Como professor especialista em informática na educação, um das
experiênias é o computador e as ferramentas de internet no processo de
ensino e aprendizagem numa concepção sociointeracionista, onde os alunos
eram colocados na condição de aprendizes, aprendendo pela interaçaõ,
descoberta, onde o que sabe mais ensina o que sabe menos, na troca
continua de descobertas.
Os alunos depois de uma discussão sobre um vídeo e leituras eram
provocados a produzir. O cerne do uso do comutador é colocar o aluno na
condição de produtor de conhecimentos.
Nesse sentido, a finalidade da educação moderna é o desafio da rapidez
de aprender e a renovação constante do aprendido. A lógica da
pedagogia moderna deixa de ser o saber ensinar para o saber aprender.
Nessa concepção de escola moderna e renovada, os objetivos da escola é
facilitar a aprendizagem, torná-la mais prazerosa para as crianças,
principalmente no processo da aquisição dos rudimentos da leitura e
escrita, processar o saber disponível e universalizar o acesso à
renovação desse saber. Por isso, é que temos convicção que podemos
trabalhar pedagogicamente, dentro de uma concepção de projetos com a
informática educativa.
A Informática Educativa em nossa visão cria uma nova dimensão de
entendimento de aprendizagem como processo de descobertas, de
alfabetização, de leitura, porque provoca simulações desconhecidas para
facilitar a aprendizagem. Oferece ainda recursos e meios que nenhuma
tecnologia educacional ofereceu até agora, pois como importante meio
integrador entre alunos-alunos e professores-alunos desmistifica o pavor
do erro.
Nessa perspectiva, o papel do professor é preponderante na interação
professor-aluno-computador, de modo que a criança possa construir o seu
conhecimento em um ambiente de aprendizagem desafiador, em que a máquina
do conhecimento auxilie o professor a promover o desenvolvimento da
autonomia e da criatividade.
E a pedagogia de projetos gera a atividade, possibilitando que as
crianças possam engajar-se em seu próprio aprendizado (ao invés de
sofrer um ensinamento). Além disso, a pedagogia de projetos permite
viver numa escola alicerçada no real, aberta a múltiplas relações com o
exterior: nela a criança trabalha “para valer” e dispõe dos meios para
afirmar-se
Vygotsky enfatizam o valor da aprendizagem por descobertas, porque o
conhecimento se torna mais significativo, deixando aberto uma maior
flexibilidade para o erro, reforçando as construções de novas estruturas
(Piaget) para a aprendizagem autômada. E a partir desse enfoque,
aprender é naturalmente um jogo de conquistas e surpresas reforçadas nas
atividades cognoscitivas.
Portanto, as expriências com projetos (resolução de problemas na
comunidade - como conhecer o Rio Jaguaribe, o meu bairro, projetos que
oportunizaram colocar as crianças em contato direto com o objeto da
aprendizagem, a pesquisa, unir a vontade de aprender com os objetivos
propostos pelo professor. Por fim, as experiências com projetos têm sido
maravilhosos. É um aprendizado contínuo para professores e alunos.
Abraços.
Luis Moreira
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