Translate / Tradutor

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

TERRITÓRIOS DA CIDADANIA


Caríssimos leitores o nome deste programa do governo federal me deixa todo arrepiado pelo leque de oportunidades que poderá criar par os nossos agricultores deste sertão de meus Deus.

Aí entra a mídia conservadora deste país e chama dos programas eleitores para não chamar de políticas públicas que estão resgatando a cidadania de nossos sertanejos. Depois não entende, porque apesar do terrorismo midiático o Lula continua com a popularidade alta.
A grande questão é que a mídia não quer mostrar as transformações que estão acontecendo neste país. Seria bom que mostrasse, mas o povo está sentindo em suas vidas as políticas públicas de resgate da cidadania e da dignidade.



O que este blog Olhos do Sertão irá trazer de informações sobre as transformações deste nordeste vocês não verão na mídia tradicional.
Se as eleições para presidente fossem hoje eu não teria dúvidas que o governo Lula faria o sucessor ou sucessora no primeiro turno das eleições. A mídia sabe disso e a oposição também. Estão tentando virar o jogo com a crise financeira internacional, mas sinceramente eu não vejo mais como isso impedir do governo Lula dar continunuidade ao projeto de desenvolvimento deste paíse.

Agora, é importante dizer que não se resolvem problemas acumulados por quinhentos anos na região semi-árida mais povoada do planeta. Isso mesmo, a mais povoada e mais abandonada pelos governos que passaram por aqui.

O importante é que os sertanejos estão sentindo a presença do Estado, não o Estado paternalista, ou um governo populista com a mídia deseja passar pela questão do bolsa família, mas um governo que tem realizado grandes programas como este agora - Territórios da Cidadania.
O Territórios da Cidadania, estratégia de desenvolvimento regional e garantia de direitos sociais desenvolvida pelo Governo Federal em parceria com estados, municípios e a sociedade civil, vai atender 120 territórios a partir de janeiro de 2009. Com a inclusão de 60 novos territórios (veja relação abaixo), aprovada esta semana pelo Comitê Gestor Nacional, as ações integradas de 19 ministérios serão ampliadas para 1.808 municípios de todas as regiões do País, onde vivem 41,4 milhões de pessoas, das quais, 12,7 milhões em áreas rurais.

Leia mais sobre o Programa Territórios da Cidadania que pretende reduzir as desigualdade sociais e regionais.
Clique aqui http://www.mda.gov.br/portal/index/show/index/cod/1867

Nenhum comentário: