A boa qualidade da mediação pedagógica na concepção sociointeracionista
de Vygotsky é que desenvolveremos o nível educacional desejado por todos
nós. O computador na escola sem a iluminação das ideias pedagógicas
mais "progressistas e inovadoras possíveis" apenas será um instrumento
inútil.
Quando se começou a se pensar computadores nas organizações, os
empresários pensavam que iriam "salvar a lavoura" e todos os seus
problemas estariam resolvidos. O resultado foi um prejuízo grande porque
ninguém tinha uma ideia de como utilziar os computadores para melhrorar
a gestão, os processos e princiapalmente "negócio", qualidade de
serviços e resultados.
Descobriu-se que que não existia um projeto e de como utilizar o computador nos negócios empresariais.
Acompanhei a primeira leva de computadores na educação (final dos anos
90), com a criação do Proinfo - Programa Nacional de Informática na
Educação - criado pelo MEC.
O resultado é que muitos computadores viraram sucata tecnológica antes
dos professores descobrirem como utilzar. E até hoje estamos uma grande
discussão (METDOLOGIA X TECNOLOGIA).
Portanto, concordo que o uso do computador não está relacionada á
tencologia, mas a uma proposta pedagógica bem estruturada e que responda
a concepção de educaçaõ que embarará as tecnologias e mídias na escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário