Translate / Tradutor

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

OUTUBRO: NOVO MARCADOR HISTÓRICO?

O mundo está literalmente pelo avesso. Talvez estejamos vendo o nascedouro de uma nova época. Jovens de todo o mundo estão contestando os governos de seus países. E sem nenhuma exceção estão sendo massacrados pela repressão. 

EUA, EUROPA, CHILE, etc, o neoliberalismo está sendo contestado, ninguém aceita mais esse receituário que só se aplica à pessoas mais pobre, maioria da população desses países. O momento é oportuno também, para o nascimento de novas lideranças jovens pelo mundo. 


Colapso do neoliberalismo passa a ser decidido nas ruas. Primeira semana de outubro reúne ingredientes de um ponto de mutação: greve geral na Grécia põe em xeque a solução ortodoxa para a crise; ascensão fulminante dos indignados nos EUA instala a contestação ao neoliberalismo no coração do sistema financeiro internacional e pauta a sucessão de Obama. Passeatas de desempregados na Espanha afrontam a rendição socialdemocrata aos 'livres mercados'. Radicalização política no Chile desmascara a 'direita moderna da AL' em sua vitrine mais festejada. A maior greve bancária brasileira em duas décadas desmente acomodação sindical e expõe lucros obscenos do poder financeiro.
(Carta Maior; 6ª feira,07/10/ 2011)

Nenhum comentário: