Penso que o PT não pode abrir mãos de tentar disputar o maior número de prefeituras com candidaturas próprias.
E se o Lula é o nosso maior cabo eleitoral, do lado da oposição quem é o maior cabo eleitoral?
Conquistar a prefeitura de São Paulo é novo desafio do cabo eleitoral Lula
Autor(es): Maria Lima e Isabel Braga
O Globo - 07/08/2011
Ex-presidente abre luta no PT para impor Fernando Haddad como candidato
BRASÍLIA. Embalado pelo sucesso como cabo eleitoral da neófita em política Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já está em luta aberta para emplacar um novo nome na Prefeitura de São Paulo. Desta vez, seu "Dilmo" é o estreante Fernando Haddad, ministro da Educação. E sua luta é dentro de casa, no PT, onde a senadora e ex-prefeita Marta Suplicy já está mostrando as garras vermelhas para garantir o direito de disputar o cargo de Gilberto Kassab (PSD). E ela não é a única no PT incomodada com a ação ostensiva de Lula.
Semana passada tanto Marta quanto Haddad assumiram as candidaturas, soltando farpas um contra o outro. O ministro não esconde que só estará na disputa porque tem a retaguarda de Lula e da presidente Dilma. Nos últimos dias, ele discutiu a candidatura com Dilma e garante que recebeu o apoio dela.
Sobre a resistência do PT paulista a aceitar seu nome e insistir em prévias com cerca de cinco candidatos de várias correntes, Haddad diz acreditar também que Lula poderá usar seu prestígio e ascendência para impor seu nome se chegar à conclusão de que é a melhor opção, sem prévias.
- Ali (no PT de São Paulo) tem uma cultura política muito forte. A opinião dele (Lula) pesa. Pesou para mim - disse Haddad em entrevista esta semana ao jornal "Valor Econômico", completando: - Se o partido entender que a estratégia interessante para ganhar as eleições é lançar um nome novo, com experiência administrativa, lançará um. Se entender que quer um candidato que tenha recall, que já tenha participado de outras eleições majoritárias, há outros. Ou seja, vai depender muito da estratégia do PT, do perfil adequado.
COLABOROU Demétrio Weber
Um comentário:
Se o PT paulista compreender o potencial positivo da candidatura de Fernando Haddad, estará abrindo um novo e mais forte caminho. Terá reais chances diante dos adversários.
Abraços!
Postar um comentário