Translate / Tradutor

domingo, 22 de fevereiro de 2009

APESAR DOS DESAFIOS NOS PODEMOS VENCÊ-LOS.


Caríssimos o texto abaixo me toca profundamente e me leva de volta para o ano de 1989. Era nesta época jovem professor, recém-casado com esposa grávida, trabalhava em comunidades rurais de minha cidade. Foi o ano de minha entrada no glorioso Partido dos Trabalhadores. Juntos com alunos, colegas e demais representantes da sociedade russana fundamos o partido. Fizemos uma campanha pela eleição de Lula com muita motivação e esperança.


A derrota nas eleições nos doeu na alma e presenciamos a vitória das forças conservadoras e naquele ano. Meus Deus, perguntava-mos: como pode o povo eleger um cara corrupto, sem credibilidade como este? Como a TV Globo foi capaz de fazer tamanha manipulação para eleger este cara? Estamos perdidos? Qual o futuro de nosso país?

Lembro-me que foi complicado convencer minha mãe a não votar naquele cara. O povo sertanejo achava que tinham descoberto o "messias" vendido pela TV Globo. Tinha um vizinho que chegava para minha mãe e dizia: Teresinha vamos votar no "Collinho", ele vai mudar este país.

Coitado, morreu de infarto fulminante por ver suas economias lapidadas pelo "Collinho" . Pergunto: quantos brasileiros, enganados, não tiveram problemas de saúde? Foram momentos difíceis àqueles para todo o povo brasileiro.

Em 1994 sabendo que a vitória do Lula era certa criaram o plano real e fizeram de um morto-vivo politicamente e eleitoralmente, enquanto parlamentar, o FHC presidente. A mídia passou feito trator por cima de Lula e das forças progressistas.

Em 1998, ano de crise, onde o Brasil tinha quebrado no ano anterior e estava de pires na mão no FMI aconteceram coisas estranhas. A TV Globo e o resto da mídia fizeram questão de esconder do povo que havia eleições. A TV Globo fez de conta que não havia eleições e escondeu do povo a situação gravíssima que vivia o país. O país estava quebrado, sumariamente quebrado com déficits em suas contas. E o pior o FHC acusava Lula de querer desvalorizar o real, sabendo ele e a mídia que isso era uma decisão que já deveria ser tomada há muito tempo.

No entanto, FHC em sua irresponsabilidade e com a cumplicidade da mídia, optou por deixar o país quebrar novamente do que fazer as correções no plano real. A cantilena era o real, fortaleceu o real. Tudo era o real e o Galvão Bueno nas duas copas gritava de forma imbecil o real durante os jogos.

Como agora o FHC está torcendo para o país quebrar. Além de ter quebrado o pais três vezes em seus oitos anos de incompetência torce agora para o quanto pior melhor. Ela já instrumentalizou os seus deputadors e senadores para boicotar as medidas do governo Lula para enfrentar a crise.

Esse pesoal dos DEMOS-TUCANOS não tem escrúpulos, além de entreguistas, são incompetentes.

Bem, voltando ao assunto, todos os economistas falavam da necessidade de se desvalorizar o real para que os produtos brasileiros pudessem ser mais competitivos no mercado global. No entanto, ele preferiu acusar o Lula de querer desvalorizar o real, mesmo porque não havia outra saída para o Brasil, como de fato aconteceu.

O FHC dizia que não desvalorizararia o real, mas o foi o primeiro ato que fez ao ganhar uma eleição que não houve campanha eleitoral, pelo menos na mídia que resolveu o esconder do povo a gravidade da e economia do país.

Para lançar Serra nas eleições de 2002, FHC tirou-o do planejamento e colocou-o na pasta da Saúde. Para esta pasta convergiu todos os esforços do governo, com verbas e programas de todo o tipo para tentar catatalizar sua canditura naquelas eleições. Até hoje por estes esforços o Serra é tido como "excelente gerente" da saúde, competência que não se provou na capital paulista e nem no governo de São Paulo, em faces dos graves problemas de saúde do povo paulista. Onde está a competência deste rapaz? Por favor, responda os paulistas e paulistanos.

Por fim, estamos agora na véspera das eleições de 2010 com os mesmos personagens e o acirramento da mídia para eleger o seu candidato DEMO-TUCANO - Serra ou Aécio, mas com um governo muito bem avaliado pela população brasileira, não tendo a mídia, opção, a não ser ir para o vale tudo.

Até as eleições de 2010 serão denúncias, factóides, campanhas negativas do governo Lula e campanhas positivas ao governo Serra. Tenho para mim que serão verdadeiras batalhas midiáticas para descontruir um governo Lula de um lado, de outro para construir o salvador da pátria - Serra como nas eleições de 1989.

Por fim coloco abaixo o Texto da leitora Ludmila de São Paulo para que todos os leitores de Olhos de Sertão possa refletir. São palavras de esperança, mas também questionamentos e dúvidas quanto ao futuro de nosso país. Os desafios são enormes, mas devemos enfrentá-los porque nós podemos.

Escreve Ludmila para Olhos do Sertão.

Olá Luís, boa tarde, eu estava lendo esse tópico, da questao da má vontade da mídia em tudo o que se refere ao governo Lula. E de como a gente humilde nao se deixa enganar porque nao é ignorante e percebe em seu próprio cotidiano as mudancas que estao ocorrendo neesse país no governo Lula. Por coincidência, encontrei um texto que escrevi qdo. eu tinha 21 anos , e que reflete muito a situacao política, social e econômica da era Collor. Se vc. me permite, vou colocar o texto aqui, que nao é muito grande , tem erros de português que não vou corrigir pois acho mais sincero. Naquela época, pessoas como eu nao possuiam voz, a gente se queixava ou escrevia para nós mesmos, por isso a importância da blogsfera hoje.

O Blog do Mello e do PHA já mostraram a oportunidade, o poder e a responsabilidade que temos em maos. Por favor nao se acanhe em deletar, eu só achei pertinente. Um grande abraco.
Lá vai:
O que farei aos 21 anos, sem diploma universitário, solteira, com um filho de 4 anos, assalariada, pagando aluguel, assalariada, dependendo de transporte público para me locomover em SP e como se já nao bastasse tudo isso, brailira. A Lista de infortúnios é grande, mas como nosso povo tem fama de masoquista, , prefiro nao me ater à esses detalhes tao comuns de meu cotidiano, porque o rol de reclamacoes seria muito extenso e esses sao problemas a que infelizmente estamos todos acostumados e nao assusta mais ninguém. Álias, desde que e me entendo por gente, isso só é preocupante para uma maioria esmagadora da populacao. Poxa vida, eu nao tenho nadaa ver com o que se passa na política brasileira atualmente. Eu nao votei nesse cara, nao acho justo ter que pagar pelo erro de milhoes de deslumbrados mal informados, eu nao poderia me dar ao luxo de cometer um erro desses. Você acredita que nao última eleicao para presidente, uma senhora, muito elegante, empreária (burrice nao é previlégio de pobre)teve a coragem de me dizer que votaria "nelle" somente porque o dito cujo tinha classe e era bonito? Como é queserá que esses milhos de cegos estao sesentindo agora? Na minha opiniao só resta à eles, alegar que se o Lula tivesse sido eleito, estaríamos bem pior. continua...
Bom, isso nao vem ao caso agora, o que interessa é que o cara está aí, nao está fazendo nada, fez aquele estardalhaco todo, tirou dinheiro de todo mundo (o meu nao, nem dinheiro eu tenho para me roubarem) e nem com a inflacao ele acabouou o que é pior, nem estacioná-la a um nível aceitável. O que é isso? Palhacada? Somos cobaias da inexperiencia de um lunático, que nao enxerga nenhum palmo adiante do narz? E a corja que o acompanha?vaquinhas de presépioque só pensam em seu próprio bolso.

De que mais o Brasil precisa???? Saúde e educacao inexistentes, miséria, violência, desemprego, salários achatados, corrupcao, incompetentes no poder. O que mais esperar de um paisinho abandonado a própria sorte e a conveninecia de alguns homens sem valores morais, éticos ou humanos? Só faltava agora a liberacao da pena de morte, aí sim isso aqui virara o paraíso do caos social, ondem reinam a incompetência, o descaso e os lucros ilícitos. Continua...
Sinto que é chegada a hora de alguém fazer alguma coisa, mas quem? como? quando? onde? Os melhorzinhos estao de maos atadas,ninguém pode fazer mais nada, só nos resta esperar que essa panela de pressao explodaou que se passa mais esses dois anos e meio, que prometem ser muito, muito longos...

Eu precisava dar um grito e essa foi a única forma que eu encontrei para me expressar em nome de milhoes de pessoas que se setem como eu. Qto. a mim, só me resta torcer pra nunca ficar doente e poder trabalhar, com chuva ou sol para o engrandecimento desse país que nunca me deu nada, a nao ser desenânimo de decepcao e muitas noites sem dormir pensando no amanha. Fim!

Nenhum comentário: