Translate / Tradutor

terça-feira, 19 de junho de 2012

PARA AQUELES QUE INTITULAM EX-PETISTA


Foto

Eu, pessoalmente, conheço três tipos de pessoas que afirmam já ter sido do PT, e que hoje, após ter deixado o PT, criticam abertamente o PT, e os petistas, genericamente, como se internamente, todos os petistas fossem "farinha do mesmo saco”. digo, "seis tipos de ex-petistas..." 
 
Um primeiro tipo, é aquele que aceitou um convite para filiar-se ao PT, ou se tornou simpatizante do PT, sem necessariamente ter participado das disputas internas, dos debates, ou porque não era sua praia, ou porque não entendeu nada; assim, abandonou o PT, sem nunca ter compreendido, ou participado efetivamente das lutas, das derrotas, dos sofrimentos, da alegrias, e das vitórias, conquistadas à favor das teses aprovadas nos congressos, aprovadas pelos delegados do conjunto dos petistas, nos Encontros, e ou Congressos, à nível nacional, até hoje realizados pelo PT. 

Um segundo tipo de ex-petista, é aquele que ouvindo o galo cantar, tentou, mas não descobriu nem o lugar, tampouco a hora que o galo cantava, então deixou o partido, porque não conseguiu compreender que o partido não pode, nem deve, tampouco jamais será um instrumento de promoção, e de favorecimento pessoal, ou familiar; muito embora, não são poucos, os que se utilizam das lutas sociais, das lutas sindicais, e das lutas políticas, quase que exclusivamente para promoção pessoal, familiar, e outras práticas perversas. O problema é saber que muitos se utilizam realmente do partido para tais desserviços e desvios éticos, mas conseguir diferenciar, que em todo lugar existe esse tipo de gente, de praga daninha, mas que o partido, é outra coisa, não foi criado, nem deve ser para isso; e é a vista disso, que quem pensa e não concorda com isso, não devia sair do partido, ao contrário ficar e lutar, em apoio à tantos outros que lutam contra essa prática, e continuaram militância, justamente contra esse tipo de filiados, que inclusive ocupam importantes cargos, ou mandatos em nome do partido. 

Ficar para continuar lutando, tanto internamente, quanto na sociedade, pela ética, pela justiça, pela democracia, pela igualdade, fraternidade e solidariedade entre os povos; ou sair? Sair, porque não conseguiu uma boquinha, ou sair porque cansou? Sair por que abandonou a luta? Sair porque decidiu mudar a forma de lutar? São essas questões que não ficam exatamente claras, quando, alguns que se intitulam como ex-petistas, criticam-nos, que ficamos para lutar, tanto internamente, quanto na sociedade, pelas mesmas bandeiras, que antes, supostamente, empunhávamos juntos, enquanto ainda estavam no PT. 

Agora, se saíram em função de frustrações pessoais, por que não conseguiram uma "boquinha", como nunca estivemos juntos, não sinto a menor falta; melhor que saíram. 

Agora, se deixaram o PT, porque não aguentaram a pressão das lutas democráticas, ou porque descobriram uma outra trincheira, uma outra forma de seguir lutando; ótimo, aceito as críticas, mas saibam, que vcs estão fazendo falta nas lutas internas, travadas contra as forcas do atraso, que nunca deixaram de tentar detonar com o PR, porque sabem da importância estratégica e tática, das bandeiras do PT.

Um terceiro tipo de ex-petista, é aquele que entrou no PT para conseguir uma "boquinha", conseguiu a sua intenção, e nunca mais deu um passo para ajudar aos que continuam lutando, até porque nunca acreditou nosso. Entre esses, que conseguiram realizar os seus objetivos pessoais, muitos saíram, falam mal do PT; entretanto, um outro tanto continua filiado, e até participa internamente de algumas disputas, mas, no fundo, é como se nunca tivesse pertencido ao PT. Um quarto tipo de ex-petista, é aquele que de fato possui convicções éticas, democráticas, e populares; contudo, não encontrando forças, tampouco condições objetivas para fazer alianças e seguir lutando, deixou o PT, e hoje, apoiam outros movimentos, outros partidos do campo democrático e popular. Um quinto tipo de ex-petista, é aquele que nunca participou de nada, senão apenas num momento que os governos de adversário do PT, a exemplo do governo de Sarney, de Collor de Mello, ou de Fernando Henrique, iam tão mal, com superinflação, juros altos, desemprego crescente, preços descontrolados, e privatizando tudo, Nessa época, muita gente, por enchergar que o PSDB, o ex-PFL, agora Democratas, o PPS, e outros partidos que apoiavam o Fernando Henrique Cardoso, tinham levado o Brasil para uma grave crise econômica, provocando a falências de empresas, e os desempregos de milhares de brasileiros decidiram então, mudar de lado, e viraram petistas de carteirinha. 

Acreditou que o PT só tinha santos, anjos, que todo petista era uma espécie de salvador de almas, como se na porta do PT, para entrar no partido, tivesse uma máquina de identificar que era santo quem era justo, quem era incorruptível e honesto. Na realidade, tais pessoas, misturam as marchas, acreditam em milagres, em santos, ou super heróis, que irão fazer tudo por elas, como se fossem mágicos, e que tais santos cheios de promessas, jamais as deixariam enganar-se, ou arrepender-se de continuar as suas vidas, sem precisar disputar nada, sem precisar lutar por nada, porque haviam encontrado uns trouxas, que consertariam tudo, e resolveriam tudo que estivesse errado, para que assim, como num êxtase, Deus tivesse apoiado o PT, e nada de mal, depois do governo petista, nada de mal jamais voltaria a acontecer. Assim, quando viram que a coisa não era bem desse jeito, que o PT era apenas um instrumento de luta democrática, que possuía propostas transformadoras, mas que precisava de apoio popular para continuar elegendo parlamentares, deputados federais, senadores, governadores, deputados estaduais, prefeitos, e vereadores, para que só então, depois que conquistasse maioria expressiva em todos os níveis de governo, inclusive, na justiça, e conquistado o poder de impedir que a oposição tivesse força para boicotar, ou para travar as soluções, muita inclusive que eles próprios tinham plantado, enquanto estiveram governando, como foi o caso da CPMF, que cobrava o imposto dos ricos, para o custeio da saúde, da educação e da assistência social, retirando perto de quarenta bilhões por ano, do orçamento do governo federal, ao ver que, também no PT, assim como em toda família, em qualquer igreja, na justiça, nas polícias, existem também pessoas fracas, corruptas, então passaram a generalizar, fazendo coro com a oposição, com a revista Veja, financiada pelo Carlinhos Cachoeira, e passaram a malhar o PT, criticar Lula, e chamar todos os petistas, genericamente, de bandidos. 

Cumpre deixar claro, que não criamos o PT, para lutar por você. É vc que precisa lutar por vc. Criamos o PT, pagamos as anuidades para mantermos o PT, para lutar contra os corruptos, antiéticos, desonestos, e oportunistas, inclusive contra os que vieram se abrigar dentro do PT, para arrumar uma boquinha. 

Agora, se vc não quis continuar no PT, e nos ajudar nesse tipo de luta, tanto internamente, quanto na sociedade como um todo, porque, ainda por cima, ajuda a direita, os corruptos, os desonestos e oportunistas, a derrotar o PT.

Qual é a sua cara pãlida? Você é desse tipo de ex-petista? Agora, o mais antiético entre todos aqueles, que se intitulam como ex-petistas, ex-sindicalistas, ex-isso, ex-aquilo, são aqueles que sempre foram adversários do PT. Eu próprio conheço pessoas, que nunca foram petistas, mas escrevem nas redes sociais, como se tivessem sido, ou como ainda integrantes do PT, para desmoralizar o PT, e descredenciar a nossa luta. Sai fora reacionário, vá procurar sua turma!

Nenhum comentário: