Translate / Tradutor

sábado, 28 de agosto de 2010

É preciso ter cuidado na manipulação nas eleições nos estados.

Caríssimos, devo concordar com o blog Os Amigos do Presidente Lula.  Há um cheiro de manipulação como aconteceu em anos anteriores. Vamos lembrar que nas eleições de 1998 o DataFolha tirou a Marta Suplicy do segundo turno com pesquisa manipulada para favorecer o PSDB. Por isso, muito cuidado, não devemos baixar a guarda e acreditar até o último minuto na vitória de nossos candidatos.

 Cheiro de maracutaia nas pesquisas estaduais

Pouco tempo atrás, Datafolha e Ibope andaram arrumando empates e até uma inusitada recuperação da vantagem de José Serra (PSDB) nas pesquisas presidenciais, tentando segurar a queda do demo-tucano.

Com a percepção popular de que havia maracutaia nas pesquisas, e com os institutos ficando desmoralizados, acabaram se ajustando à realidade, agora no mês de agosto, após o início do horário eleitoral na TV.

É aquela história: não dá para enganar a todos o tempo todo.

Mas os demo-tucanos estão vendo a Onda Vermelha, depois da arrastar a eleição presidencial, começa a atingir os estados, afetando as eleições de governadores, senadores e deputados.

Mercadante (PT/SP) e Netinho de Paula (candidato ao senado pelo PCdoB) mostram uma subida robusta. Os candidatos ao senado da base de apoio a Dilma, na Bahia, em Pernambuco e Rio de Janeiro, estão subindo rapidamente e tirando a liderança de antigos demo-tucanos.

E aí é que a maracutaia das pesquisas desponta nos estados, semelhante ao que aconteceu nas pesquisas presidenciais dos meses passados. Estão segurando a queda de Alckmin (PSDB/SP), a queda de Cesar Maia (DEMos/RJ), e outros. Há dúvidas se o candidato de Aécio, Anastasia não está sendo inflado.

Em alguns estados o Ibope e Datafolha estão batendo cabeça.

Para senador, no Rio de Janeiro, a pesquisa Globo/IBOPE colocou Cesar Maia (DEMos) na frente. Nem o Datafolha teve coragem de tamanho despudor.

O presidente Lula apóia, no Rio, Lindberg (PT) e Crivella (PRB, do vice José Alencar). A Globo quer eleger Cesar Maia (DEMos) e Picciani (PMDB), um ruralista, porque ambos tem perfil conservador e dócil com a emissora.

Lindberg (PT) está crescendo e deve ultrapassar Cesar Maia (DEMos). Crivella tem base eleitoral construída, pois foi um bom senador para o estado do Rio, não esteve envolvido em escândalos em seu mandato, foi fiel ao governo Lula no senado tanto quanto José Alencar foi na vice-presidência, e manteve relacionamento republicano no poder. Mas tem como obstáculo pouco tempo na TV, poucas inserções, e ainda uma absurda proibição do TRE de incluir a imagem presidente Lula (devidamente autorizada) em seu programa. Quem entende essa justiça eleitoral? O Serra que é adversário pode, o Crivella que é aliado não pode.

Independente dessa conjuntura, a pesquisa Globo/IBOPE, com César Maia em primeiro, está com forte cheiro de maracutaia.

Os números:

DATAFOLHA:

Marcelo Crivella (PRB): 37%
Cesar Maia (DEM): 32%
Lindberg (PT): 24%
Picciani (PMDB): 16%

IBOPE/Globo:

Cesar Maia (DEM): 33%
Marcelo Crivella (PRB): 30%
Lindberg (PT): 24%
Picciani (PMDB): 17%

O cheiro de maracutaia do Globope é tão forte, que os números de todos os candidatos batem. Só Crivella foi "derrubado", para deixar Cesar Maia na frente.

Nenhum comentário: