Translate / Tradutor

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Governo CID e Professores avançam nas negociações

Penso o segredo de governar é saber dialogar, mesmo em situação de greve. E era isso que eu estava esperando governador CID, ponderação e diálogo com a categoria de professores que já vem sendo maltratada por muito governos. 

Educação pública nunca foi prioridade de nenhum governo nesse país. Polícia em cima dos professores resolve? Autoritarismo resolve? Não, mas o diálogo, franco e aberto é um dos caminhos que se deve trilhar. 

Concordo, avançou-se muito em termos de condições materiais para os professores, mas agora é hora de investir no ser humano ( o professor, a professora). E é preciso desenvolver um plano de valorização do professor, com maior tempo para planejamento, estudo de um lado, de outro, melhor remuneração. 

E o governo CID poderá se orgulhar ao final dessa gestão de ter feito a revolução a partir do professor, da valorização profissional. E foi para isso também, que votei no atual governador, confiando em sua promessa de que a prioridade seria a valorização da educação pública. 

Reunio
O chefe do Gabinete do Governador, Ivo Gomes, e a secretária da Educação, Izolda Cela, se reuniram nesta quinta-feira (6), no Palácio da Abolição, com o comando de greve dos professores durante cinco horas e meia para definir um consenso em torno do fim da paralisação dos professores da rede pública estadual. 


Durante o encontro, houve avanço no diálogo entre as partes e foram apresentados, ao final, parâmetros para a negociação para o término da paralisação da greve nesta sexta-feira (7), quando acontecerá a assembleia da categoria. " Os professores do Ceará sairão da greve em condições melhores que os professores de todos os outros estados que fizeram greves", disse o secretário Ivo Gomes. Participaram da reunião 11 representantes dos professores, o deputado federal Artur Bruno, o deputado estadual Lula Morais e o ex-vereador Rogério Pinheiro.

Os parâmetros definidos na reunião para a negociação e que constam em ata são os seguintes:

- A negociação tem como parâmetro inicial a Lei 12.066, atual plano de cargos e salários dos professores cearenses;
- Ganho real para toda a carreira, destacando-se o salário inicial do professor, valorizando-se o professor em início de carreira;
- Valorização da pós-graduação, especialistas, mestres e doutores, mantendo proporcionalidade entre os níveis;
- Reafirmação do compromisso de implementação do um terço hora atividade extra-classe a partir de 2012 de forma escalonada;
- Realização de concurso público em 2012 para contratação de professores;
- Descompressão da carreira de professores;
- A comissão de negociação, juntamente com o Governo Estadual, trabalhará com vista a um plano de ganho real no plano de cargos e carreira, a exemplo da metodologia utilizada aos professores das Universidades Estaduais;
- A regência de classe será baseada no vencimento base de cada nível incidindo em termos percentuais;
- Retorno da Gratificação de Incentivo Profissional;
- O Interstício entre os níveis será anual com percentual a ser definido em negociação;
- As diretrizes e princípios da mensagem do ensino médio aprovada na Assembleia Legislativa não serão aplicados na proposta a ser elaborada.

Essa foi a sexta reunião entre a categoria e o Governo nos últimos 60 dias e foi mais uma clara demonstração da disposição do Estado para o diálogo, buscando sempre o entendimento e reiterando o seu compromisso com a educação. Os investimentos na área cresceram mais de 100% de 2006 a 2010, passando de R$ 1,4 bilhão para mais de R4 3 bilhões. Em cinco anos, o Governo deu aumento real acima da inflação para os professores, contratou cerca de 4 mil novos profissionais e, atualmente, não há nenhum professor que receba abaixo do piso nacional.

06.10.2011
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)

Nenhum comentário: