Translate / Tradutor

domingo, 1 de novembro de 2009

Quem eram os fanáticos religiosos no sertão?



(...) É chegado o momento para me despedir de vós; que pena, que sentimento tão vivo ocasiona esta despedida em minha alma, à vista do modo benévolo, generoso e caridoso com que me tendes tratado, penhorando-me assim bastantemente

(...) Adeus povo, adeus aves, adeus árvores, adeus campos, aceitai a minha despedida, que bem demonstra as gratas recordações que levo de vós, que jamais se apagarão da lembrança deste peregrino, que aspira ansiosamente a vossa salvação e o bem da Igreja.

Comentários de Olhos do Sertão: o paradigma da eliminação e da pobreza era necessário para manter o povo sob dominação. Nas igrejas os padres faziam a propaganda ideológica do conformis para manter a dominação. Não se questionava a pobreza e a miséria do Sertão. Tudo porque Deus quis assim. Era a vontade de Deus ter uma minoria com todas as oportunidades do Sertão e uma maioria de miseráveis dependentes das chuvas que nem sempre eram abundantes para manter as provisões de água e alimento no período seco.

Creio que o povo brasileiro precisa ver o sertão na região nordeste através de outras lentes, que não sejam as lentes da história oficial e mitológica da elite brasileira.   Para a mitologia da história oficial Canudos era um antro de fanáticos religiosos que se atreveram a trazer o Céu para uma parte do Sertão, isto porque uma elite perversa tinha tirado o inferno debaixo do chão e colocado em Terras Severinas.

Quem eram os fanáticos religiosos? Antonio Conselheiro ou padres colocando as hóstias na boca da elite perversa? Quem eram os loucos? De que lado estava o Estado brasileiro?

É fanático o povo que luta para que o Céu venha ao sertão. É fanático o povo vivendo em comunidades sustentáveis. É fanático o povo trabalha, luta pela sobrevivência. É fanático o povo, organizado em movimentos sociais, como o MST, que questiona a concentração de terra desde que aqui chegaram os portugueses. É fanático o povo que quer se tornar independente.

A elite, sempre perversa não ver tem a essência humana, são portadores da violência e da miséria no sertão. Conselheiro pagou com a vida sua insurreição contra o paradigama do abandono e da eliminação executado por cornonéis, padres e o próprio Estado caputurado por esta elite sem coração e sem alma.

Entendo que existe uma elite na luta dos afogados entre mídia e demotucanos para manter o paradigama do abandono e da eliminação do povo braisleiro. Vejam os legítimos represetantes desta elite perversa em São Paulo através do Serra, Kassab, FHC que lutam para manter esta situação. Vejam os movimentos sociais sendo criminalizados por Rede Globo, Band, Folha de São Paulo e outros assemelhados que chamam o governo Lula de populista porque priorizou políticas públicas para transformar este estado de coisas. De outro chamam os movimentos sociais de radicais e fanáticos. É a forma da mídia e elite de satanizar as lutas do povo brasileiro .

Nenhum comentário: