Estes autores vêem a necessidade de estudar e de conhecer a origem dos
processos mentais, isto é, como esses processos são construídos ao
longo da vida das crianças.
Para Piaget, essa construção ocorre a partir do mecanismo de
equilibração e seus dois componentes: a assimilação, no qual o sujeito
atua sobre o meio, transformando-o, a fim de adequá-lo às suas
estruturas mentais; e a acomodação, no qual o indivíduo é modificado
para se ajustar às diferenças impostas pelo meio.
Já para Vygotsky, a construção se dá pelo mecanismo da internalização
e enfatiza que no desenvolvimento cultural da criança, todas as funções
ocorrem duas vezes: primeiro no nível social e depois no nível
individual; primeiro entre pessoas (interpsicológica) e depois no
interior da criança (intrapsicológica).
Por estas questões e outras, os dois são chamados de interacionistas,
posto que ambos consideram essa construção como ocorrendo a partir da
interação do sujeito com o meio.
A diferença é que enquanto Piaget enfoca a interação com o meio físico,
Vygotsky dá total importância à interação com o meio sócio-cultural.
Suas congruências estão no entendimento que têm da criança como sujeito
construtor do próprio conhecimento, que constrói ou reconstrói esse
conhecimento, participando ativamente como arquiteto da aprendizagem.
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