Translate / Tradutor

domingo, 22 de fevereiro de 2009

GERAÇÃO COPY COLA




Caríssimos,

Digo sempre aos meus colegas professores que precisamos dinamizar o processo de ensino integrando antigas e novas tecnologias da informação e comunicação. Isso porque a informação esta´agora em qualquer lugar. Perdemos o controle da informação. Por outro lado o papel do professor educador nunca foi tão importante como agora.

Sobre a geração copy cola é importante discutir o que é pesquisa. Diz um pensador que pesquisar é dialogar com os autores, perceber as idéias principais das leituras e realizar as considerações sobre as leituras realizadas. E ao final você um novo texto, uma nova produção. Por isso, entendo que a utilização mais nobre das tecnologias da informação e comunicação é colocar os alunos na condição de autores. De outro lado, poderemos estar replicando a mesma metodologia com as "pesquisas" de alunos realizadas nos livros que eram mais cópias de fragmentos, sem nada acrescentar aos textos produzidos.

O blog pode ser utilizado como instrumento de informação e produção de conhecimento, desde que o professor compreenda o "como" utilizar estas tecnologias. A utilização das TIC requer em um primeiro momento imaginação do professor. O professor precisa imaginar e depois criar coisas diferentes como muitos faziam com as antigas tecnologias.

Entendo que as ferramentas da internet têm um potencial enorme para dinamizar o processo de ensino. Em primeiro momento como pesquisa, onde as ferramentas do google.com são mais utilizadas. No entanto, o professor precisa discutir o que é pesquisa e como deverá ser orientada e acompanhada a pesquisa para que os alunos não sejam a geração copy cola. Não é isso que queremos.

Em um segundo momento, vejo a internet com meio de informação e comunicação. Como realizar trabalhos cooperativos com escolas, professor com alunos, alunos com alunos? Como criar estratégias de ensino para que possa ser trabalhada a comunicação entre alunos de escolas diferentes? Como o professor perceber o e-mail como meio de comunicaçao com os seus alunos nas suas organizações didatáticas? Como substituir o papel pelo meio eletrônico?

Eu em alguns casos substituo os trabalhos escolares em papel pelo e-mail. Já fiz várias orientações pelo e-mail, mas é preciso acompanhamento para que o aluno realmente produza os seus textos e faça as pesquisas de fato.

Em terceiro momento importante da internet é o processo de colocar o aluno publicador de seus textos. Como desenvolver nos alunos o gosto pela produção textual? Depois de várias situaçoes didáticas, debates, aula expositiva, vídeos, pesquisa, o importante é que aluno vai para o computador produzir os seus textos, utilizando os editores para também publicá-los. Percebe-se então, as intenções pedagógicas para fazer o aluno imaginar e criar.

A internet, portanto, deve ser utilizada com meio de construção e não apenas informação. Os alunos devem ser orientados para produzir ambientes, sejam sítios, blogs e outras ferramentas importantes. O importante é potencializar a imaginação e a criação de nossos alunos. Este é o caminho de ensino significativo que cria pontes entre o texto e o contexto, que articula o processo de construção e reconstrução do conhecimento, sendo as novas tecnologias instrumentos que possam ser meios de interação colaborativa entre professores e alunos .

Nenhum comentário: