As leituras e reflexões do texto – o uso inteligente do computador na
educação – apontam a necessidade da escola (núcleo gestor e professores)
desenvolver uma abordagem pedagógica que provoque mudanças na forma de
ensinar. Nesse sentido, as principais ideias do autor para o uso
inteligente do computador na educação implicam:
O papel do computador é de provocar mudanças pedagógicas profundas;
Necessidade de criação de ambientes de aprendizagem que enfatize a construção do conhecimento e não a instrução;
O computador deve ser usado como máquina para ser ensinada;
Análise cuidadosa do que significa ensinar e aprender;
O professor deve criar situações para aluno manipular as informações
recebidas, de modo que elas possam ser transformadas em conhecimento e
esse conhecimento ser aplicado corretamente na resolução de problemas
significativos para o aluno; ou seja, o computador oferece oportunidades
para o aluno resolver problemas ou realizar tarefas como desenhos e
editoração de textos.
E isso, para o autor, significa que o aluno irá criar ideias para o
computador, ou seja, ensinar o computador a resolver tarefa em questão.
Nesse sentido, conforme já discutido no fórum anterior – teorias da
aprendizagem, esta abordagem “construcionista” – termo utilizado por
Papert em A Máquina das Crianças – repensando a educação – a interação
aluno-computador precisa ser mediada por um profissional que tenha
conhecimento do significado do processo de aprendizagem – uma abordagem
sociointeracionista de Vygostsky ou mesmo a teoria interacionista de
Vygotsky.
Esta profissional, portanto, precisa ter a competência da mediação
pedagógica para ajudar o aluno na construção do conhecimento, que
entenda profundamente sobre o conteúdo que está sendo trabalhado e que
compreenda os potenciais do computador.
Por outro lado, quando se pensa o computador como máquina de ensinar,
tem-se o paradigma instrucionista e o papel do professor é passível
diante do computador e que este modelo de ensino não dá conta de
produzir profissionais para sobreviver em um mundo complexo e do
conhecimento.
Portanto, o cerne da questão apontada pelo autor está no
desenvolvimento de uma proposta pedagógica que oportunize situações para
que o aluno possa desenvolver conhecimento - o computador é utilizado
para ser utilizada como máquina para ser ensina "o micromundos, ou a
linguagem logo lá no início da informática na educação era um dos
caminhos a serem pensados.
Abraços.
Luís Moreira
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