Afirmo
com toda a convicção que o professor que trabalha nas séries iniciais
têm a mais difícil missão e por isso devem ser os mais preparados. E se
eu fosse um prefeito, a minha prioridade seria com as séries iniciais ( o
alicerce da vida humana) . Podemos formar ou deformar crianças para
vida inteira. E penso que a nossa missão, aliada a questão do ensino é
também uma responsabilidade política (transformar estas pedras brutas
(crianças) em cidadãos.
Para
Paulo Freire, herdeiro de muitas conquistas da Escola Nova, observou
corretamente que a escola podia servir tanto para a educação como
prática da dominação quanto para a educação como prática da liberdade,
que educar não é ser omisso, ser indiferente, ser neutro diante da
sociedade atual. Deixar a criança à educação espontânea da sociedade é
também deixá-la ao autoritarismo de uma sociedade nada espontânea.
Nesse sentido o autor coloca:
O
aprendizado da leitura e da escrita, como um ato criador, envolve,
aqui, necessariamente, a compreensão crítica da realidade. O
conhecimento do conhecimento anterior a que os alfabetizandos chegam ao
analisar a sua prática concreta abre-lhes a possibilidade de um novo
conhecimento. Conhecimento novo, que indo mais além dos limites do
anterior, desvela a razão de ser dos fatos, desmistificando assim as
falsas interpretações dos mesmos. Agora, nenhuma separação entre o
pensamento-linguagem e realidade; daí que a leitura de um texto demande
a “leitura” do contexto social a que se refere (FREIRE, apud GADOTTI, 1997, p. 255).
Citação do Livro de Gadott - Idéias Pedagógicas.
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