calar diante de tamanha ofensa", afirmou.


Aplaudido pelos prefeitos, Lula conseguiu ainda mais apoio quando disse que jamais teve apoio da imprensa para conquistar as urnas. "Nunca fui eleito porque a imprensa me ajudou. Fui eleito porque gastei gota de suor para enfrentar o ódio dos de cima contra os de baixo. Eu posso perder a minha postura, mas não perco o meu caráter nem a minha vergonha", disse.
Desafio


Lula disse que as medidas anunciadas hoje, que incluem o refinanciamento de dívidas com o INSS e a liberação de financiamentos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), são meios para enfrentar a burocracia. "Tudo é papelada", disse ele. "É muito difícil fazer as mudanças em curto espaço de tempo", afirmou.
O presidente desafiou seu sucessor a manter as medidas lançadas nesta terça-feira e a relação com os prefeitos. "Que nenhum governo que venha depois de nós tenha coragem de desmontar essa relação sadia e democrática [que nós construímos]", disse.
Segundo o presidente, o esforço do governo é para facilitar a vida dos prefeitos e prefeitas. "Essa reunião tem o objetivo para que o prefeito possa por meio da internet acessar qualquer programa, sem precisar tomar dinheiro emprestado para vir a Brasília e esperar para ser atendido", afirmou Lula.


História
Lula disse ainda que a história da democracia brasileira, incluindo as relações entre a União, os Estados e municípios, deve ser conhecida. Ele lamentou que parte da sua história pessoal seja desconhecida de seus filhos.


"Meus filhos não sabem a quantidade de porrada que tomei para conquistar um pouco de democracia. Quantas vezes, meu caro Paulo [Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios], você tentou falar com um presidente da República e o máximo que ouviu foi 'não'. Quanto desrespeito", afirmou ele.
O presidente apelou pela contribuição dos prefeitos para todos enfrentem os impactos gerados pela crise financeira internacional. Segundo ele, é fundamental gerar emprego e renda. Lula afastou a possibilidade de suspender obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento)."O que mais importa para nós é gerar trabalho e renda."


Mais de 30 ministros estão presentes ao encontro nacional de prefeitos, além do presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), e os governadores do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), e do Piauí, Wellington Dias (PT), e do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM).
De acordo com a organização do evento, cerca de 3.500 prefeitos participam do encontro em Brasília.

Nenhum comentário: