Translate / Tradutor

domingo, 10 de agosto de 2014

A atuação do professor na concepção construtivista.

 

Na concepção construtivista, o professor ajuda o aluno a agir, operar, criar, construir a partir de sua realidade. E no ensino tradicional o papel do professor consiste em fazer a criança repetir, recitar, aprender oque   já está pronto.


Na concepção de educação crítica, o papel do professor é desenvolver as potencialidades das crianças, preparando-as para o exercício da cidadania, contribuindo ainda para sua formação integral, enfatizando ainda que no construtivismo não ocorre erro, a criança reformula suas idéias e que a avaliação neste contexto é constante, diagnóstica, qualitativa e individual.
Todo processo ensino-aprendizagem do aluno precisa ser avaliado no dia-a-dia. Para isso, o construtivismo é um processo pelo qual o indivíduo elabora sua própria inteligência adaptativa e o seu próprio conhecimento. Quanto à leitura e à escrita, entende-se que são adquiridas por um processo de auto-construção, no confronto e interação da criança com o meio. Nesse processo, a  criança é um ser que pensa, compara, estabelece relações, experimenta, cria hipóteses, reformula-as. Por isso, a pedagogia se caracteriza pelo trabalho em grupo, pela descoberta, pelo conhecimento do aluno, pelo contato direto com o objeto do conhecimento e pela interação com o outro, esse tipo de escola preocupa-se em mostrar à criança os objetivos que ela alcançará com o ato de ler e escrever.
Abraços.
Luís Moreira

Nenhum comentário: