Translate / Tradutor

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

TIRARAM O INFERNO DEBAIXO DA TERRA E COLOCARAM NO SERTÃO.




Leitores, o título deste post é provocativo para que fato os brasileiros possam conhecer melhor a história do sertão nordestino e do próprio povo sertanejo que é estigmatizado pela elite como coitados e todos os adjetivos que não cabem aqui falar.

"O povo é preguiçoso e não quer trabalhar" é uma cantilena só por este nordeste.
Primeiro é preciso conhecer as características geofísicas do semi-árido e a cultura do povo nordestino. Isso o brasileiro não conhece, não conhece mesmo, desde o ensino fundamental ao superior.

O semi-árido, a despeito de suas características geofísicas, não era e nunca foi o principal problema de sobrevivência, mas sim um sistema de exploração que abortava a vida do sertanejo e colocava-o em situação de extrema pobreza.



Os problemas aqui são mais sociológicos e políticos do que naturais. A seca não é o grande problema do nordestino, mas as oportunidades que nordestinos nunca tiveram de se desenvolverem. O Estado aqui por 500 anos só aparecia em época de secas ou de cheia. Quem mandava de fato eram os coronéis que tinham os seus exércitos e jagunços para cuidar do cerco das melhores terras, das lagos e dos açudes.


Tive professores que chegaram aqui no sertão e ficaram espantados com a vegetação e pássaros. A impressão é que tem no sul uma visão muito equivocada do sertão. Há estereótipo do sertão e dos sertanejos criado pela mídia.

Mas uma coisa que mídia ainda não se tocou é que este sertão está passando por transformações grandes. Historicamente se criou todo o tipo de situação para manter o nordestino em condições de vida de misérias

Podemos fazer alguns questionamentos quanto a isso. Vejamos os americanos criaram uma grande cidade no deserto do Arizona. Os israelitas plantam no deserto. Os árabes estão construindo uma um ponto turístico em uma região árida. Os siberianos conseguem sobreviver em ambiente inóspito.

E os nordestinos não conseguem viver no semi-arido? Há uma situação grave aí, falta de gestão dos recursos hídricos e um projeto de desenvolvimento do nordeste. Quem mais se aproximou desta visão foi Celso Furtado, mas aí chegaram os militares puseram tudo a perder.

E aqui no sertão nordestino, com o ambiente natural do semi-árido, consegue-se viver em condições dignas bem melhores do que nas regiões citadas por mim.

No entanto, a elite tirou o inferno debaixo da terra e colocou no semi-árido. Foi assim por quinhentos anos. Escravizou os sertanejos, não pela fome de barriga, mas pela fome de cabeça. Tínhamos levas e mais levas de ignorantes que nunca viram um lápis ou caneta. Esta é a grande dívida que temos neste sertão. Os sertanejos não tinham a mínima percepção do que estava acontecendo no mundo. Estavam presos em currais eleitorais, em suas casinhas de barros.

Quem falou fome de barriga foi um orador da primeira turma alfabetizada pela filosofia de alfabetização de Paulo Freire. Estavam reunidos em cidade do nordeste que nao me lembro o nome as seguintes autoridades: Jango, Celso Furtado, Paulo Freire e outros que não me lembro os nomes.

Disse o orador da primeira turma alfabetizada: meus senhores e minhas senhoras. Um tempo desses esteve aqui Getúlio Vargas para matar a fome de barriga de nosso povo. Hoje está aqui João Golart para matar a fome de cabeça.

Dizem as pessoas que testemunharam a fala do orador que Paulo Freire chorou de emoção e que sem consciência, o orador sintetizou toda a filosofia da pedagogia do oprimido e da esperança. O que muitos estudantes de pedagogia ou de outros cursos nunca entenderam.

Voltando aos sertantejos, estes passavam o dia na labuta na terra e na boquinha da noite já estavam em suas redes, isso depois de afogar o cansaço na criatura.

As experiências no nordeste como Canudos na Bahia e Caldeirão no Ceará ,onde os sertanejos se organizaram em comunidades para trazer o Céu para a terra foram massacradas pelos coronéis com a ajuda do exército brasileiro. Pela primeira vez utilizou-se avião no Brasil para metralhar sertanejos e acabar com a comunidade de Caldeirão. Foi uma carnificina, um grau menor do que aconteceu com Canudos.


Canudos



Como era a comunidade de Caldeirão?
Em um terreno seco do solo cearense, doado pelo Padre Cícero, José Lourenço fundou uma produtiva comunidade, que, aliás, vinha alimentando os Salesianos (arroz, farinha, feijão, carne, rapadura, frutas e legumes e outros gêneros para os frades) antes da invasão, pois o Beato acreditava que assim afastaria a ameaça de perder o local.
Doze casas de moradia, uma de engenho, dois açudes, um cercado com quatro mil e 12 braças, com mais de um mil tarefas de algodão, quatro tarefas de cana-de-açúcar, 10 cancelões de madeira, e centenas de árvores frutíferas. Além do mais, centenas de animais, vacas, cavalos, jumentos, porcos, galinhas, marrecos, patos e outros. Na época da invasão, os armazéns da propriedade estavam lotados de algodão, milho, feijão, arroz, rapadura e farinhas. Inúmeras máquinas e outros objetos importados que serviam aos trabalhadores. Este era o Sítio Caldeirão, em 1938.
Eu teria que escrever muito para falar do Sertão. Como disse certa vez Rui Barbosa. O Brasil? O Brasil não tem problemas, tem potencialidades adiadas. Certa vez, nesta linha de pensamento Cristóvam também disse: o Brasil tem todos os problemas que qualquer país tem, mas nenhum com o potencial de resolvê-los.
Estão aí os exemplos de Canudos, Caldeirão onde com trabalho e amor trouxeram o Céu para terra. Os padres dizem que é preciso morrer para ganhar o céu, mas este resolveram trazer o céu para a terra e conheceram o inferno através de massacres da política, dos coronéis do sertao e do exército. Era preciso acabar com este bando de malfeitores.

Peter Drucker, guru da administração moderna disse que não existem países desenvolvidos e nem subdesenvolvidos, o que existem são países bem administrados e mal administrados.
Da frase acima façamos uma referência que no sertão nordestinio se existia administração era para meia dúzia de coronéis. Ao povo sertanejo sobravam as migalhas e foi assim por muito tempo.

Por fim, se aqui tivesse uma espécie de Hollywood o nordeste, assim como o oeste americano, estaria nos cinemas. Penso que os nossos cineastas, nossos escritores e intelectuais ainda não descobriram o sertão.

O sertão por muitos anos foi escrito pela lente de uma elite perversa. Isso é o que é a verdade. È preciso desvelar a verdade neste sertão. Portanto, nada melhor do que conversar com os sertanejos sobre o tempo das mudanças que estão acontecendo nesta Terra Severina.

REFERÊNCIAS
Abraços
Luís Moreira

2 comentários:

Frau BUP disse...

Excelente texto, parabéns Luís Moreira. Se puder, por favor, escreva tb. sobre as mudancas que já estao ocorrendo. Grande abraco.

olhosdosertao disse...

Olá Ludmila, agradeço a sua atenção com os Olhos do Sertão. Sim, estarei escrevendo com fotos e vídeos sobre as mudanças que estão acontecendo neste sertão. Venha sempre por aqui.
Luis Moreira