O povo brasileiro está acostumado a ouvir e falar mal do Brasil, por quê? Quais os motivos? A quem interessa disseminar informações negativas do Brasil?
O fato é que temos uma mídia, representada e liderada pela Rede Globo, que fala mal e potencializa críticas negativas ao nosso país. O fato é que dá nojo ler algum jornal brasileiro que só fala negativamente do país. E nem pensar assistir algum telejornal porque a impressão é que vivemos em outro país.
Pelas lentes da Rede Globo e mídia periférica, apresenta-se um Brasil em falência, um Brasil onde o pessimismo é disseminado e um recado aos povos de fora: este é um país falido e sem futuro. Não venham para cá, não invistam porque vocês perderão dinheiro.
Nesse sentido, dois textos desmistificam toda a cantilena negativa da Rede Globo e mídia periférica.
Luis Nassif escreve sobre o pessimismo militante da mídia velha, que a cada dia perde credibilidade e com a vergonha de falar mal do Brasil.
Nassif fala de uma conversa com um executivo de um grande grupo europeu que não se conformava com o clima de pessimismo da mídia velha, representada pela Rede Globo, como se aqui o país estivesse em grande recessão como Portugal, Irlanda ou Grécia, estgnados e desemprego crescente. Enquanto isso, no Brasil o consumo das famílias aumenta e o governo Dilma teve sucesso nos leilões de concessão.
Por outro lado, na contramão da cantilena negativa da Rede Globo e mídia periférica, o texto publicitário da BBW é forte e bate forte no pensamento vira-lata da do noticiário brasileiro.
Veja aqui também matéria no 247
Diz o texto da BMW
O Brasil é um BMW. Nova fábrica BMW em Araquari, SC. Nasce hoje, para um Brasil maior amanhã.Ultimamente, parece que está na moda questionar a capacidade do Brasil.A capacidade do País de realizar, de crescer, de ser grande, de ser o país que todo mundo espera e precisa.Permitam-nos discordar inteiramente dessa percepção. Para nós, o Brasil é um BMW.Poucos países no mundo cresceram como este.Cresceram em riqueza, cresceram em possibilidades, em autoafirmação e em plena liberdade.O Brasil passou de mero espectador a vibrante realizador. Deixou de ser aquele sujeito que ficava à beira da estrada, só assistindo aos carros passarem, para virar motor do seu próprio destino.Este país é único. Pensa novo. É original de fábrica na sua natureza, na sua língua, no seu povo.Nenhum país hoje no mundo pode escolher um caminho que não passe pelo Brasil. Nada mais natural do que a BMW estar aqui.Se alguns duvidam do Brasil, nós investimos 200 milhões de euros.Se ficam com o pé atrás, nós pisamos no acelerador: vamos gerar mais de 3.500 empregos diretos e indiretos, numa fábrica com capacidade para produzir 32 mil carros por ano: BMW Série 1, Série 3, BMW X1, X3 e MINI Countryman.Esta fábrica que hoje nasce em Araquari. Que vai incorporar o mesmo modelo de produção, excelência e controle de qualidade com que a BMW produz na Alemanha, trazendo mais know-how e tecnologia a este grande país.A BMW acredita tanto no Brasil que este será um dos poucos países do mundo a poder fabricar os carros da marca. Um privilégio de pouquíssimos. Aliás, permitam-nos hoje também o privilégio de nos sentir um pouco brasileiros.O Brasil não se compara a nenhum outro.Seu estilo não tem igual no mundo. E breve, muito breve, ele vai estar ultrapassando, deixando para trás, falando sozinhos os que há pouco duvidavam da sua capacidade.O Brasil é um BMW.Por isso a gente já está se sentindo em casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário