A
pedagogia dos projetos pressupõe uma necessidade básica da educação,
um envolvimento, diálogo e enfrentamento de conflitos que é saber onde
se quer chegar, tendo forte relacionamento com a aprendizagem da
linguagem escrita, fundamentando-se na psicolingüística de Ferreiro,
segundo a qual as referências dotadas de significação nos projetos
contribuem para a construção da língua escrita pelas crianças. Nesse
enfoque, a criança trabalha para valer, vivendo o confronto de idéias
com seus colegas.
Assim,
o mais importante é a investigação, o processo exploratório ao qual é
induzido o aluno, levando este a desenvolver um verdadeiro processo de
descoberta. Nesse paradigma, a criança toma decisões, assume
responsabilidades, torna-se agente de sua aprendizagem e produz algo
dentro de suas necessidades.
Há
a vantagem de unir o corpo docente, onde eles trocam experiências e
procuram lidar com conceitos essenciais de sua classe, aproveitando
todos os recursos computacionais para um melhor desempenho na execução e
apresentação dos projetos pelas crianças.
Além
disso, os projetos podem fazer com que elas possam desenvolver uma
atitude crítica e criativa diante da vida, projetando idéias e testando
novas experimentações das interações entre colegas e objetos
(computador).
Ainda
nesse paradigma, acreditamos que as crianças precisam aprender a
pensar, a investigar, dominar as diferentes formas de absorver e
processar informações no sentido de serem sujeitos diante da história
que elas vão aos poucos construindo.
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