Translate / Tradutor

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Ronaldo e Romário, nem tão distantes assim.


Um excelente texto, no mesmo campo, mas de lado opostos de novo. Não creio que Romário seja essa figura que a mídia pinta. Ele encarou o Ricardo Teixeira como saco de pancadas, mas até agora ficou calado pela escravização do futebol brasileiro por uma emissora. 


Ainda lembro de Romário, gritando plano real e FHC durante a Copa de 1994, fazendo dobradinha com Galvão Bueno, que esgoelava Plano Real durante as transmissões daquela Copa. 

Para mim, só existiu um jogador politizado culturalmente que foi Sócrates e seguido de longe pele excelente atacante do Atlético Mineiro - Reinaldo - que foi o maior atacante que vi jogar no futebol brasileiro, principalmente naquele jogo memorável onde  o referido atacante jogou o final do jogo lesionado e ainda fez um gol. 

Jogador de futebol no Brasil ainda é um instrumento de marketing para emissoras de televisão, nada além disso. 

Ronaldo é um protegido da Rede Globo e já disse que "uma mão lava a outra", referindo-se o apoio que dá e recebe da Rede Globo, nessa relação promíscua de escravizar o futebol brasileiro aos seus interesses. 

Ainda considero Romário um pouco melhor do que Ronaldo, talvez pelo amadurecimento de sua existência, mas ainda tem muito o que provar como homem e como político. 

Ronaldo, ainda é uma espermatozoide a espera de um óvulo tem como o seu ídolo maior - Aécio Neves. 



Leia o artigo aqui em Carta Capital

Nenhum comentário: