Fiz
a exposição sobre o tema gerador SECA o que me lembrar do tema ÁGUA que
trabalhei uma abordagem interdisciplinar em 2002, através do programa
PCN em Ação, Meio Ambiente na Escola.
Aproveito
para compartilhar a abordagem interdisciplinar deste tema e como
desenvolvê-la. Conseguir fazer uma síntese, mas mesmo assim ficou grande
o texto, mas a penas conferir a leitura na íntegra.
Este
é um tema gerador interessante - ÁGUA (um tema naturalmente
interdisciplinar, mas tratado disciplinarmente pelas disciplinas de
Ciências e Geografia). Infelizmente, na química, na biologia,
disciplinas que trabalhei no ensino médio este tema está isolado da
problemática ambiental e seus fenômenos naturalmente interdisciplina,
transversal e transdisciplinar porque a sociologia e a filosofia têm
muito a contribuir para a escassez deste bem precioso no mundo e em
nossa região.
Além
do mais, o tema ÁGUA por sua natureza essencial à vida no planeta Terra
e presente na vida humana em todas as dimensões e como sua qualidade e
disponibilidade dependem de inúmeros fatores, tais como: geográficos,
políticos, sociais, culturais, etc, o estudo deste tema gerador – ÁGUA –
carece de uma abordagem interdisciplinar com a seguinte
problematização:
-
História: como estudar as mudanças no uso e tratamento da água ao longo da existência de uma comunidade, cidade, estado, país?
-
Matemática: como quantificar e analisar o crescimento ou a diminuição de consumo de água?
-
Como interpretar as percepções, as representações e os sentimento das pessoas sobre rios, córregos, lagos e mares, sem por meio de linguagens – oral e escrita, gráfica, gestual, sem ajuda do estudo de Arte e de Língua Portuguesa?
Nesse
sentido, a abordagem interdisciplinar se configura na seguinte
problematização, para que os alunos analisem as diferentes dimensões da
problemática da água e suas contradições no mundo, mas principalmente no
nosso cotidiano:
-
como a água é fonte de vida e pode ser também portadora de morte e doença?
-
Por que os rios embelezam as cidades mas, com as enchentes, as destroem?
-
Há falta de água, ou falta água limpa?
-
Toda a população de uma cidade tem acesso ao serviço de abastecimento de água?
-
A água é fonte de lucro?
-
>Existe uma indústria da água?
-
Como antigamente as populações se abasteciam de água, e como se abastecem hoje
-
Quais as relações do esporte e do lazer com os rios e mares?
-
Os espaços da água nas cidades mudaram?
-
Como a água entra na composição paisagística?
-
Aconteceram mudanças tecnológicas no abastecimento?
-
Quais as relações entre as secas e as migrações?
-
Quais os usos da água?
-
Quais as relações entre as populações das cidades e os rios?
-
E na na zona rural?
-
E em outras épocas?
Atividade I – As condições dos recursos hídricos no planetaTempo de duração: ± 4 horas
Finalidade:
Identificar a problemática da água no mundo contemporâneo e refletir a
respeito de maneiras de desenvolver estudos do tema com os alunos nas
diferentes disciplinas.
Atividade 2 - o uso doméstico da água
Tempo de duração: ± 4 horas
Finalidade:
Avaliar a importância dos trabalhos escolares para O desenvolvimento de
valores e atitudes de cidadania no consumo de água e na preservação dos
mananciais.
Material
necessário: Duas contas de água de instalações diferentes (de escola,
de residência, de restaurante etc), e informações sobre os locais a que
se referem; programa de vídeo Água nossa de cada dia (17' 08"), cópias
dos textos da atividade; régua; papel;
lápis ou caneta; canetas coloridas; quadro-negro e giz.
Ao
preparar a atividade, o professor deve conseguir duas contas de água
referentes a diferentes locais (escola, residência, hospital,
restaurante, indústria, posto de gasolina etc), e buscar informações a
respeito do consumo de água nessas instalações:
-
Toda a água utilizada é fornecida pela companhia de abastecimento, ou há outras fontes? Quais?
-
Quantas pessoas usam a água? De que tipo são as instalações de circulação da água (torneiras, chuveiros, descargas de banheiro, tubulações etc).
Desenvolvimento da atividade:
Após
organizar grupos por grupo, o professor entrega a cada um cópias de
duas contas de água, com as informações a respeito dos locais a que se
referem. Pede para analisarem a conta, levantando todas as informações
que conseguirem identificar. Por exemplo:
-
Qual o gasto com água?
-
qual O padrão de medida para calcular O consumo de água?
-
quais os custos do consumo?
-
se há taxas de esgoto, e como são calculadas?
-
qual a companhia responsável pelo abastecimento de água e esgoto?
-
qual consumo?
-
qual a relação entre o consumo e o tipo de estabelecimento etc?
Desenvolvimento da atividade
O
professor fornece aos grupos alguns dos textos e tabelas, sobre o
consumo de água e esgoto e propõe que, com os novos dados, retomem as
contas de água que analisaram anteriormente e proponham maneiras de
economizar água e evitar o desperdício. As propostas podem ser
apresentadas em seminário ou utilizando recursos diversos com
quadrinhos, etc.
Atividade 03 – captação, tratamento e consumo de água no município ou localidade.
Tempo
de duração: ± 4 horasFinalidade: Analisar os recursos hídricos da
localidade, discutir seus usos e identificar os principais problemas a
eles relacionados.Material necessário: Cópias dos textos da atividade;
lápis ou caneta; papel; Coletânea de artigos sobre meio ambiente;
relatórios e/ou informes sobre as fontes dos recursos hídricos
utilizados na localidade, organizada previamente pelo coordenador;
quadro-negro e giz.
>Desenvolvimento
da atividade:O professor solicita aos participantes que se organizem em
grupos interdisciplinares para ler O texto Uso das águas, sobre
recursos hídricos e seus usos.
O
professor solicita que discutam, a partir das referências do texto e de
seus conhecimentos, alguns dados acerca de sua localidade:
-
Quais os principais usos dados aos recursos hídricos locais?
-
Esses recursos hídricos vêm de uma mesma fonte de água, ou de um manancial?
-
Como é a distribuição?
Se
alguém quiser baixar o material (o kit do formador ambiental) é só
digitar no google (guia do formador - PCN em Ação, Meio Ambeinte na
Escola.
Abraços,
e espero com este post longo, contribuir nas discussões porque ainda
estamos presos á abordagem disciplinar, apesar das discussões nos últimos
anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário