Translate / Tradutor

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Aviso aos paulistanos: este trem foi superfaturado em uma licitação fraudulenta.


247 - "Este trem foi superfaturado em uma licitação fraudulenta". Placas, idênticas às institucionais, com esta declaração, que faz referência direta ao escândalo do propinoduto tucano paulista (superfaturamento das licitações do metrô de São Paulo que teria beneficiado políticos do PSDB), estão sendo coladas por anônimos nos metrôs de São Paulo. Não se sabe a autoria da ideia, mas ela está sendo difundida através das redes sociais e já há sites, como o Fanzine Urbano, que oferecem a opção de baixar o arquivo e estimulam seu compartilhamento. A mensagem já tem mais de 5 mil compartilhamentos na internet.

"Até estou procurando o verdadeiro autor. Queria me explicar e contar que refiz a arte para as pessoas espalharem", diz o designer gráfico André Buika, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, que recriou a imagem em alta resolução. Ele ofereceu duas versões da mensagem em seu site porque "acredita na intervenção urbana como forma de protesto". O blogueiro Aldine Paiva, 36, que publicou o link para a imagem e registrou 10.000 visualizações em 24 horas, também não faz ideia de quem seja o autor original. "A ideia é que o máximo de pessoas reproduza, baixe, imprima e cole por si mesma", diz. "É bacana usar o layout do próprio metrô."
Em nota, o metrô diz que "é contra ações que causem danos ao patrimônio público, por isso já tomou as medidas necessárias para retirar os adesivos e evitar que voltem a ser colocados". E afirma que "não se trata de cercear a liberdade de expressão, mas zelar pela conservação dos trens".

Nenhum comentário: