Prezados, vejam a proposta de como buscar os conhecimentos prévios dos alunos por meio de atividades pedagógicas.
Como desenvolver o conceito de Meio Ambiente?
Atividade: Meio Ambiente, preciso dele por inteiro.
Tempo de duração: 2 horas.
Finalidade: Debater e avaliar concepções de meio ambiente e algumas controvérsias inerentes a elas.
Material necessário: Papel para confeccionar cartazes; revistas; papel; lápis ou caneta; tesoura e cola; cópias dos textos da atividade; quadro, canetas pilots, vídeo, projetor de midia;
Finalidade: Debater e avaliar concepções de meio ambiente e algumas controvérsias inerentes a elas.
Material necessário: Papel para confeccionar cartazes; revistas; papel; lápis ou caneta; tesoura e cola; cópias dos textos da atividade; quadro, canetas pilots, vídeo, projetor de midia;
Importante considerar, antes das atividades propostas:
O conceito de meio ambiente não é um conceito pronto e acabado, ao
contrário, ele está em processo de construção. Na verdade existem
diferentes visões sobre a questão ambiental e o meio ambiente é um tema
que tem várias dimensões, entre elas, as seguintes dimensões: política,
ética, do trabalho, econômica, social e natural. E muitas vezes, quando
se trabalha um cartaz, solicitando que as crianças façam um desenho
sobre o que entende sobre meio ambiente, o que aparece é apenas a
dimensão natural. Portanto, em geral, tem-se o conceito de meio ambiente
como natureza. E por isso, é precido trabalhar alguns textos que
apontam diferentes abordagens sobre visões da questão ambiental. E neste
trabalho, é imperativo problematizar e aprofundar a discussão sobre os
aspectos que fundamentam as elaborações dos conceitos de meio ambiente. A
idéia é sair do senso comum, ou seja, da representação social, que
simplica este tema tão complexo como é o MEIO AMBIENTE em nossos dias,
tendo nascido, inclusive um movimento chamado de VERDISMO, quando alguns
acham que salvando o verde e os animais, estarão salvando o planeta. E e
ser humano e suas relações neste planeta como ficam? Qual a maior
missão do ser humano neste planeta?
Nesse sentido, a aula: MEIO AMBIENTE, precisamos dele por inteiro está divida em alguns momentos:
1º momento: Tempo: 20min
após a apresentação do tema da aula e dos objetivos propostos e outras orientações:
Trabalhar o vídeo: meio ambiente: você conhece alguém meio feliz? Tempo de duração: 1:03
O objetivo é problematizar o tema meio ambiente, partir do conhecimento prévio do aluno
A pergunta é: o que é meio ambiente? Alguém poderia me dizer o que é meio ambiente?
Construção de cartazes com o conceito de meio ambiente e produção textual dos conceitos
Após a problematização e anotações na lousa (sistematização na lousa
dos conceitos apresentados) os alunos serão divididos por equipes e
farão uma construção de um cartaz a partir de recortes de jornais e
revistas para apresentar o conceito de meio ambiente.
Ou seja, os alunos irão construir um cartaz com recortes de jornais e
apresentar o conceito de meio ambirente que também deverá está produzido
no caderno de cada membro da equipe
Feita as apresentações, as produções (conhecimento prévio sobre meio ambiente) são expostas nas paredes da sala de aula
2º Momento:
Tempo: 20min
Leitutura dialogada dos seguintes textos:
Abrangência do conceito de meio ambiente e que é meio ambiente
3º momento:
Tempo: 25min
O professor solicita que as equipes releiam os cartazes elaborados no
início da atividade, identificando concordâncias e discordâncias com os
autores dos textos.
As equipes apresentam suas conclusões e o coordenador as sistematiza no quadro-negro, abrindo em seguida o debate.
A partir das discussões com os alunos, revisão dos conceitos, o professor vai sistematizando as falas dos alunos na lousa.
No final, cada participante produz um texto em seu caderno sobre as discusões da ideia de meio ambiente.
Bem, é importante o professor observar que o conceito de meio ambiente
(em sua complexidade), ainda não estar bem resolvido e nem tem este
propósito. O importante é o aluno ampliar sua visão de Meio ambiente.
4º momento:
Tempo: 30min.
O professor apresenta mais alguns conceitos sobre meio ambiente,
através de slides ou coletâneas de conceitos e pede que os alunos
analisem o emprego dos termos meio ambiente e natureza. Pode-se utilizar
artigos e reportagens de jornais que falam sobre o meio ambiente.
O professor pode ponderar que o termo meio ambiente ora é usado como
sinônimo de natureza, ora com um significado mais amplo, que inclui o
ser humano e suas relações com o meio ambiente e que pode ter
significados diferentes.
A intenção é levar os alunos a perceber que nem sempre existe
coerência no emprego de palavras e conceitos. Em muitos textos –
incluindo alguns da legislação brasileira, outros de divulgação
científica e de livros didáticos – os termos “ambiente” e “meio
ambiente” com freqüência são utilizados como sinônimos de “natureza”.
5º momento:
Tempo: 25min
Momento avaliativo:
Solicitar que os alunos escrevam no caderno: como eles percebiam o
conceito de meio antes e como percebem agora. O que foi acrescentado?
Como é a presença do homem dentro do conceito de meio ambiente.
Depois da discussão sobre as reconstruções do conceito de meio ambiente
o professor faz as considerações sobre as dimensões do conceito de meio
ambiente.
Atividade reconstruída a partir do Guia do Formador do PCN em Ação, Meio Ambiente na Escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário