Translate / Tradutor

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Eu já vi esse filme antes

 ENVIADO PELO AURELIANO
Eu já vi esse filme antes. Em todas as eleições nós vemos a história se repetir e repetir. A oposição puxa temas que consideram estratégicos, a imprensa faz coro e o PT aceita a provocação e passa o tempo todo na defensiva e dando explicações, e quando reage, o faz dentro da pauta que lhe foi imposta.

Que o Serra é de direita e representa os anseios dos estratos mais reacionários da sociedade todo mundo já sabe há muito tempo, e antes dessa mudança de postura da campanha dele nós já apontávamos no que esse cidadão tinha se transformado com o tempo, no post Serra é o candidato da Direita.

Mas, nós estamos durante um período eleitoral e cá para nós, essa discussão de esquerda, direita, FARC, Chavez é tão inócua quanto qualquer um dos factóides formulados nos últimos oito anos. O eleitor que dará o voto que vai decidir as eleições já no primeiro turno não dá a mínima para essa discussão de 30 anos atrás, é a economia estúpido! As pessoas estão mais interessadas na sensação de bem-estar causada pela situação econômica do país, na quantidade de empregos, na capacidade de adquirir produtos que antes julgavam inacessíveis.

A quem interessa o debate desse tema inócuo em termos eleitorais e que só atrai uma parcela muito pequena da população? Só quem quer fugir das comparações dos governos Lula e FHC, que deveria ser o assunto principal abordado pelos petistas nesse momento de campanha. Para que dar sobrevida a esse assunto? A provocação feita acusando a campanha de Dilma de se esquivar de determinados assuntos é uma forma de impor a pauta que eles querem na marra, apelando para o orgulho dos tolos, que para “provar” que não estão fugindo fazem exatamente o que os adversários gostariam que eles fizessem.

Ninguém precisa brigar com o jornalista, até porque é isso que muitos deles querem, mas é só responder educadamente que esse assunto só interessa àqueles que não querem discutir os assuntos que realmente importam no debate eleitoral e, passar da defensiva para a ofensiva.

Quem tem que apontar os temas mais importantes para a  discussão, segundo os seus interesses, é a campanha de Dilma, e não ficar a reboque do que os outros tentam impor aceitando passivamente a pauta da oposição.Tá faltando na campanha de Dilma um discurso mais afinado e com definição de temas que sejam interessantes para a campanha serem abordados.

Abaixo alguns temas que podem ser explorados na campanha desse ano e estão sendo colocados para escanteio porque é a oposição quem está pautando a discussão:
  • Comparações entre governos Lula e FHC;
  • FHC está sendo escondido na campanha de Serra?;
  • As privatizações fracassadas e os preços dos pedágios tucanos;
  • As ADINS e demais ações do DEM contra políticas sociais do governo Lula como o PROUNI, o Sistema de Cotas Raciais e o Bolsa-Família;
  • As ligações do Serra com políticos envolvidos em escândalos recentes de corrupção como Arruda e Yeda Crusius;
  • Flashback relembrando a situação do país em 2002 quando os tucanos deixaram o país no fundo do poço depois de oito anos de desgoverno.
E deixa que eles fiquem falando sozinhos para os 5% que reprovam o Governo Lula.

Texto enviado para a lista dos Amigos do Frankilin Alves.

Nenhum comentário: