Há muito tempo que o educador Paulo Freire vem
alertando aos professores sobre a educação bancária, que desconsidera as experiências de vida dos alunos e sua epistemologia curiosa.
Infelizmente, a priori, muitos educadores sabem o caminho metodológico
para envolver os alunos no processo de ensino (um caminho mais estreito
talvez), mas a correria e outros gargalos da educação pública brasileira
empurram muitos destes mestres para a "doação de aula".
Veja quantas formações foram realizadas ao longo dos últimos 20 anos
(pedagogia de projetos foi discutido exaustivamente entre professores),
ate a velha discussão sobre projetos de ensinos (construido para o
aluno) ou o projeto de aprendizagem(feito com o aluno,onde o discute os conteúdos que os alunos querem aprender e planeja os conteúdos que os
alunos tambem deverao aprender e realiza momentos de sintese durante a execução do projeto para relacionar ate onde os alunos desenvolveram
entre o que queriam aprender e planejamento do professor para
aprendizagem de determinados conteúdos.
Bem, o texto em analise e muito interessante e nos fazer realizar
varias perguntas, entre elas: por que o professor ainda nao considera o
conhecimento prévio do aluno em suas aulas? (a maioria).
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