Translate / Tradutor

sábado, 7 de novembro de 2009

Lula anuncia o século 21 como o "século do Brasil"

Autor(es): CLÓVIS ROSSI
Folha de S. Paulo - 06/11/2009
 
Em Londres, presidente faz discurso ufanista para empresários, a maioria brasileira

Lula lista feitos do governo e reclama dos juros; Mantega diz que o Brasil seria mais competitivo que China com um câmbio mais favorável

Em Londres, presidente faz discurso ufanista para empresários, a maioria brasileira


O presidente Lula cumprimenta o espanhol Emílio Botín, presidente do banco Santander, em evento sobre o Brasil em Londres

Poderia ter sido apenas mais um momento "caixeiro-viajante", como o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva se definiu, para se referir a seu papel de "sair pelo mundo afora, abrindo novos mercados".

Mas o seminário Investindo no Brasil, promovido pelos jornais "Financial Times" e "Valor Econômico", em Londres, acabou por se transformar em um festival de ufanismo que só poderia terminar com Lula proclamando o século 21 como "o século do Brasil".

Começou com o ministro Guido Mantega anunciando previsões de que o Brasil saltará do nono lugar que ocupa hoje na economia mundial para o sétimo em 2011, o sexto em 2018 e o quinto em 2026.

O ministro entusiasmou-se tanto com a catarata de números positivos que despejou sobre o público -basicamente formado por empresários, mais brasileiros que britânicos ou europeus- que ousou comparar o Brasil com a China, há anos a grande vedete da economia mundial.

Mantega citou os desequilíbrios cambiais contra o real que já havia transmitido na véspera à Folha, para concluir: "Se não houvesse a sobrevalorização do real, a economia brasileira seria mais competitiva que a chinesa".
Houve espaço até para um momento poesia na voz de Roger Agnelli, o presidente da Vale, que contou ter perguntado a sua mulher, Andreia, por que alguém deveria investir no Brasil. "Porque o Brasil é lindo", respondeu ela. Lindo e "gostoso", completou ele: "O ambiente no Brasil hoje é gostoso".

A microeconomia também ganhou espaço, claro que elogiosamente, na boca de Luiz Carlos Trabuco Cappi, presidente do Bradesco, que citou recente caso de venda de 364 casas populares em apenas sete horas, para acrescentar: "Uma senhora disse, ao receber a chave, toda feliz, que agora poderia pedir uma pizza por telefone porque tinha residência".

Trabuco festejou o fato de que, ao terminar o dia, 6.000 novas contas bancárias teriam sido abertas no sistema financeiro brasileiro.

Até quem tinha queixas sobre a regulamentação para o pré-sal, caso de sir Robert Wilson, presidente do Grupo BG, acabou admitindo: "Querem saber? O governo fez bem em fazer como fez; é bom para o Brasil".
Emílio Botín, o patriarca do banco Santander, não deixou por menos: "Não tenho a menor dúvida de que São Paulo será um centro financeiro de referência mundial como Londres, Frankfurt e Nova York".
Nesse ambiente de euforia verde-amarelo, Lula, que é um permanente ufanista, não poderia deixar de produzir frases ribombantes, como a de que está havendo "uma revolução silenciosa no Brasil", caracterizada pela "recuperação da autoestima".

Revolução, no caso, não é figura de linguagem porque Lula atribuiu o fato de o Vietnã ter derrotado os franceses e os norte-americanos exatamente à autoestima de sua população.

O presidente leu todo um catálogo de realizações de seu governo, do Bolsa Família ao Luz para Todos, do crédito consignado à criação de 1 milhão de empregos formais neste ano, "enquanto milhões de postos de trabalho foram e estão sendo sacrificados nos países ricos", das reservas de US$ 230 bilhões até o anúncio de um PAC 2, "para que o próximo governante, quando assumir, já tenha um plano traçado e uma prateleira de projetos organizada".

Mas os momentos mais fortes de sua fala ficaram para os constantes improvisos em que abandonava o texto reproduzido em um miniteleprompter à sua frente. Neles, o presidente chegou a censurar George Walker Bush por ter deixado quebrar o banco Lehman Brothers, com todo o cortejo de consequências conhecido.

Lula aproveitou para rebater a frequente crítica de que os programas sociais do governo são populistas ou assistencialistas e que, no lugar deles, deveriam ser construídas pontes, viadutos ou estradas: "Eu também gostaria de construir tudo isso, mas uma ponte pode esperar um mês ou dois. Quem está com fome não pode esperar nem pode ter paciência. É a forma mais cruel de tortura".

Emendou dizendo que só lamenta não poder dobrar ou triplicar o valor do Bolsa Família, "até que os assistidos não precisem mais do Estado".

Uma única autocrítica (ou, mais exatamente, um muxoxo dirigido ao presidente do Banco Central, Henrique Meirel -les, também presente): "Confesso que gostaria que os juros fossem um pouco mais baixos".

Nenhum comentário: