Translate / Tradutor

domingo, 20 de novembro de 2011

As relações canais promíscuas entre Rede Globo, tucanos e Chevron.



Amigos o derramamento de petróleo pelo Chevron tem revelado muito mais coisa do que poderíamos imaginar. 

A cobertura que a mídia, particularmente a Rede Globo vem dando a esse caso é escabroso. 

Não gostaria de estar na pelo da Petrobrás se o caso fosse com ela. A Rede Globo, através do seu JN estaria tirando o seu escalpo vivo. 

E nesse momento, para livrar a cara da Chevron, toda a mídia vem com a falácia de que o Brasil estava despreparado para esse acidente, quando na verdade o foco deveria ser nas causas. 

Importante recordar algumas coisas que já estão no esquecimento do público e da mídia brasileira. 

Segundo o Nassif em seu blog Serra prometeu às petroleiras, especialmente a Chevron que mudaria as regras do pré-sal. Veja o que o Wikileaks revelou ao Brasil. 

As petroleiras americanas não queriam a mudança no marco de exploração de petróleo no pré-sal que o governo aprovou no Congresso, e uma delas ouviu do então pré-candidato favorito à Presidência, José Serra (PSDB), a promessa de que a regra seria alterada caso ele vencesse.

É isso que mostra telegrama diplomático dos EUA, de dezembro de 2009, obtido pelo site WikiLeaks (www.wikileaks.ch). A organização teve acesso a milhares de despachos. A Folha e outras seis publicações têm acesso antecipado à divulgação no site do WikiLeaks.

"Deixa esses caras [do PT] fazerem o que eles quiserem. As rodadas de licitações não vão acontecer, e aí nós vamos mostrar a todos que o modelo antigo funcionava... E nós mudaremos de volta", disse Serra a Patricia Pradal, diretora de Desenvolvimento de Negócios e Relações com o Governo da petroleira norte-americana Chevron, segundo relato do telegrama.

Mas voltando ao derrame de petróleo no oceano pela Chevron. Diz Paulo Henrique Amorim que há uma suspeita que a plataforma da Chevron seja obsoleta.


Segundo PHA: suspeita-se que a Chevron a tenha alugado pela ninharia de US$ 330 mil/ dia, enquanto uma plataforma zero bala se alugue por US$ 600 mil / dia.



Uma plataforma como essa da Chevron, no Mar do Norte, deixaria de perfurar (diante dos riscos)  para se tornar um flotel – um hotel flutuante para atender as diversas plataformas na área.

No blog Tijolaço Brizola Neto vem denunciando a cobertura amiga da Rede Globo à Chevron. Veja o que ele diz no seu blog:

O presidente da Chevron no Brasil, Charles Buck, disse ontem à noite que a empresa foi culpada pelo vazamento, por não aplicar técnicas adequadas de cimentação do revestimento da coluna de perfuração .

A perfuração foi feita com uma cimentação insuficiente para proteger a rocha em torno dos tubos de revestimento do poço e o petróleo subiu por este espaço, infiltrando-se na rocha e subindo à superfície do solo oceânico.

A revelação está no portal Energia Hoje.

Paulo Henrique Amorim afirma que os tucanos, através do Serra entregariam o Brasil a um hotel flutuante. Não tenho dúvida disso. 

O excelente deputado Brizola Neto continuou cobrando  posição da mídia brasileira no caso da Chevron, através de um excelente pos - a mancha mental, cobrando....

Nada contra a imprensa mobilizar todos os seus esforços e abrir todos os seus espaços para investigar irregularidades no serviço público, ainda que não tenha esteja evidente senão um comportamento pouco cuidadoso e austero de sua parte.

Dia 10, quando toda a mídia nacional se voltava para o depoimento do Ministro na Cãmara, uma pequena nota da Agência Estado registrava:

“A unidade brasileira da petroleira norte-americana Chevron informou que está trabalhando para conter um vazamento no campo Frade, na Bacia de Campos. “O vazamento se deve a uma rachadura no solo do oceano. É um fenômeno natural”, disse Heloisa Marcondes, porta-voz da Chevron Brasil. “

Nos dias seguintes, toda a imprensa nacional empenhou-se a fundo para provar que o Ministro mentira.

E ninguém se mobilizou para saber o tamanho e a causa do vazamento da Chevron e a investigar o que se provou uma mentira – e escandalosa – da Chevron.

Tudo isso meu amigo, prova que há muito tempo venho escrevendo: há uma relação carnal e promíscua entre tucanos, Rede Globo, Folha, Estadão e Veja para acabar com a soberania brasileira sobre o seu patrimônio. 

O que vale é ser subserviente aos interesses de empresas estrangeiras. O que vale é obedecer ao capital especulativo e às empresas predadoras. 

Os fatos mostram e relação promíscua e nojenta. E não sou eu que estou dizendo, são os fatos, a cobertura nojenta que a Rede Globo e mídias periféricas nesse acidente ambiental, que agrava toda a nossa biodiversidade marinha. 

A empresa está cometendo crimes ambientais e contra  a soberania nacional continuamente, sem que a mídia brasileira e os partidos de oposição como PSDB, DEMOS, PPS E PSOL se mobilizem. 

Nesse momento, há um silêncio mortal da oposição que queria entregar o pré-sal para as petroleiras internacionais, principalmente americanas. 

Nenhum comentário: