Para Jean Piaget, o conhecimento resulta de um processo de construção,
mediante atividade do sujeito em interação permanente com seu mundo
físico e social. Isso significa que o conhecimento não é doado de um ser
humano para o outro, por melhores que sejam as intenções de quem
pretende ensinar alguma coisa a alguém.
Não significa, também, que não
seja possível facilitar a elaboração do conhecimento por parte do
sujeito; as interações sociais, principalmente as realizadas de uma
forma sistemática, como é o caso da escolaridade, são fundamentais no
processo de elaboração do conhecimento.
No que diz respeito à educação e à pedagogia, Piaget afirma que o
conhecimento se forma e evolui através de um processo de construção e
reconstrução, que é resultado da interação entre o organismo e o meio em
que o sistema genético sofre mudanças. O que Piaget fez foi explicar
como se dá a passagem de um determinado estágio de conhecimento para
uma etapa posterior, em que o conhecimento é tido como melhor, mais
completo. Mostrando como ocorre essa passagem, Piaget cria a teoria dos
estágios: caminho percorrido pelas crianças em seu desenvolvimento.
As conclusões de Piaget surgiram como resposta aos anseios dos
educadores que buscavam explicações para o processo de aprendizagem.
Facilmente, fizeram ligação entre a psicogenética piagetiana e a
criança: ela aprende por si, construindo e reconstruindo suas próprias
hipóteses sobre a realidade que a cerca, ou seja, o conhecimento nasce
das ações da criança com o meio, sendo o fio condutor de sua obra.
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