Translate / Tradutor

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Sejamos solidários: vamos receber os haitianos

Amigos e amigas, tenho dito que o Brasil é um país continental, onde grandes áreas inabitáveis, seja no cerrado, seja na caatinga e seja na amazônia. 

Podemos e devemos abrigar os nossos irmãos haitianos e qualquer irmão das Américas. 

Sejamos sinceros: quando é que o Haiti se tornará verdadeiramente um Estado? 

Quanto o Brasil já gastou no Haiti? Não seria mais fácil construir casas aqui no Brasil para esses irmãos? 

Com o seu meio ambiente destruído, guerras, guerrilhas, com o o Irmão do Norte sabotando o país com intervenções de interesses e tudo mais, não seria mais fácil trazer para o Brasil esses irmãos que sonham com um novo futuro? 

O Brasil, apesar de seus cento e noventa milhões de brasileiros, é ainda um país inabitável e com grandes extensões com capacidade de receber refugiados. 


Não sejamos ególatras porque o Brasil tem uma grande característica, é um país de povo solidário. E devemos traduzir isso, a solidariedade, em ações para receber esses irmãos que estão chegando do Haiti. 

Creio que o Brasil deva sair o mais urgente possível do Haiti e fazer uma nova política de solidariedade com os povos americanos. 

O Brasil, além de ser um país grande, precisa mostrar para o mundo que também tem um coração grande, a despeito de uma grande parte dos brasileiros viverem na linha de pobreza. 

Nenhum comentário: