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domingo, 10 de agosto de 2014

Para Jean Piaget, o conhecimento resulta de um processo de construção.



Para Jean Piaget, o conhecimento resulta de um processo de construção, mediante atividade do sujeito em interação permanente com seu mundo físico e social. Isso significa que o conhecimento não é doado de um ser humano para o outro, por melhores que sejam as intenções de quem pretende ensinar alguma coisa a alguém. 


Não significa, também, que não seja possível facilitar a elaboração do conhecimento por parte do sujeito; as interações sociais, principalmente as realizadas de uma forma sistemática, como é o caso da escolaridade, são fundamentais no processo de elaboração do conhecimento.
No que diz respeito à educação e à pedagogia, Piaget afirma que o conhecimento se forma e evolui através de um processo de construção e reconstrução, que é resultado da interação entre o organismo e o meio em que o sistema genético sofre mudanças. O que Piaget fez foi explicar como se dá a passagem de um  determinado estágio de conhecimento para uma etapa posterior, em que o conhecimento é tido como melhor, mais completo. Mostrando como ocorre essa passagem, Piaget cria a teoria dos estágios: caminho percorrido pelas crianças em seu desenvolvimento.
As conclusões de Piaget surgiram como resposta aos anseios dos educadores que buscavam explicações para o processo de aprendizagem. Facilmente, fizeram ligação entre a psicogenética piagetiana e a criança: ela aprende por si, construindo e reconstruindo suas próprias hipóteses sobre a realidade que a cerca, ou seja, o conhecimento nasce das ações da criança com o meio, sendo o fio condutor de sua obra.

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