Translate / Tradutor

sábado, 28 de agosto de 2010

Vamos eleger os nossos senadores.



Pesquisas: no Senado, governo elegerá mais que o dobro da oposição
Publicado em 28-Ago-2010
ImageAs mais recentes pesquisas - Datafolha, CNT/Sensus esta semana, e a do IBOPE/O Estado de S.Paulo/Rede Globo publicada hoje -  trazem uma novidade: além de consolidar a dianteira de nossa candidata a presidente, Dilma Rousseff (governo-PT-partidos aliados) mostram que em apenas oito colégios eleitorais (Estados) pesquisados, das 16 vagas de senador em disputa os candidatos do governo ganharão de 9 a 12 vagas. Os da oposição elegerão menos da metade - de 4 a 5. Pelo Datafolha, na disputa para o Senado em São Paulo, Marta Suplicy (PT e mais 8 partidos aliados) continua liderando com 32% e chama a atenção a ascensão de Netinho (PC do B-PT-aliados). Ele subiu 7 pontos, chega agora a 24% e empatou com o ex-governador Orestes Quércia (PMDB), que tem 26%.
Image
Marta Suplicy
As mais recentes pesquisas - Datafolha, CNT/Sensus esta semana, e a do IBOPE/O Estado de S.Paulo/Rede Globo publicada hoje -  trazem uma novidade: além de consolidar a dianteira de nossa candidata a presidente, Dilma Rousseff (governo-PT-partidos aliados) mostram que em apenas oito colégios eleitorais (Estados) pesquisados, das 16 vagas de senador em disputa os candidatos do governo ganharão de 9 a 12 vagas. Os da oposição elegerão menos da metade - de 4 a 5.

O IBOPE divulgado ontem à noite e publicado hoje, ao consolidar a dianteira de Dilma, dá-lhe 24 pontos a frente de Serra, indicando que ela já tem quase o dobro da votação do candidato da oposição - 51% a 27%. O Datafolha divulga hoje sua pesquisa para o Senado em São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio, Minas, Bahia, Pernambuco e Brasília.

Pelo Datafolha, na disputa para o Senado em São Paulo, Marta Suplicy (PT e mais 8 partidos aliados) continua liderando com 32% e chama a atenção a ascensão de Netinho (PC do B-PT-aliados). Ele subiu 7 pontos, chega agora a 24% e empatou com o ex-governador Orestes Quércia (PMDB), que tem 26%.

Já o candidato tucano Aloysio Nunes Ferreira Filho (PSDB), que junto com Quércia é o candidato da dupla José Serra/Geraldo Alckmin (PSDB-DEM-PPS) tem apenas 9%. O senador Romeu Tuma (PTB), concorrendo à reeleição e alijado da coligação paulista PSDB-PMDB-DEM-PPS caiu de 23% para 16%.

Em São Paulo o candidato que usa o  nome Ciro continua sendo beneficiado pela confusão que criou de propósito de seu nome com o do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) e está ainda com 13%, mas em queda.

A batalha Estado a Estado


Nos demais Estados a surpresa é o crescimento de 11 pontos da comentarista política e jornalista Ana Amélia, do PP no Rio Grande do Sul. Com 44% das intenções de votos, ela lidera a disputa entre os gaúchos. Lá o ex-governador Germano Rigotto (PMDB) vem em 2º lugar com 42% e o nosso senador Paulo Paim (PT) tem 38%, o que indica uma disputa voto a voto até o dia 3 de outubro entre os três candidatos, sem previsão do resultado final.

No Rio continua a ascensão gradual, lenta e segura de nosso candidato ao Senado, Lindberg Farias (PT) agora com 24% e a queda - ainda que pequena - do senador candidato à reeleição Marcelo Crivella (PRB) de 40% para 37% e a do ex-prefeito César Maia (DEM-PSDB-PV-PPS) de 33% para 32%.

Os dados demonstram que estamos certos em priorizar agora as eleições para o Senado (e governos estaduais, Câmara dos Deputados e Assembléias Legislativas) e que temos chances reais de obter a maioria nos principais Estados do país.

A exceção a esse quadro continua sendo Minas onde os candidatos ao Senado, ex-governador Aécio Neves (PSDB), com 70% e o ex-presidente Itamar Franco, com 44%, continuam liderando a disputa. Mas Itamar perdeu 3º do Datafolha anterior para o atual. Registre-se, também, que o ex-prefeito de BH, nosso candidato a senador Fernando Pimentel cresce e já está com 25% dos votos.
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
blog do zéhttp://www.zedirceu.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=9931&Itemid=2

Nenhum comentário: