Translate / Tradutor

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Mundo revirado faz Yoko resgatar Lennon na cama

         Foto: DIVULGAÇÃO

PREOCUPADA COM ACONTECIMENTOS RECENTES COMO OS DE LONDRES (À ESQ.) E OSLO (À DIR.), VIÚVA DE JOHN LENNON DISPONIBILIZA NA WEB, PELA PRIMEIRA VEZ, DOCUMENTÁRIO "NA CAMA PELA PAZ"; EM 1969, O CASAL MOBILIZOU A MÍDIA MUNDIAL SOB LENCÓIS, EM QUARTOS DE HOTEL, PROTESTANDO CONTRA A GUERRA DO VIETNÃ; VÍDEO





247 - Inspirada pelos protestos que emergiram em Londres e no Chile, no atentado na Noruega e na crise que persiste no Oriente Médio, Yoko Ono resgatou o filme-protesto que protagonizou há 42 anos na Europa e no Canadá e o publicou, na íntegra, na web. O documentário de 1h10m intitulado Na cama com John e Yoko, retrata a artista e e o ex-Beatle John Lennon na semana em que passaram em uma cama de hotel, recebendo visitas, discutindo, tocando e cantando, para promover a paz mundial no auge da Guerra do Vietnã, em 1969. Até então, o filme na íntegra só estava disponível em VHS.

Com o documentário, ela postou uma mensagem em que explica o seu gesto: “Querido amigos, em 1969, John e eu éramos ingênuos para acreditar que fazendo o Bed-in ajudaríamos a mudar o mundo. Bom, talvez. Mas na época, nós não sabíamos. E foi bom termos filmado isto. O filme é poderoso hoje. O que dizíamos naquela época poderia estar sendo dito hoje. Na verdade, há coisas que dissemos neste filme que podem inspirar ou encorajar os ativistas de hoje. Boa sorte para todos nós. Vamos lembrar que a Guerra acaba se nós quisermos isto. Depende de nós, e de mais ninguém. John gostaria de dizer isso.”

John e Yoko fizeram a primeira versão do "bed-in" durante sua lua de mel no hotel Hilton, em Amsterdã. Depois repetiram o ato de protesto não-violento em Montreal, no Canadá, quando receberam membros da imprensa além de visitas de gente como o ativista Dick Gregory,o lisérgico Timothy Leary, o agente dos Beatles, Derek Taylor, entre muitos outros. O filme pode ser encontrado no site http://imaginepeace.com/archives/15702 ou no YouTube. Yoko deixará o filme disponível na net até o dia 21 de agosto. A artista plástica explica que este é um esforço para encorajar e inspirar novos ativistas pela paz hoje, e também de mandar uma mensagem que John Lennon gostaria de enviar se aqui estivesse.


Fonte: JORNAL 24 HORAS

Nenhum comentário: