Volto à discussão sobre o post anterior, quando fiz reflexões sobre Tema gerado, adentrando um pouco no objeto desta questão: SECA
1. Tema gerador:
A SECA
2 - Dois conteúdos de áreas diferentes que podem ser trabalhados conjuntamente a partir do tema escolhido;
A Indústria da SECA no Nordeste (causas e efeitos em um visão
sociológica - história e sociologia) e Literatura (leitura e produção
textual - O Quinze de Raquel de Queiroz, Vidas Secas de Graciliano Ramos
- Língua Portuguesa.
3. Proposta de uma atividade pedagógica que pode ser desenvolvida com as duas áreas conjuntamente.
ATIVIDADE - a partir de leituras, entre elas o Quinz de Raquel de
Queiroz, os alunos produziriam um texto argumentando sobre as causas da
SECA no nordeste - a problemática seria: A SECA é questão apenas
natural, ou é de ordem social, política e econômica?
Na verdade, a proposta é envolver um diálogo permanente com as ciẽncias
humanas, sociais, ambientais, linguagens, códigos e suas tecnologias
(língua portuguesa, literatura e artes) da problemática da SECA no
Nordeste.
Importante considerar:
Como a SECA é mais uma questão social, econômica e política do que
natural, a sociologia, a história e filosofia buscariam realizar um
debate sobre as causas da falta de água, da miséria e de outros elementos
que estão entranhados nos efeitos da seca no sertão nordestino, por
quê?
Porque entende-se que a seca na região nordestina revela que as pessoas
não estão preparadas para a convivência com o semiárido, que falta
políticas para o desenvolvimento do nordeste - convivência com o semiárido.
E que a seca é mais uma questão sociológica do que natural, posto que a
economia primária é grande observadora de mão-de-obra de um lado. De
outro, historicamente é preciso discutir a concentração de terra nas
mãos de poucos.
Nesse sentido, as ciências humanas, sociais seriam necessárias para
explicar como se deu a concentração da terra, a capturação do Estado nas
mãos de poucos, a figura dos coronéis do sertão que controlavam terras e
açudes, etc.
Como a SECA está presente no imaginário como um problema apenas
NATURAL, é preciso ampliar o entendimento para as causalidades do fenômeno SECA para além das questões naturais, geográficas porque a
grande escassez na região do semi-árido nordestino não foi e nem é
apenas água, mas principalmente a escassez de políticas públicas e
tecnologias sociais para a conivência com o semiárido.
Atenciosamente,
Luis Moreira
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