Sete meses após ter sido batizado como "o cara" pelo presidente Barack Obama, o Presidente Lula regressa a Londres para receber um prêmio.
Numa enquete em seu site, a Chatham House perguntou aos internautas se achavam que o Brasil seria uma superpotência no futuro. Disseram que "sim" 56%; responderam que "não" 28% e 16% que não sabiam.
O jornal britânico "Financial Times" promove amanhã, o seminário "Investing in Brazil", a ser aberto pelo presidente Lula.
Chatham House diz ainda que, com o Presidente Lula, o Brasil "tornou-se crescentemente integrado à economia mundial e trabalhou para construir consensos em foros econômicos e comerciais multilaterais".
O seminário destaca o fato de que o Brasil superou a recessão mundial, "graças em parte a um sistema financeiro estável, a mercados liberalizados, a políticas fiscal e monetária aperfeiçoadas que controlam a inflação", além de recursos naturais e um "mix" exportador diversificado.
Tudo isso, mais a previsão de que o país cresça acima da média mundial, torna-o "uma região promissora para investimentos".
Lula ganhou o prêmio de 2009 da Chatham House, que vem a ser a sede do respeitado Royal Institute for International Affairs. A nota oficial da Chatham House, que você pode ler aqui diz,: Lula "é um motor-chave da estabilidade e da integração na América Latina".
No site Chatham House: Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente da República Federativa do Brasil, foi nomeado como o vencedor do Prémio Chatham House 2009
Ele é reconhecido por seu papel de liderança na contribuição para a resolução de crises regionais e para liderar a missão de estabilização da ONU no Haiti. Ele também desempenhou um papel central na criação do tratado constitutivo da União Sul-americana de Nações (UNASUL) e na capacidade de Cuba para ser integrado como um membro de pleno direito do Grupo do Rio, que foi criada para facilitar o diálogo político entre as nações latino-americanas .
Sob o governo Lula o Brasil se tornou cada vez mais integrada na economia global e tem trabalhado para fomentar o consenso em matéria de comércio multilateral e fóruns económicos. O Presidente Lula é ainda mais reconhecido para dar contribuição importante para a redução da pobreza no Brasil através de inovadoras e responsáveis de políticas económicas que têm mantido o equilíbrio fiscal evitando aumento da inflação, em apoio dos compromissos democráticos do país e objetivos.
Notável trajetória pessoal de Lula - a partir de começos humildes de metalúrgico em São Paulo, sindicalista e carismático líder político, e em seguida, estadista internacional - provas de suas qualidades de liderança excepcional. São essas qualidades que o ajudaram a reforçar as relações cordiais entre Brasil e no resto das Américas, e até com países do mundo.
O Presidente Lula estará em Londres nesta quinta-feira 5 de novembro para receber o seu prêmio em uma cerimônia na Sala de Banquetes, Whitehall. O Prêmio será entregue por SAR o Duque de Kent ,pelo senhor Mandelson, Primeiro-Secretário de Estado, Secretário de Estado para Negócios, Inovação e competências, e Lord Robertson of Port Ellen, presidente da Chatham House.
Nenhum comentário:
Postar um comentário