Na
concepção construtivista, o professor ajuda o aluno a agir, operar,
criar, construir a partir de sua realidade. E no ensino tradicional o
papel do professor consiste em fazer a criança repetir, recitar,
aprender oque já está pronto.
Na concepção de educação crítica, o papel
do professor é desenvolver as potencialidades das crianças,
preparando-as para o exercício da cidadania, contribuindo ainda para sua
formação integral, enfatizando ainda que no construtivismo não ocorre
erro, a criança reformula suas idéias e que a avaliação neste contexto é
constante, diagnóstica, qualitativa e individual.
Todo
processo ensino-aprendizagem do aluno precisa ser avaliado no
dia-a-dia. Para isso, o construtivismo é um processo pelo qual o
indivíduo elabora sua própria inteligência adaptativa e o seu próprio
conhecimento. Quanto à leitura e à escrita, entende-se que são
adquiridas por um processo de auto-construção, no confronto e interação
da criança com o meio. Nesse processo, a criança é um ser que pensa,
compara, estabelece relações, experimenta, cria hipóteses, reformula-as.
Por isso, a pedagogia se caracteriza pelo trabalho em grupo, pela
descoberta, pelo conhecimento do aluno, pelo contato direto com o objeto
do conhecimento e pela interação com o outro, esse tipo de escola
preocupa-se em mostrar à criança os objetivos que ela alcançará com o
ato de ler e escrever.
Abraços.
Luís Moreira
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