Prezados colegas, publico as minhas primeiras reflexões sobre conhecimento prévio, fruto de leituras e pesquisas, especialmente o texto – conhecimento prévio, entenda por que cada um já
sabe é a ponte para saber mais de Elisângela Fernandes.
Segundo a autora, referenciando-se em Ausubel, o que o aluno já sabe é a
ponte para a construção de um novo conhecimento a partir de estruturas
mentais existentes ou da elaboração de outras novas.
Colaborando com este pensamento, Pedro Demo – em Educar pela Pesquisa,
escreve que uma situação de aprendizagem inovadora possibilita ao aluno
reconstruir conhecimento, ou seja, a partir de leituras religadas com o
seu conhecimento prévio, o aluno produz um novo conhecimento. Aquilo que
o aluno sabe é tão importante com o conhecimento a ser construído pelo
aluno, a partir do planejamento e da seleção de conteúdos.
Nesse sentido, o professor precisa considerar duas situações: o que o
aluno já sabe e quer aprender e o que o professor define como essencial
este mesmo aluno aprender.
De fato, o professor conhecer o conhecimento prévio do aluno só terá
sentido se fazer o planejamento e alimentá-lo continuamente – em momento
de sínteses e de problematização o conhecimento prévio servirá para
orientar atividades do professor.
Concordando com a autora, a melhor forma para conhecer o conhecimento
prévio do aluno é criar situação-problema que oportunizem aos alunos
mobilizar conhecimento para resolver determinar tarefa.Na
situação-problema o professor atua na zona de desenvolvimento proximal,
ZDP, proposto por Vygotsky.
Para Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo dos alunos se dá por meio da
interação social que deve acontecer dentro da zona de desenvolvimento
proximal, que é a distância existente entre o que aluno já sabe e aquilo
que o sujeito possui potencialidade para aprender.
Nessa metodologia de ensino, o professor vai desafiando o aluno,
realizando momentos de sínteses, colocando pequenas pistas,
problematizando os conteúdos, (entre o que aluno sabe e que o aluno
deverá aprender, onde avançou).
Portanto, o professor desenvolve uma metodologia de ensino consciente
fundamentada em autores da pedagogia dialógica e sociointeracionista.
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