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sexta-feira, 2 de julho de 2010

Datafolha põe Serra e Dilma empatados

Por Juliana Sada

do blog “Se discute”





Apesar de IBOPE e VOX POPULI terem recentemente mostrado queda de Serra e crescimento de Dilma, o novo Datafolha volta a mostrar empate técnico: Serra 39 x Dilma 38.

A explicação é a de que Serra cresceu 12 pontos no SUL, por conta de sua aparição na TV.
Ora, o que ocorre que gaúchos e catarinenses são tão mais sensíveis à propaganda de Serra do que os alagoanos ou amazonenses?

Uma peculiaridade da pesquisa DATAFOLHA é que ela é feita por telefone, o que enviesa a pesquisa em termos de classe: o entrevistado é duplamente proprietário – da casa e de uma linha telefônica.
A margem de erro dessa pesquisa, realizada às pressas ontem e ante-ontem, é de 2 pontos.

O gráfico

O fato é que, conforme você pode observar no gráfico, há algumas peculiaridades nas pesquisas IBOPE e DATAFOLHA, especialmente nas deste último instituto. Veja que as setas verdes mostram pesquisas de ambos institutos, em que sempre Serra cresce e Dilma cai. A coisa é tão escabrosa a ponto de o SENSUS de abril marcar 32 x 32 e o DATAFOLHA de abril, em seguida, marcar 38 a 28. Não há margem de erro que justifique isso.

Como afirmamos em outro post sobre pesquisas eleitorais, após a representação do Movimento dos Sem-Mídia junto ao Ministério Público (no gráfico, a linha preta), as pesquisas misteriosamente convergiram. Do nada, IBOPE e DATAFOLHA passaram a marcar empate entre os dois candidatos (como você observa nas setas laranjas).

Por fim, com a fuga de dinheiro da campanha de Serra e a possibilidade da vitória de Dilma em primeiro turno, aparentemente o DATAFOLHA resolveu dar uma “forcinha”. E provavelmente o próximo IBOPE virá “validar” essa pesquisa do instituto da Folha de São Paulo.

Abaixo, você confere a discrepância entre a série histórica dos institutos VOX e DATAFOLHA:


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