Temos um longo caminho para colocar em
pratica a pedagogia problematizadora e dialógica de Paulo Freire. Agora,
o grande desafio da escola é colocar em pratica a sua proposta política pedagógica, não é verdade?
Para Piaget, todo conhecimento só é
possível porque existem outros. Nesse sentido, em Educar pela Pesquisa,
Pedro Demo também postula o questionamento reconstrututivo porque nada
se constrói a partir do zero, posto que se reconstrói conhecimento a
partir de outros conhecimentos.
Paulo Freire fala que é preciso interligar a epistemologia curiosa com a
epistemologia cientírfica mesmo porque isso significa imposição de
autores sobre o conhecimento tradicional e experimental dos camponeses
que produzem conhecimento na relação com a terra e natureza.
Piaget afirma que a inteligência se produz na relação entre a
epistemologia curiosa e a epistemologia científica porque as pessoas são
seres historicamente construídos, diferentes porque desde cedo começam a
construir conhecimento e significados, alcançando cada vez mais níveis
mais complexos de estruturas mentais.
Ainda segundo Piaget, as estruturas cognitivas são condições prévias
para elaboração de outras mais elevadas. Nesse sentido, quando os
alunos, através de situações-problema, ao agir sobre objeto a aprender
que entrem em conflito com capacidades já existentes, eles fazem
esforços para que suas estruturas mentais possam compreender a
"novidade",
Abraços.
Luis Moreira
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