Translate / Tradutor

domingo, 28 de setembro de 2014

Carta de Moniz Bandeira aponta que a Open Society Foundation, do magnata George Soro é quem financia Marina.

Arquivo
Um texto para ser lido por todos os patriotas brasileiros. O perigo ronda o Brasil e suas conquistas sociais.

Em nova carta, Moniz Bandeira volta a advertir líder do PSB sobre Marina Em nova carta ao presidente nacional do PSB, o cientista político Luiz Alberto Moniz Bandeira voltou a advertir sobre os riscos da candidatura Marina Silva 0 A A+ Redação



O ódio visceral da Veja contra o PT, Lula e Dilma tem explicação. Entenda os motivos.

outdoor_veja_alckmin

Outdoor da Editora Abril veiculado entre o primeiro e o segundo turno das eleições de 2006, com a capa de ‘Veja’, uma foto de Geraldo Alckmin (PSDB), então candidato à Presidência da República, e a manchete positiva: ‘O desafiante’. A campanha publicitária foi proibida, na ocasião, pela Justiça Eleitoral

Os motivos por trás da guerra de Veja contra o PT’

‘Você está vendo estas capas aqui? Esta é a única oposição de verdade que ainda existe ao PT no Brasil. O resto é bobagem. Só nós podemos acabar com esta gente e vamos até o fim.’ A declaração foi feita por Roberto Civita a Eduardo Campos, em meados de 2012

sábado, 27 de setembro de 2014

Marina e Aécio são excelentes candidatos para os EUA e Europa. Para o Brasil, o melhor é Dilma.

Não tenho a menor dúvida de que Aécio e o seu PSDB é o melhor candidato à presidência do Brasil, para os Estados Unidos e Europa. Emerson Dasmaceno

Gilson Caroni:Jovens, muito orgulho de vocês

Jovens, muito orgulho de vocês

Por Gilson Caroni Filho*
Não costumo comentar pesquisas, mas a de ontem (26/09/2014), do Datafolha, me obriga a abrir uma exceção. Dilma cresceu nas pesquisas com intenções de voto que migraram de Marina para ela. Os analistas da grande imprensa rapidamente arrumaram uma explicação: “a candidata da Rede perdeu votos nos extratos mais pobres”.

Os intereses dos EUA na eleição de Marina vão além dsa eleições. Entenda.



Os EUA não conseguem mais com tranquilidade buscar petróleo no Oriente Médio. Os EUA precisam de petróleo. Várias guerras que os EUA ajudaram a criar no Oriente Médio, estão atrapalhando. Além disso, para buscar petróleo no Oriente Médio, um navio leva 71 dias, ida e volta. Isso encarece o preço dos refinados. 

Marina busca "parcerias", mas nenhum país que se submeteu aos interesses dos EUA teve "sorte".

Madureira, zona norte do Rio, em 25 de setembro
A candidata à presidência Marina Silva, do PSB, explora novos laços com os Estados Unidos, na visita nesta sexta-feira a Washington acompanhada de um de seus assessores, que defendeu a possibilidade de alianças comerciais e energéticas entre os dois países. 

Marina Silva – Parte de plano para desestabilizar o Brasil

Washington lançou campanha de propaganda em grande escala em apoio a Marina Silva, candidata às eleições presidenciais no Brasil, pelo Partido Socialista Brasileiro. Continuam a repetir que a vitória dela é garantida no segundo turno. Leia mais aqui

Marina e sua política nova revestida pelos interesses dos EUA e da direita reacionária. Os franceses já entenderam.



Os franceses já entenderam. A edição desta semana da revista francesa L’Humanité (link is external) descreve a candidata do PSB à presidência, Marina Silva, como nouvelle droite brésiliene (Lê-se nuvéli drroá brréziliêne). Em bom português: a nova direita brasileira.

Conheça a proposta de Dilma de combate à impunidade.



O governo Dilma já mostrou compromisso e ações contra atos ilícitos. Mas a presidenta quer ampliar ainda mais o combate à impunidade, principal combustível da corrupção.

Marina Silva e sua proposta de polítca externa de acordo com as diretrizes dos EUA.

Agência Brasil
Samuel Pinheiro Guimarães: EUA apostam em Marina 06/09/2014 - -Carta Maior - Samuel Pinheiro Guimarães: EUA apostam em Marina Eleição de Marina seria a vitória de um modelo diplomático alinhado aos EUA, similar ao que tivemos nos anos 90, diz embaixador Samuel Pinheiro Guimarães.

Votar na Marina é votar contra a soberania do Estado brasileiro.


Amigos(as), o texto faz sentido. E peço aos amigos e amigas que façam a leitura na íntegra com muita atenção. Vejam bem: o Brasil nunca foi tão soberano e nunca viveu uma fase de grande desenvolvimento como agora. Leia o texto na íntegra aqui e compartilhe para os jovens brasileiros que amam este país. http://www.institutojoaogoulart.org.br/noticia.php?id=12003

Marina Silva e sua proposta para uma políica externa subserviente aos interesses dos EUA.

 
SE LIGA BRASIL Marina vai aos EUA buscar parcerias, está tramando golpe contra Brasil. http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/marina-vai-aos-eua-em-busca-de-novas-parcerias/ … …
Isto é, Marina acena para os EUA que toparia a Aliança do Pacífico, ALCA e detonaria o Mercosul e aliança do Brasil com os Brics. Tudo o que os EUA querem.
E o Brasil do povo braisleiro com Dilma na presiência.
http://www.institutojoaogoulart.org.br/noticia.php?id=12003
O Brasil vai-se convertendo em estado soberano, forte e autoafirmativo, com grande influência no Hemisfério Ocidental, em posição de desafiar a influência dos EUA. Os debates em Washington fazem-se por trás dos panos, mas uma coisa é evidente: os EUA querem muito trocar a presidenta Dilma Rousseff por alguém mais servil. Marina Silva parece servir esse propósito. 

L’Humanité e imagem da nova direita no Brasil representada pela Marina.

 
Um internauta atento nos repassa a informação de que o L’Humanité, um dos principais jornais da esquerda francesa, fundado em 1904, com papel importante no apoio à Resistência contra o nazismo, durante a II Guerra, publicou uma reportagem especial sobre a campanha eleitoral brasileira.

Governo Dilma deu certo. O Brasil tem uma das menores taxas de desemprego no mundo.


A taxa de desemprego no Brasil é uma das menores do mundo e a menor dos últimos 12 anos. A Rede Globo não divulga isso e muitos brasileiros acreditam que vivemos no pior país do mundo. Nesse governo foram criados mais de 5milhões de empregos. E na educação mais de 18 universidades. E você? O que diz disso? Votamos em Dilma porque ela cuidou melhor do povo brasileiro, enquanto no mundo milhões estão desempregados pela crise financeira.

Marina pretende se eleger sem explicar à Justiça Eleitoral a propriedade do jatinho




por Enock Junior
MUITO IMPORTANTE , POR FAVOR LEIAM;
ESTÃO QUERENDO ROUBAR O NOSSO DINHEIRO, O DINHEIRO DO CONTRIBUINTE.
O PSB, partido da Marina Silva, esta solicitando ao governo federal que a fatura de mais de 35 milhões, do acidente em Santos seja pago pelo contribuinte, isto é, nos vamos pagar o estrago do acidente do jatinho do Eduardo Campos.

Marina, é parte do plano dos EUA? Confira.



 O Brasil vai-se convertendo em estado soberano, forte e autoafirmativo, com grande influência no Hemisfério Ocidental, em posição de desafiar a influência dos EUA. Os debates em Washington fazem-se por trás dos panos, mas uma coisa é evidente: os EUA querem muito trocar a presidenta Dilma Rousseff por alguém mais servil. Marina Silva parece servir esse propósito.
Amigos(as), o texto faz sentido. E peço aos amigos e amigas que façam a leitura na íntegra com muita atenção. Vejam bem: o Brasil nunca foi tão soberano e nunca viveu uma fase de grande desenvolvimento como agora. Leia o texto na íntegra aqui e compartilhe para os jovens brasileiros que amam este país.

A batalha pré-eleitoral está-se convertendo em batalha feroz. Marina Silva não tem tempo a perder, e a carga está-se tornando pesada. Conforme mudem os números das pesquisas, a candidata Marina muda suas declarações e ‘plano’ de governo. Já teve de explicar o que dissera antes, sobre reduzir a produção de petróleo em áreas chamadas “pré-sal”, abaixo do leito do oceano. Manifestou-se contra casamentos homoafetivos no passado; de repente, virou apoiadora. 

“Marina Silva, a nova direita brasileira”, hoje nas páginas de L’Humanité


Lá fora os franceses sabem e conhecem a nova direita brasileira mascarada pelo discurso da nova política  e da ética.  Se os jovens olharem com atenção seu programa de governo e sua turma do bem, perceberão que o conteúdo está recheado de gente da ARENA - partido de sustentação dos governos militares - gente do PSDB que defende mais privatizações, desemprego, aumento de juros e redução das políticas sociais do governo de Lula-Dilma-PT.  Veja o texto abaixo. 

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Por que os jovens votam na Marina? Confira os apoios dos jovens.

As conversas de Serra e Marina e suas articulações politicalhas com a direita.

WikiLeaks: Marina era a aposta de Serra


Reproduzo artigo de Miguel do Rosário, publicado no blog Gonzum:

Mensagens do consulado do Rio de Janeiro vazadas pelo Wikileaks revelam que Serra apostava em Marina Silva, do PV, como seu grande trunfo para vencer Dilma Rousseff nas eleições de outubro de 2010. O cônsul americano informa ter mantido produtivo bate-papo com o colunista da Veja, Diogo Mainardi, que lhe contou acerca de uma conversa dele com o então governador de São Paulo, José Serra.

Por que as pessoas têm vergonha de dizer que é de direita e votam no PSDB? Confira o vídeo.

Por que esta gente odeia o PT, Lula e Dilma? Confira e compartilhe.


- Comentário repugnante de Luiz Carlos Prates: "Hoje, qualquer miserável tem um carro", culpa do "Governo espúrio que popularizou o automóvel".
- Fato: grande parte da elite brasileira não aceita que os pobres acessem bens, produtos e serviços que, antes, só ela tinha.
Obs. Após a polêmica do comentário, Prates foi demitido da afiliada da Globo e, atualmente, está no SBT.
-> Vídeo comp
leto do comentário dele no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=uwh3_tE_VG4

Neca Setúbal para o Bloomberg: "O mercado é contra Dilma" e está apostando em Marina, que tem convicções sérias"

 
Por que banqueira afirma que Marina tem convicções sérias? E o que são estas convicções sérias? O que Marina está prometendo ao "Deus Mercado" utilizando Deus como justificativa? E que o "Deus Mercado" trouxe para as famílias após a crise financeira de 2008?
Por que os bancos e o "Deus Mercado" que trouxeram dores, lágrimas, desemprego, fome para milhares de famílias pelo mundo, estão apoiando Marina? Veja a resposta da herdeira e dona do Itaú que recebeu participações do Banco em quatro anos - 56,5milhões. 

Confira manifesto dos artistas pró-Dilma. Veja a lista de assinaturas.

artistas_com_dilmaartistas_com_dilma_manifesto

Artistas e intelectuais assinam manifesto pró-Dilma; confira a íntegra e a lista de assinaturas - Muda Brasil

MANIFESTO DE ARTISTAS E INTELECTUAIS

A PRIMAVERA DOS DIREITOS DE TODOS:
GANHAR PARA AVANÇAR

Os brasileiros decidem agora se o caminho em que o país está desde 2003 é positivo e deve ser mantido, melhorado e aprofundado, ou se devemos voltar ao Brasil de antes – o do desemprego, da entrega, da pobreza e da humilhação.

Marina se aliou ao "Deus Mercado" e FHC será uma espécie de ministro das relações internacionais(EUA).



Amigos(as), nestas eleições o que está em jogo é projeto liderado por Lula e Dilma que transformou o Brasil e que o colocou como protagonista no mundo. Vencemos as ideias neoliberais em 12 anos de governo do PT. Ninguém nem se lembra mais do FMI e outras questões mais. 

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Segundo a ONU, o Brasil virou sinônimo de combate bem sucedido à pobreza

ONU é só elogios ao Brasil em relatório internacional. Confira.

Sobram elogios ao país no relatório da ONU sobre desenvolvimento humano. Brasil virou sinônimo de combate bem sucedido à pobreza, mostram trechos selecionados.

Frei Beto: voto na Dilma porque sua política externa soberana coloca o Brasil como protagonista no mundo.



Ontem falei para alguns jovens que as escolhas políticas devem ir além das pessoas, mas de ideias, projetos e planos. As discussões sobre a autonomia do Banco Central interessam a todo o brasileiro porque isso vai mexer com a vida das pessoas. E por isso, concordo com Frei Beto porque acredito que uma das coisas boas deste governo é sua política externa soberana que coloca o Brasil como protagonista no mundo. Veja o que diz Frei Beto. 

Cantor Otto, eu tô com Dilma pela democracia, pela justiça social que foi feita nesse país


"Eu tô com Dilma pela democracia, pela justiça social que foi feita nesse país, pelas mudanças realmente palpáveis." afirmou o cantor Otto em entrevista exclusiva pro Muda Mais. E destacou o processo histórico que o Brasil passou nos últimos anos: "Não há quem não sinta na pele que esse país evoluiu. É esse país que eu quero. Eu tô com essas pessoas. Tô com esse Brasil desenvolvido."

professor Alfredo Bosi, por que voto na Dilma?


Bosi: porque a Dilma aumentou o número de empregos formais e está evitando os males do desemprego

O professor Alfredo Bosi, autor de clássicos como “A Dialética da Colonização”, “Ideologia e Contra Ideologia”, e o best-seller “História Concisa da Literatura Brasileira”, além de editor da publicação “Estudos Avançados”, do Instituto de Estudos Avançados, da USP, formulou onze motivos para votar em  Dilma:

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

As 13 razões para reeleger Dilma



Por Frei Betto, no site da Adital:

1- Apesar das mazelas e contradições do PT e do atual governo, votarei em Dilma para que se aprimorem as políticas sociais que, nos últimos 12 anos, tiraram da miséria 36 milhões de brasileiros.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

A estudante Andria Silva e seus motivos para votar em Dilma. Confira e compartilhe


Texto de Andria Silva - To com vontade de escrever e falar tudo o que acho sobre o que a nossa presidente está passando , vou escrever
Confira aqui o seu na rede social.
Eu sou Andria , tenho 19 anos e moro em uma pequena cidade do Ceará chamada Russas , com cerca de 70 mil habitantes, cresci assistindo horário político e sempre observando todos os candidatos, sempre gostei de causas sociais. 

um Brasil Invisível que merece reflexão e questionamentos dos jovens brasileiros. Confira.


Hoje, no almoço me encontrei com duas jovens universitárias da comunidade de Tomé - Limoeiro do Norte. Elas disseram que não votam na Dilma argumentando que ela gastou o dinheiro da saúde e da educação na Copa; que criou a "Lei do Aborto", do "Casamento Gay", o "Bolsa para Prostituta", o "Bolsa Presidiário" e que o país está muito ruim. 

Dilma: ser contra o pré-sal é ser contra o Brasil e o futuro da juventude brasileira.


Não seja tolo e não se deixar enganar: autonomia do Banco Central de Marina está ancorada nas ideias neoliberias que faliram o Brasil na era FHC-PSDB.

Arquivo
A autonomia do Banco Central: o ouro de tolo da oposição O Senador Aécio Neves e o ex-governador Eduardo Campos defenderam no fórum empresarial de Comandatuba a autonomia do BC como arma para combater a inflação. Claudio Puty (*)- Carta Maior

Marina Silva defende a autonomia do Banco Central: entenda por que isso é ruim pra você


Marina Silva defende a autonomia do Banco Central: entenda por que isso é ruim pra você - Muda Brasil



Marina Silva afirmou hoje no debate do SBT que defende a autonomia do Banco Central. É isso mesmo! E você sabe o que isso significa?
Cabe ao Banco Central gerir a moeda, o crédito e as taxas de juros. A forma de gestão dessas ferramentas de controle da política monetária interferem diretamente na vida econômica do país, afetando o dia-a-dia das pessoas.

Quais os interesses que Marina e Aécio defendem na questão da autonomia do Banco Central?

A falácia da autonomia do Banco Central
A falácia da autonomia do Banco Central Com o movimento de financeirização da economia e a centralidade da moeda nas relações econômicas, o debate internacional sobre a tal autonomia do Banco Central é recorrente. Há publicação de estudos que associavam baixas taxas de inflação à autonomia dos bancos centrais em relação aos governos centrais. Penso que esse “dilema” é na verdade uma falácia, pois essa tal autonomia que se defende é em relação a que? Pedro Benedito Maciel Neto*


O que significa a autonomia do Banco Central em sua vida? Entenda, antes que seja tarde.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Assim como Marian, milhares estão mudando de opnião.

Captura de Tela 2014-09-03 às 14.18.35

 Estou  compartilhando excelente texto sobre mudanças. Assim como Marina, milhares estão mudando de opinião. E se você ler este texto até o final, tenho certeza que também mudará de opinião.

 

domingo, 7 de setembro de 2014

Dobradinha mídia/MP afronta o Brasil

Por Bepe Damasco, em seu blog:
Em qualquer lugar do planeta, o procedimento da delação premiada é cercado por rigoroso segredo de justiça. No Brasil, embora formalmente se exija o sigilo, ele é quebrado com frequência ao sabor dos interesses político-eleitorais do monopólio que controla a comunicação no Brasil . Examinemos o caso do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa. À cata de um fato capaz de interferir no processo eleitoral deste ano, a revista Veja (sempre ela) confessa que teve acesso à parte do depoimento de Paulo Roberto Costa ao Ministério Público Federal do Paraná, no qual teria delatado parlamentares e governadores. Ou seja, confessa a ilegalidade a céu aberto.O sigilo de justiça é quebrado com o nítido objetivo de jogar uma boia de salvação para o candidato preferido do PIG e do mercado, o tucano Aécio Neves, e vida que segue como se nada tivesse acontecido.

Altamiro Borges: “Processo de Aécio contra 66 tuiteiros comprova que ele é um grande censor”

miro-borges-barao-de-itarareaecio-neves
publicado em 7 de setembro de 2014 às 17:01
por Conceição Lemes - Viomundo
O senador Aécio Neves, candidato do PSDB à Presidência da República, adora posar na grande mídia como defensor da liberdade de expressão.
A sua prática, porém, é outra. O caso mais emblemático da sua real postura é o do jornalista Marco Aurélio Carone, do Novo Jornal, preso em Belo Horizonte (MG), desde janeiro.

Delação de Costa é batata “quentíssima” para o PSB, para Marina e para a mídia


Os jornais estão cheios de dedos diante deste escândalo provocado pela estranhíssima “delação premiada” de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras.

Criança Esperança, a "Bolsa Globo"

Por Nirlando Beirão, na revista CartaCapital:

A campanha Criança Esperança chegou ao fim, mas você, se não o fez, ainda pode doar um dinheirinho para esse frenético jamboree de caridade midiática que – a Globo apregoa – beneficiará 48 mil crianças e adolescentes de todo o País. -

“Marina: Delação sobre Campos é ‘ilação’, contra os outros, condenação”

Paulo Roberto Costa e Eduardo Campos


publicado em 6 de setembro de 2014 às 23:15


Fernando Bezerra Coelho (irmão, cunhada e sobrinho receberam dinheiro do doleiro Alberto Yousseff), Paulo Roberto Costa e Eduardo Campos - Viomundo
Marina diz que delação sobre Campos é “ilação”. E para os outros, condenação
por Fernando Brito, no Tijolaço
A reação de Marina Silva, hoje,  ao noticiário sobre a suposta delação feita pelo ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, na qual Eduardo Campos seria um dos implicados, na cobrança de propina por obras, mostra como a neocandidata do PSB sentiu o golpe naquele que, embora nunca tenha sido, tornou-se santo de seu altar por conveniência eleitoral.

Carreira “política” de Costa na Petrobrás começou na era tucana

costa
O Tijolaço teve acesso a um documento que traz informações que a mídia tem sonegado à população brasileira. Tem sido vendido à opinião pública que Paulo Roberto Costa, agora no epicentro de um escândalo de corrupção, teria começado sua carreira na Petrobrás em 2004, quando foi nomeado diretor de abastecimento. 

Aécio comemora escândalo da “Veja”: segundo avião a cair sobre a campanha?

carta-capital-2006

Rodrigo Vianna: Aécio comemora o novo escândalo da “Veja” - Viomundo

publicado em 7 de setembro de 2014 às 13:55
Aécio comemora escândalo da “Veja”: segundo avião a cair sobre a campanha?
“O escândalo da Petrobras – que nesse momento serve aos interesses de Aécio Neves – mostra a necessidade de uma Reforma Política urgente. PSDB, PT, PSB, PP, PMDB: todos parecem usar meios ilegítimos de financiar suas campanhas. Constituinte Já!

O vice pseudo-revolucionário de Marina

Por Altamiro Borges
Diante das críticas às fragilidades de Marina Silva – que não teria base parlamentar para sustentar suas posições e chegou a ser comparada a Jânio Quadros e Collor de Mello –, o seu vice na chapa, o deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), deu uma de revolucionário e afirmou que ela irá “governar com a força das ruas”. Em concorrida entrevista à imprensa, o novo bolchevique disse: “Depois de eleger Marina, temos de ir às ruas para dar a ela a cobertura para que possa exigir do Congresso as mudanças necessárias ao país”. Entre outras mudanças, o vice citou a reforma política e a reforma tributária e garantiu que o seu governo “não vai cacifar as velhas raposas” da política.

Por que o Clube Militar apoia Marina? Somente por seu apoio contra rever a Lei da Anistia?

Clube Militar-001

Clube Militar apoia Marina; 2 dias antes ela disse ser contra rever Lei da Anistia

publicado em 5 de setembro de 2014 às 13:03
Da Redação - VioMundo.
O  Clube Militar do Rio de Janeiro divulgou uma nota (abaixo, na íntegra) de apoio a Marina Silva, candidata do PSB à presidência da República.
Formado por oficiais da reserva conservadores, a nota do Clube Militar afirma que  Marina é uma “esperança de algo novo e diferente, que rompa com a tradição negativa representada pelos atuais homens públicos”. O texto é assinado por Clovis Purper Bandeira, editor de Opinião do Clube Militar

Os 66 perseguidos de Aécio

Do site Muda Mais:

O candidato à presidência pelo PSDB, Aécio Neves, parece mesmo não entender nada sobre liberdade na internet, participação social e democracia. Após perseguir politicamente a jornalista Rebeca Mafra, do Canal Brasil, que recebeu um mandado de busca e apreensão por supostamente causar "crimes contra a honra" do candidato na rede, o tucano voltou à baila. Agora, chegou a vez de Aécio processar 66 perfis no Twitter, dentre eles, os deturquim5(link is external), Pablo Villaça(link is external), Altamiro Borges(link is external) e Antonio Mello(link is external),além dos perfis doDiário do Centro do Mundo(link is external) e do Seja Dita Verdade(link is external) por "disseminação de mentiras e ofensas" contra ele.

Programa eleitoral de Dilma que todo o povo brasileiro deveria conferir na íntegra para entender este Brasil.

Dilma enfrenta o império da Globo e sabe agora é preciso muito mais do que controle remoto nas mãos.



Espero que ao final desta vitória difícil, Dilma possa fazer uma grande reflexão de que é preciso tirar a Ley dos Médios das mãos que governaram o pais com o controle remoto.

Carta Maior: O pior da crise da água em São Paulo ainda está por vir

Arquivo
O pior da crise da água em São Paulo ainda está por vir, alertam especialistas rios e reservatórios de São Paulo estão com níveis abaixo do normal e, em agosto, cerca de 2,1 milhões de pessoas estavam submetidas a racionamento de água  Daniella Cambaúva- Carta Maior

São Paulo - O Sistema Cantareira, um dos maiores sistemas produtores de água do mundo e o mais importante da Região Metropolitana de São Paulo, está há oito meses recebendo um volume de água mais baixo do que sua mínima histórica. 
 Importantes rios e reservatórios do estado de São Paulo estão com níveis abaixo do normal e, no mês de agosto, aproximadamente 2,1 milhões de pessoas estavam submetidas a racionamento oficial de água. Esse número equivale a 1 em cada 20 habitantes do estado, com cortes diários no fornecimento que podem durar de quatro horas a dois dias. E esta situação ainda pode piorar, caso não chova a quantidade de água que o governo estadual espera nos próximos meses, afirmam especialistas em recursos hídricos durante debate sobre o tema realizado na quinta-feira (4).

O evento faz parte do "Ciclo de Debates: desafios paulistanos", uma série de encontros realizados pelo mandato do vereador Nabil Bonduki (PT) para discutir os principais problemas de São Paulo e soluções para cada caso. A edição “crise da água” aconteceu na Associação Casa da Cidade, localizada na zona oeste de São Paulo. Compuseram a mesa o vereador Nabil, que é relator do Plano Diretor da cidade, Marussia Whately, arquiteta, consultora em recursos hídricos e sustentabilidade, colaboradora do Instituto Socioambiental, Mário Reali, arquiteto e urbanista, ex-prefeito de Diadema, já foi deputado estadual e é candidato a deputado federal (PT-SP), Ricardo Brandão Figueiredo, Secretário Adjunto de Meio Ambiente e Edson Aparecido da Silva, sociólogo, Coordenador da Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental e mestrando em Planejamento e Gestão do Território.

A arquiteta Marussia afirmou que “estamos vivendo uma das piores – talvez a pior crise – pela qual São Paulo já passou”. Segundo ela, esta é uma crise “relacionada à estiagem, com último verão muito seco. Essa crise hoje tem uma questão de estresse hídrico [relação entre a disponibilidade natural e os diversos usos que se faz da água] muito grande na Bacia do Tietê, que é onde nós estamos, estamos na cabeceira do Tietê, mas já toda a região da Bacia do Tietê, a hidrovia do Tietê-Paraná está parada há quatro meses porque o rio está seco. A região de Piracicaba e Campinas e outras cidades, também aqui em São Paulo, estão na iminência do desabastecimento”.

Para além dos impactos do racionamento em atividades domésticas cotidianas, Marussia questionou qual será o impacto econômico da escassez da água em escritórios, restaurantes que, por questões elementares de higiene não podem ficar sem água, e em outros estabelecimentos comerciais. “Qual é o impacto econômico de você pegar uma região como Campos Elísios, região central de São Paulo, e ficar três dias da semana com escritórios, restaurante, manicure, sem poder trabalhar porque não tem água?”, argumentou.

Segundo ela, é preciso reverter a falta de transparência e de participação da sociedade na gestão dos recursos hídricos que levaram a essa crise. “O sistema de recursos hídricos nacional e do estado de São Paulo, que foi pioneiro em envolver prefeituras, estados e sociedade,.. o que a gente vê nos últimos anos é um desmantelamento desse sistema, os comitês de bacias têm uma importância cada vez menor e estão participando cada vez menos”.

“Como podemos sair dessa? Primeiro, precisamos assumir que temos uma crise”, completou Marrusia: “À medida que não temos informações qualificada e acessível, fazemos com que o uso da água pela sociedade seja mais irresponsável”.

Já de acordo com Nabil, algumas medidas poderiam ser tomadas antes de a situação chegar ao nível em que está. O racionamento, por exemplo, deveria ter sido feito de maneira mais leve quando ainda não havia um nível de escassez tão alarmante. O vereador, que é também professor titular do Departamento de Planejamento da FAU-USP e um dos membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada para apurar as irregularidades no contrato da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) com a Prefeitura da capital, assinado em 2010, ressaltou os impactos econômico e sanitário que essa crise vai está gerando.

Nabil questionou ainda qual deve ser o papel da administração municipal neste contexto e qual ação ela precisa ter. Neste sentido, questões de médio e longo prazo foram incluímos no Plano Diretor Estratégico, sancionado em 31 de julho de 2014. Em seu texto, o Plano Diretor estabelece a “universalização do saneamento ambiental, por meio da expansão da rede de água e esgoto e de outras tecnologias adequadas a cada caso”; além da “manutenção e recuperação dos serviços ambientais prestados pelos sistemas ambientais existentes, em especial aqueles relacionados com a produção da água”.

Estava presente também Ricardo Brandão Figueiredo, Secretário Adjunto de Meio Ambiente, que afirmou ironicamente que “há uma seca de neurônios na gestão estadual. Porque não é crível que estejamos passando por isso. Não pode ser normal”.

“Estamos encarando o Plano Diretor como o novo marco regulatório ambiental da cidade de São Paulo e o papel da CPI deve levantar um bom debate sobre este assunto”.

A herança deste trabalho deve ser uma noção clara de futuros contratos da Prefeitura com a Sabesp para tentar mudanças contratuais que permitam autonomia maior, além de aliar educação ambiental necessária para as próximas gerações.

Para o debatedor Edson Aparecido da Silva, a causa da crise, apesar das altas temperaturas, da falta de chuvas e do consumo, deve-se ao fato de que muitos pontos do plano do governo para a gestão da água não foram cumpridos. Durante sua exposição, Edson explicou como funciona o sistema hídrico no estado e ressaltou os baixos níveis de armazenamento de água nas represas do sistema Cantareira, que estavam com apenas 16,9% de sua capacidade em 25 de fevereiro, o mais baixo desde sua instalação.

Citando o plano do governo estadual de 2002, revisado em 2006, exemplifica que, entre os projetos não cumpridos está elaboração de planos que evitassem uma crise hídrica, bem como a necessidade de incorporação, na gestão, de planos de segurança da água e medidas de segurança. Houve ainda carência de investimentos que buscassem novas fontes de abastecimento. Neste caso, a ausência de planos de contingência para atendimento da demanda em situação de crise interferem de forma significativa nos problemas de abastecimento de água. “Nós não temos um plano de contingência para caso acabe a água, que era para ter sido feito um ano depois da publicação da portaria”, disse. “Em qualquer evento não previsto, ia acontecer o que de fato aconteceu porque não choveu”.

O sistema Cantareira fornece 33 mil litros de água por segundo, abastecendo cerca 8,1 milhões de pessoas da zona norte, central, partes das zonas leste e oeste da cidade de São Paulo, além de municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do Sul, parte dos municípios de Guarulhos, Barueri, Santana do Parnaíba e Santo André.

A Sabesp é a responsável pelo fornecimento da quase totalidade de água para a Região Metropolitana e faz a distribuição no varejo em 32 municípios, inclusive a capital, e seis cidades compram água no atacado.

“A crise do abastecimento de água não chegou, ela está por vir, caso não chova o quanto o governo espera que chova”, alertou Edson.

Mário Reali acredita que um dos pontos importantes é a redução da dependência do Sistema da Cantareira. A permissão para que a Sabesp retirasse água do Cantareira foi renovada dez anos atrás, ainda sob a gestão de Geraldo Alckmin. Já constava no contrato de outorga buscar formas de reduzir a dependência da região da capital em relação ao Cantareira.

“O que deveria ter sido feito? Redução da dependência do sistema da cantareira”, exemplificou.

“A presidente da Sabesp [Dilma Pena] ficou brava com um artigo [que eu escrevi] porque eu disse que não tinha plano. Ela disse "tem sim. Tem plano, tem sim, mas plano que foi para a gaveta. Essas questões não foram levadas a sério”, afirmou Mário Reali.

Tucanos temem impacto de denúncia da revista Veja sobre PP e o candidato Pimenta da Veiga

:

Candidato à Presidência da República pelo PSDB, o senador Aécio Neves convocou reunião de emergência para discutir como lidar com o caso, que envolve o partido que comanda o governo mineiro e que indicou o vice na chapa tucanaPautaMinas

A derrota de Alckmin no Metrô e na USP

Por Altamiro Borges

O Metrô de São Paulo iniciou nesta quinta-feira (4) o processo de readmissão dos trabalhadores demitidos arbitrariamente em represália à greve de junho passado. Em telegrama, a estatal convidou dez dos 40 metroviários dispensados para fazer exame médico e receber instrução sobre a reintegração. O governador tucano Geraldo Alckmin até anunciou que não acataria a decisão da Justiça, que determinou a readmissão, e que iria recorrer da sentença. Mas foi obrigado a recuar, temendo os efeitos negativos na sua campanha pela reeleição.