Translate / Tradutor

domingo, 3 de junho de 2012

Como evitar que a polalização entre dois grupos políticos em Russas possa impedir o ato de pensar dos cidadãos?

  (quem me conhece, quem foi meu aluno, sabe que estou há quase trinta anos no mesmo partido. Chorei com as derrotas de Lula, chorei com as minhas derrotas e principalmente chorei com as vitórias do Partido dos Trabalhadores - o partido mais popular do Brasil. E só o partido dos trabalhadores poderia eleger pessoas da origem de Lula, Dilma e em Russas pessoa com a história de vida de Odilo Almeida).  E muitos me chamam de radical: sim, sou radical, estou no mesmo partido há quase 30 anos, defendendo propostas e a minha visão de mundo e de Brasil. E o que não suporto é ver políticos fazendo do povo russano de galinha com as suas hipocrisias)
Como diz o meu amigo e colega professor Rômul Jerri, o PT tem todos os defeitos de todos os partidos, mas nenhum tem as virtudes que tem o Partdo dos Trabalhadores. 

E o PT é feito por homens e mulheres. E alguns, como já dizia Antonio Conselheiro, naturalmente podem passar por debaixo da árvore do pecado (entendido aqui por atos de corrupção), mas que isso não diminui a importância para o Brasil do maior partido de esquerda do mundo, que é o PT. 

E nem diminui as lutas dos companheiros petistas que sonham em contruir um país mais justo e menos desigual. E esse pensamento que comungo com o companheiro Odilo Almeida e tantos outros companheiros. De fazer de Russas uma cidade sustentável e inteligente para todos os russanos.
O verdadeiro PT de Russas, que é o PT de Lula, Dilma, Pimentel, Odilo Almeida e de tantos companheiros que deram a sua vida, como o companheiro Chaguinhas, e continuam dando as suas vidas, pensando em construir uma vida melhor o nosso povo, sem demagogia, mas de pensamento coletivo, o pensamento de servir, de fazer da gestão pública uma porta aberta para a cidadania e qualidade de vida de nossa cidade.. 

E lembrando que quando entrou um grupo de pessoas no PT de Russas e desse grupo foi eleito um vereador escreveram a seguinte mensagem: os pragmáticos elegeram um vereador, mas até não disseram ao que vieram e sofre críticas da população de Russas.

Agora, é a vez dos sonhadores do PT, que mesmo não tendo eleito vereador, continuam na luta e Odilo Almeida representa o que tem de melhor no PT de Russas, assim como Lula e Dilma representam o que tem de melhor no PT Nacional. 
Meus amigos e minhas amigas russanas,  vou utilizar a metáfora de Leonardo Boff sobre a Aguia e a Galinha para provocações as perguntas fundamentais que eleitores russanos não querem fazer sobre as eleições russanas. 

Como diz o pensador José Saramago: que tudo no mundo está dando respostas, o que falta é o tempo das perguntas. 


E penso que o eleitor russano não está fazendo as perguntas fundamentais sobre a política russana, mas concentrados apenas nos efeitos das administrações medíocres que se abateram em Russas. 

Vamos recordar as eleições de 2000, 2004, 2008. Qual o triste legado  dessas campanhas eleitorais? 

Quem fazia mais barulho? 

Estupidamente o nível de vitória (do já ganhou) estava baseado em  quem " botava" gente nas carreatas e passeatas, com motos com descargas alteradas, bombas, gritos, ou seja, um barulho infernal. 

Era uma coisa não só estúpida mas, mas que revela a que nível chegaram os políticos e parte do eleitorado. 

Sem propostas, ganhar a eleição no quesito barulho e poluição infernal foi a tônica das últimas eleições. 

E os eleitores dividos não votam para ganhar, mas para peder.

Explicando melhor: ensandecidos pelo ódio e pelos interesses particulares, parece que o eleitor russano prefere escolher primeiro em quem não vota. Segundo, escolher um candidato para derrotar o que ele não quer que seja vitorioso. E por isso, o eleitor russano vota para perder. 

E nessa escolha estúpida, o fututo de Russas fica comprometido, com dois grupos se matando para ver quem vai fazer mais barulho na cidade de Russas. 

E o comum entre as duas campanhas: nenhum grupo foi capaz de apresentar uma proposta de gestão pública inovadora, utilizando os conceitos de cidade sustentável e inteligente. 

E não está na hora de pensar em novo projeto político? 

Sos suspeito por falar, mas estou no mesmo partido ha quase 30 anos, é claro que ideias foram renovadas, mas vi muitas ideias pensadas e defendidas nos anos 80 serem transformadoras nesse século, através do PT, Lula e Dilma. 

Certamente o  pensamento que me movia a entrar na política nos fins dos anos 80 está se realizando no atual contexto. 

E agora me leva a pensar um grande projeto transformador para Russas. O PT quer voar em Russas, com Odilo Almeida, Lula e Dilma. E tudo é uma questão de oportunidade.


A ÁGUIA E A GALINHA  - Leonardo Boff
Uma metáfora da condição humana

1ª orelha:

Ao ver uma galinha e uma águia, você vai ver mais que uma galinha e uma águia. Você vai se confrontar com duas dimensões fundamentais da existência humana. 

A dimensão do enraizamento, do cotidiano, do prosaico, do limitado: o símbolo da galinha. A dimensão da abertura, do desejo, do poético, do ilimitado: o símbolo da águia. 



Vou utilizar a metáfora 

Como equilibrar estes dois pólos? Como impedir que a cultura da homogeneização afogue a águia dentro de nós e nos tolha voar?

Para dar uma resposta convincente a esses desafios, o autor visita a moderna cosmologia, a psicologia profunda, a nova antropologia, a ecologia, a espiritualidade e a mística. 

O resultado é uma reflexão instigante que provoca entusiasmo na busca da identidade humana através da inclusão das contradições e da superação dos eventuais obstáculos a nível pessoal, social e planetário.

Referência
http://www.olimon.org/joseluis/a_aguia_e_a_galinha.pdf

Nenhum comentário: