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domingo, 10 de agosto de 2014

 

A pedagogia dos projetos pressupõe uma necessidade básica da educação,  um envolvimento, diálogo e enfrentamento de conflitos que é saber onde se quer chegar, tendo forte relacionamento com a aprendizagem da linguagem escrita, fundamentando-se na psicolingüística de Ferreiro, segundo a qual as referências dotadas de significação nos projetos contribuem para a construção da língua escrita pelas crianças. Nesse enfoque, a criança trabalha para valer, vivendo o confronto de idéias com seus colegas.
 
Assim, o mais importante é a investigação, o processo exploratório ao qual é induzido o aluno, levando este a desenvolver um verdadeiro processo de descoberta. Nesse paradigma, a criança toma decisões, assume responsabilidades, torna-se agente de sua aprendizagem e produz algo dentro de suas necessidades.
Há a vantagem de unir o corpo docente, onde eles trocam experiências e procuram  lidar com conceitos essenciais de sua classe, aproveitando todos os recursos computacionais para um melhor desempenho na execução e apresentação dos projetos pelas crianças.
Além disso, os projetos podem fazer com que elas possam desenvolver uma atitude crítica e criativa diante da vida, projetando idéias e testando novas experimentações das interações entre colegas e objetos (computador).
Ainda nesse paradigma, acreditamos que as crianças precisam aprender a pensar, a investigar, dominar as diferentes formas de absorver e processar informações no sentido de serem sujeitos diante da história que elas vão aos poucos construindo.

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