Translate / Tradutor

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

A pedagogia de Montessori


Para Montessori, a educação é o meio através do qual a criança desenvolve sua personalidade até adquirir maturidade e independência. Suas primeiras pesquisas, como médica e não como pedagoga, desenvolveram-se em hospitais e asilos de loucos, onde crianças com problemas físicos e mentais de qualquer tipo, eram mantidas isoladas do mundo. Por anos e anos ela se dedicou à busca de um método que ajudasse essas crianças a retornarem ao mundo dito normal.


Maria Montessori transpôs para crianças normais seu método de recuperação de crianças deficientes. Na casa de crianças para a pré-escola, construiu uma enorme quantidade de jogos e materiais pedagógicos que, com algumas variações, são ainda hoje utilizadas em milhares de pré-escolas. Pela primeira vez, na história da educação, construiu-se um ambiente escolar com objetos pequenos para que a criança tivesse pleno domínio deles

Para Montessori, a criança é um ser dotado de poderes desconhecidos, que podem levar a um futuro luminoso. Ao nascer, a criança é totalmente incapaz, mas num rápido espaço de tempo, começa a conquistar e a construir seu mundo e a si mesma. Esta construção se daria em fases, em que a mais importante é a compreendida entre 0 (zero) e 6 (seis) anos, fase em que se formam a inteligência e o complexo das faculdades psíquicas.

Na faixa de 03 a 06 anos, a criança em contato com objetos usados pelos adultos, socializa-se e se torna produtiva e criativa. Após seis anos, a criança já construiu seu raciocínio, memória e entendimento e, chegado o momento de ir para a escola, cabe ao adulto, então, não ensinar, mas ajudar a criança no seu trabalho consciente de aprender.

Para Montessori, a aquisição da escrita, nessa idade, está ligada ao processo de aquisição da linguagem e ao uso que as crianças fazem das mãos. Se a criança é impossibilitada de usar as mãos, seu caráter permanece num nível muito baixo, tornando-a incapaz de obedecer, sem iniciativa própria, preguiçosa e triste.

O processo de aprendizagem, no método montessoriano, passa também pelo desenvolvimento social. O primeiro passo de uma criança é encontrar o caminho e os meios de concentração que estabelecem o fundamento do seu caráter e preparam o seu comportamento social.

Nenhum comentário: