Translate / Tradutor

sábado, 30 de junho de 2012

Em Russas o conhecimento vai vencer o dinheiro.


Lula, após a sua vitória nas eleições de 2002 afirmou que a esperança venceu o medo. 

Na convençaõ que homologou Odilo Almeida para prefeito de Russas e professor Gilmar para Vice o discurso foi: o conhecimento vai vencer o dinheiro. 

E por que o conhecimento vai vencer o dinheiro?

Porque há um mito espalhado pelos quatro cantos de Russas que dinheiro é tudo na campanha eleitoral. E muitos disseram ao Odilo:

Odilo desista, você não tem estrutura, você não tem dinheiro. E só ganha eleição quem tem dinheiro para gastar .

E você, eleitor, que tem o poder nas mãos - o voto, concorda com isso? Você acha que dinheiro vencerá o conhecimento?  Mas o que é conhecimento? 

Conhecimento é sempre uma tradução neurológica de processar informação no sentido de aplicá-la em nossa vida. 

Informação está em todo lugar, em qualquer coisa, nas tecnologias digitais, mas o conhecimento está nas estruturas mentais de quem sabe pensar.

Conhecimento é um processo de manipulação mental, quando o ser humano sintetiza, compara, estabelece relações, dialoga consigo e com outros e se apropria da fala (pensada, processada) e não reproduz o que outros falam. 

Conhecimento é arte de pensar, de duvidar, de questionar, de observar e de desvelar a realidade. 

E o conhecimento é a essência da existência do ser humano no planeta. 

Edgar Morrin diz que conhecimento é sempre uma tradução seguida de uma reconstrução. Pelo exposto, entende-se que o conhecimento segue primeiro uma leitura do mundo, leitura de interpretação, para em seguida uma reconstrução que pode ser entendido por algo novo, o conhecimento. O ser humano sempre produziu conhecimento a partir da experimentação, da observação dos fenômenos físicos, naturais e biológicos.

E nesse sentido,  o papel da ciência é  justamente desvendar (tirar o véu) do real, ajudar a distinguir o que é  verdadeiramente ouro daquilo que reluz. Nesse sentido, o conhecimento exerce  igualmente um papel ético e moral, porque também é capaz  a separar o joio do trigo

Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará - ensinamento bíblico bem conhecido afirma, entre outras palavras, que o conhecimento é a luz do mundo. 

Através do conhecimento vamos nos renovando continuamente e o povo vai se libertando dos medos, das algemas que impedem o nosso povo de sonhar e realiazar. 

Portanto, acreditamos que o conhecimento vencerá o dinheiro, porque Odilo Almeida - prefeito de Russas tem o melhor programa, tem a melhor proposta. E é o mais preparado intelectualmente e moralmente para governar Russas. 

E esperamos que você, caro eleitor, cidadão russano - acredite que o seu voto tem poder de mudar a história russana. 

Odilo Almeida é uma candidatura pela dignidade do povo russano.

Nenhum comentário: