Translate / Tradutor

domingo, 10 de agosto de 2014

Sobre o papel do professor no processo mediador .



Sobre o papel do professor vou além sobre o papel da escola, educação., que é:
Colocar-se a serviço de uma nova formação social em gestação no seio da velha formação  social dominante. Educação é um processo mediador que integra as práticas sociais.
 
A escola é a forma principal dominante de educação, porque é insubstituível para prover conhecimentos de base e habilidades cognitivas e operativas, necessárias à participação na vida social.
O papel principal da escola é a socialização  do saber  sistemático, elaborado, científico, erudito. A relação professor-aluno é de orientação.
O professor deve orientar o aluno, abrindo perspectivas a partir dos conteúdos, implicando um envolvimento com o estilo de vida do aluno, tendo consciência do próprio contraste professor-aluno. O professor deve despertar necessidade e exigir esforço do aluno.
O foco desta pedagogia é aprender para transformar.
Segundo Piaget, tanto escolas como pais se constituem em grande obstáculos epistemológicos no desenvolvimento de alunos e fiilhos. Infelizmente, tudo é feito para engessar filhos e alunos em uma pedagogia que corta a natural postura de crianças em querer investigar o mundo. E por isso, as perguntas das crianças de toda a sorte, que se perdem com o tempo, criando o mundo do mutismo aos alunos, incapazes de participar de aulas do professor no ensino médio.
Abraços.
Luis Moreira
 
 



Nenhum comentário: