Vygostsky tem um trabalho maravilhoso que precisa
ser mais discutido entre os acadêmicos. Vygotsky sofreu uma influência
muito forte do materialismo histórico-dialético proposto por Marx e
Engels, chegando a concluir, à luz da teoria desses dois teóricos
clássicos, que as origens das atividades psicológicas mais sofisticadas
devem ser procuradas nas relações sociais do indivíduo com o meio
externo.
Para
Vygotsky , o homem não só é o produto de seu contexto social, mas
também um agente ativo na criação deste contexto. Partindo desse
pressuposto, a escola pública, ao receber crianças vindas de comunidades
diferentes, de famílias de culturas diferentes, ao elaborar seu projeto
pedagógico, ao fazer seu planejamento, não leva em conta o contexto
social-histórico das suas crianças: algumas já tiveram contato com
vários instrumentos de diversas naturezas como o computador, vídeo
game,etc.
Isso
é relevante em seus estudos quando Vygostsky procura analisar a função
mediadora presente nesses instrumentos elaborados para a concretude da
atividade humana.
Vejamos
a era da informática, a relação criança e computador, como se explica
todo esse fascínio que este instrumento exerce sobre esses seres em
desenvolvimento que transforma e é transformado, que ensina e é
ensinado?
É
por isso que Vygotsky chama atenção para a ação recíproca existente
entre o organismo e o meio, e atribui especial atenção ao fator humano
presente no ambiente.
Mas
o psicólogo bielo-russo ressalta que os fatores biológicos têm grande
importância sobre os sociais, somente ao início de vida da criança. Aos
poucos ao interagir com seu grupo social, as pessoas de sua comunidade,
com outras crianças mais experiente e com objetos de seu contexto
histórico pessoal há mudanças de comportamento e por conseguinte
provoca o desenvolvimento de seu pensamento.
Nós
constatamos isso no dia-a-dia, quando observamos as conquistas
individuais da criança, resultados de um processo compartilhado
(adulto-criança, criança-criança e criança-objeto).
Isso
é analisado por Vygotsky, quando fala que o desenvolvimento do sujeito
humano se dá a partir de constantes interações com o meio social em que
vive, já que as formas psicológicas emergem da vida social e destaca a
relevante dimensão social que fornece instrumentos e símbolos para a
aprendizagem da criança (ver o processo da leitura e escrita). E
completa que o indivíduo criado num ambiente que desconhece a escrita,
de pessoas não letradas, não se alfabetizará, da mesma forma que
acontece com a aquisição da fala – a criança só aprenderá a falar se
viver em uma comunidade de falantes. Abraços.
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