Prezados, permitam-me fazer
algumas reflexões sobre sobre os saberes das crianças, segundo Celestin
Freinet, em Pedagogia do Bom Senso.
A preocupação de Freinet era desenvolver
uma pedagogia de preparar as crianças para um mundo de solidariedade,
democracia e principalmente para a paz, que tinha por base suas técnicas
em fazer o aprendizado em nível cooperativo, social, intelectual e
afetivo acompanhando todo o desenvolvimento tecnológico.
Também tinha a preocupação de desenvolve
uma aprendizagem significativa para que a criança pudesse participar,
pois o educador considera que se a criança não participa do processo de
aprendizagem, as aquisições das informações se tornam obsoletas. A
Ainda segundo FREINET (1991, p.15), “a
criança é parte importante do processo da aprendizagem e nesse sentido é
preciso conhecer sua fome e sua sede de saber”.
E, assim, o problema essencial da nossa
educação não é de modo algum – como pretendem hoje nos fazer crer – o
“conteúdo” do ensino, mas a preocupação essencial que devemos ter de
fazer a criança sentir sede.
Por fim, nos dá uma lição o Educador do
Bom Senso: não preparamos homens que aceitarão passivamente um conteúdo
– ortodoxo ou não – mas, cidadãos que, amanhã, saberão enfrentar a vida
com eficiência e heroísmo e poderão exigir que corra para dentro do
tanque a água clara e pura da verdade (FREINET, 1991, p. 15).
(Célestin Freinet, Pedagogia do Bom Senso)
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