Os Amigos do Presidente Lula
No café da manhã com jornalistas que cobrem o Planalto, na manhã de sexta-feira, a presidenta Dilma, desviou da casca de banana que as cascavéis do PIG, presentes, colocaram no caminho para a presidenta escorregar.
As jornalistas presentes (inclusive a "menina do Jô", Cristina Lobo) não escrevem nada sobre o livro "A Privataria Tucana" em seus veículos, mas logo puxaram o assunto perguntando se Dilma já havia lido. A Presidente foi esperta e rápida, desviando da armadilha:
– Não li nem o livro sobre mim… (referindo-se ao livro do jornalista Ricardo Amaral sobre a Presidenta).
Menos sutil, perguntaram se apoiaria a CPI da privataria. Dilma também deixou em xeque ao dizer que CPI é para casos extremos (sem especificar os casos que são extremos).
Queriam arrancar de Dilma uma declaração que deixasse José Serra e FHC na posição de vítima. Se Dilma titubeasse no apoio, a manchete no outro dia seria: "Dilma e o PT querem usar o poder do Estado Brasileiro para esmagar a oposição". Gilmar Mender (e a OAB) iria dizer que era caso de impeachment porque a Presidenta estaria usando do cargo para perseguir um partido.
Não se lembram no caso dos cartões corporativos que tentaram inventar que a Casa Civil estava fazendo um dossiê anti-FHC?
Para piorar, iriam dizer que que Dilma só apoia CPI contra adversários, e ela não teria mais argumentos para se dizer contra qualquer CPI de tapioca que a oposição e a imprensa inventasse.
Então, vamos ficar espertos, gente. Dessa vez o governo Dilma está batendo um bolão.
Alguém já viu José Serra ou Alckmin, quando governadores, fazer declarações a favor de CPI estaduais que o rolo compressor dos deputados tucanos faziam na Assembléia Legislativa, direcionadas para desgastar o PT? Aliás quem sempre defendeu as CPI contra o governo federal sempre foram os líderes tucanos, nunca os governadores. Os tucanos não cometem esses erros primários. Não peçam para gente do governo Dilma virarem aloprados.
O PIG diz que a CPI não vai sair do papel, porque está jogando verde para colher maduro, mas a CPI vai sair sim, e o fiel da balança não é o PT, é o resto da base governista. Se o PT se expor demais, como se estivesse querendo um terceiro turno de 2010, e for com muita sede ao pote, a CPI mela. Na próxima nota (acima) explico porque.
Leia também esta nota anterior que explica minuciosamente como é a armadilha: "Vaccarezza desviou da casca de banana: PIG queria transformar Serra e FHC em vítimas".
Nenhum comentário:
Postar um comentário