Translate / Tradutor

domingo, 10 de agosto de 2014

O computador na educação.


Segundo Fernando José de Almeida se o uso do computador na escola só é eficaz quando norteado por adequado projeto pedagógico. O computador só faz amplificar os processos já existentes. Neste sentido, se a escola é boa, ela pode ficar melhor, mas se a escola é ruim, certamente ficará pior ainda. O computador amplifica os erros e os acertos de quem o usa.


Como meio, o computador deverá ser usado e inserido nas disciplinas existentes no currículo da escola, através de projetos que envolva a interdisciplinaridade,  sendo uma ferramenta de trabalho, mas que  tenhamos em mente as metas e objetivos que  queremos atingir.
Ainda para Fernando José de Almeida, o professor emprega o computador integrado à sua prática pedagógica, o que o ajuda a refletir sobre a própria prática, questioná-la, a identificar suas limitações e seu estilo de atuação. A buscar teorias que lhe permitam compreendê-la e transformá-la. Com essa atuação, o professor assume o seu papel enquanto agente de mudanças comprometido com as transformações que as demandas da sociedade estão exigindo em relação à educação, com a promoção da aprendizagem do aluno com a sua própria formação 
Pensar em informática na escola é pensar principalmente em novas formas e estratégias educacionais, buscando um novo paradigma educacional, visando uma sociedade mais humanizada, repensando os seus valores culturais e éticos como justiça e igualdade social.
ALMEIDA, Fernando José de. As Aparências Enganam. .
ALMEIDA, Fernando José de. Uma Zona de Conflitos e Muitos Interesses..

Nenhum comentário: