Segundo Fernando José de Almeida se o uso do computador na escola só é
eficaz quando norteado por adequado projeto pedagógico. O computador só
faz amplificar os processos já existentes. Neste sentido, se a escola é
boa, ela pode ficar melhor, mas se a escola é ruim, certamente ficará
pior ainda. O computador amplifica os erros e os acertos de quem o usa.
Como meio, o computador deverá ser usado e inserido nas disciplinas
existentes no currículo da escola, através de projetos que envolva a
interdisciplinaridade, sendo uma ferramenta de trabalho, mas que
tenhamos em mente as metas e objetivos que queremos atingir.
Ainda para Fernando José de Almeida, o professor emprega o computador
integrado à sua prática pedagógica, o que o ajuda a refletir sobre a
própria prática, questioná-la, a identificar suas limitações e seu
estilo de atuação. A buscar teorias que lhe permitam compreendê-la e
transformá-la. Com essa atuação, o professor assume o seu papel enquanto
agente de mudanças comprometido com as transformações que as demandas
da sociedade estão exigindo em relação à educação, com a promoção da
aprendizagem do aluno com a sua própria formação
Pensar em informática na escola é pensar principalmente em novas formas
e estratégias educacionais, buscando um novo paradigma educacional,
visando uma sociedade mais humanizada, repensando os seus valores
culturais e éticos como justiça e igualdade social.
ALMEIDA, Fernando José de. As Aparências Enganam. .
ALMEIDA, Fernando José de. Uma Zona de Conflitos e Muitos Interesses..
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